Contatos

Contatos

terça-feira, 17 de maio de 2011

O que é o Alcoolismo? De quem é a Culpa?

Enviado pelo e-leitor André Luiz
Consumo constante e excessivo de bebidas alcoólicas, interferência do álcool na vida familiar, social e profissional. Estes problemas, que fazem parte da realidade de muitas pessoas, podem ser sintomas de alcoolismo. O alcoolismo é classificado como uma doença crônica que pode resultar em sérios comprometimentos psicológicos, cerebrais, fisiológicos e também levar à morte.

E para quem é vítima da doença ou convive com ela, o auxílio de grupos de auto-ajuda, comunidades e ações do governo, podem e devem ser bem-vindos.
Entretanto, para garantir a abstinência, efetivamente, é necessário mais que isso; é necessário um tratamento especializado, com profissionais capacitados, sobretudo da área da saúde, que conhecem e estudam a doença em todas as suas variáveis, utilizando-se das técnicas e metodologias mais eficazes de que se tenha conhecimento.

Para garantir resultado, a doença tem que ser tratada a partir das causas biológicas, psíquicas e sociais que levaram a pessoa a desenvolvê-la.
Portanto o tratamento deve também considerar as características singulares deste paciente, cuidando de sua saúde biológica e emocional, do seu condicionamento físico, de sua saúde psíquica.

Além de estrutura familiar adequada, a dedicação e o comprometimento dos governantes, com o encaminhamento da vitima a um Tratamento, inclusive, mesmo que contra a sua vontade, para a desintoxicação; psicoterapia; ressocialização.

Certamente se esse rapaz que faleceu ontem no açude, tivesse recebido esse apoio, creio eu que sua VIDA não teria terminado ali afogado e boiando naquele açude. Creio eu, que ele teria um Futuro como a maioria dos jovens de sua idade.

Mas vejo eu ,que o descaso da Sociedade, dos nossos Governantes que acompanharam esse rapaz que desde criança vinha consumindo álcool e não era escondido era nas ruas em casa em todo lugar e todos o viam embriagado nas calçadas caído como um entulho no chão.

Pergunto eu,de quem será a culpa? Será que nossa Sociedade que nossos Governantes fizeram sua parte? Será que se ele e sua família tivessem recebido desde o inicio o acompanhamento de um Assistente Social e de um Psicólogo o apoio na Escola quando estudava ou o apoio do CRASS e o Conselho Tutelar quando o mesmo ainda era menor será que fez sua parte? Será que o Fim da vida desse rapaz teria sido esse, dessa forma?

Vejo esse rapaz como uma vitima de um DESCASO SOCIAL e gostaria muito que a Sociedade e Governantes refletissem se os mesmos deram o seu melhor ou se devem carregar essa culpa em seus ombros até o fim de seus dias.

4 comentários:

  1. venho aqui atraves deste blog mostrar toda minha insastifaçao com o fato acorrido em nossa cidade com o meu colega.
    pois venho aqui diante mao falar que tanto a populacao quanto o poder publico tem sua parcela de culpa pois a nossa cidade é pequena demais as vezes vemos o problema e nao queremos enchegar.tantas mortes poderiamos ter evitados se na niossa cidade tive um acompanhamento serio uma participacao nas familias de pessoas com problemas mentais e outros tipos de comportamentos q podem levar a outros fatos.
    o caso do meu amigo poderia ter sindo diferente pois todo mundo sabia que apersa da sua pouca idade ele passou por muitas dificuldade familia.
    sabendo que existem pessoas alcoolicas no nosso municipio,porque nao intebaram ele em uma clinica de alcoolico como fizeram com outro aiquantas pessoas ainda vamos ver morrer em nossa cidade e nao vamos tormar uma ainiciativa.
    nao é apenas a respeito do alcool mais de outras drogas, tambem vamos ACORDA PODER PUBLICO.
    pos ja morreram muitas pessoas que se tivesse um acompanhamento rteria sindo diferente...xau..
    FIK COM DEUS IRMAO"SALETE" como nos o chamava desde pequeno... D_tox

    ResponderExcluir
  2. Sei que o comentário deste anônimo apresenta muitos erros, tanto ortográfico, quanto de digitação, no entanto, decidi aprovar o comentário porque o mesmo tenta passar uma mensagem legal.

    Todo conteúdo dos comentários é de inteira responsabilidade de quem os escreve.

    ResponderExcluir
  3. André, tanto SALIETE como a mãe dele foram procurados diversas verzes para se tratar, amigos, políticos e outros mais. So que sempre regeitaram. Não querendlo bater com o comentário anterior, saliete so tinha de irmão 02 3 que tem dentro de casam, onde ele chegava o povo pedia logo pra elle ir imbora, CAÉ é outro que vai no mesmo caminhom até fugir de clinica ja fez. Então o povo de Riacho da Cruz é muito bom e quanto tem alguem nessa situação de alcoolismo tudo mundo busca ajudar, poder publico, sociedade, vcs bloqueiros. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. sem querer bate de frente com essa pessoa.fique sabendo que quando uma pessoa é criada com outra desde pequeno ate seus 15 anos e sua convivencia era igual a nossa eu posso chama ele de irmao tanto ele quanto salamao.descupar se eu fui incorrento com alqumas palavras.agora seria melhor vc sair do anonimo...IRMAO
    D-TOX

    ResponderExcluir