Contatos

Contatos

terça-feira, 24 de maio de 2011

TRF mantém decisão que impede CEESTNE de oferecer cursos superiores

http://3.bp.blogspot.com/_Hq04aHbVUUQ/S_hUmi8WRoI/AAAAAAAAOFY/ZWBnEwsRcqY/s400/Ceestne.JPG
O Centro Ecumênico de Estudos Superiores Teológicos do Nordeste (CEESTNE) deve cumprir decisão liminar, proferida em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte, e deixar de oferecer cursos de graduação e de pós-graduação não autorizados pelo Ministério da Educação (MEC). O centro de estudos ingressou com recurso para suspender o efeito da decisão, mas o Tribunal Regional Federal da 5ª Região negou o pedido e manteve a determinação da Justiça Federal do RN. No processo que tramita na 5ª Vara Federal em Natal, o MPF/RN informou que o CEESTNE não vem cumprindo a determinação judicial. O procurador da República José Soares, que assina a ação, explica que "apesar da decisão, o Ceestne insistiu em continuar oferecendo cursos, mesmo sem autorização expressa do MEC, ludibriando alunos que sonham com uma formação profissional superior". Segundo o MPF/RN, o centro de estudos continuou ministrando aulas, após a decisão, nos municípios de Nova Cruz/RN, Pau dos Ferros/RN, Itaú/RN, Patu/RN e Lavras da Mangabeira/CE.

Diante dos fatos, a Justiça Federal determinou o aumento da multa diária estabelecida para o caso de descumprimento da decisão liminar, que passou de R$ 1 mil para R$ 3 mil.

Breve Histórico
A ação civil pública ajuizada pelo MPF/RN foi motivada por informação constante no site do CEESTNE que, mesmo não sendo credenciado pelo MEC, estava oferecendo educação superior em pedagogia, filosofia, história, letras, administração e ciências biológicas, além de outras 33 opções de pós-graduação, atuando em Pernambuco, Piauí, Paraíba e no RN. Os representantes do CEESTNE alegaram que o centro de estudos oferece apenas cursos livres que poderiam ser transformados em cursos superiores.

No entanto, o MPF/RN constatou que a propaganda do CEESTNE é enganosa, pois induz em erro os alunos, fazendo-os acreditar que se trata de cursos superiores ou que os certificados dos cursos livres podem ser chancelados por uma instituição de educação superior conveniada. A decisão liminar foi proferida em outubro do ano passado.

Fonte: Assessoria de imprensa da Procuradoria da república no RN
http://www.omossoroense.com.br/regional/1118-trf-mantem-decisao-que-impede-ceestne-de-oferecer-cursos-superiores

4 comentários:

  1. E AGORA, OS ALUNOS QUE ESTAVAM FAZENDO O CURSO VÃO SER RESSACIDOS DO QUE PAGARAM?

    ResponderExcluir
  2. boa noite é um prazer fazer parte desta rede de informação ja coloquei vc no meu blog valeu .

    ResponderExcluir
  3. quero u deiro divolta da minha mulhe seus i beseu e vor a escola di vosses en pau dos ferros ..........

    ResponderExcluir
  4. RESOLVA OPROBLEMA EM ASSU DECEESTNE AUTORI
    DADES ESTAO ENROLANDO OS ALUNOS.

    ResponderExcluir