Contatos

Contatos

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Legislativo de Riacho da Cruz

Quando uma imagem vale mais que mil palavras...
Tem sido assim as sessões na Camâra Municípal de Riacho da Cruz

Tem sido assim a atual gestão do Sr. Uberlane Sá (DEM) a frente da Câmara Municipal de Riacho da Cruz - CMRC. Desde que tomou posse, aos 25 de fevereiro deste, o poder legislativo tem se reunido pouquíssimas vezes. Talvez não haja tanta necessidade das sessões na casa, haja vista a perfeita ordem pública com a qual a administração se mostra, o que creio ser equívoco, difundindo uma faceta errônea.

É essencialmente importante para qualquer município, por menor que seja, as sessões ordinárias e extraordinárias nas Câmaras Municipais. Contudo, a falta de sessões ordinárias na Câmara de Riacho da Cruz me remete aos discursos proferidos na posse do atual presidente.

Enquanto o presidente eleito e empossado [mas que não atua?] comprometia-se com a administração da casa e se dizia mais preparado, pois já não está no primeiro mandato, seu vice-presidente, José Neto (DEM), lembrava que faltava [e ainda falta] ordem na Câmara. Em suas palavras, o vice-presidente disse que os funcionários, agora, deveriam trabalhar, pois antes não o faziam.

O discurso da ex-prefeita Maria Bernadete (DEM) voltou-se a dizer em alto e bom tom: "não existem negociatas entre o poder executivo e o legislativo de Riacho!" 

Eu, humildemente, creio que negociatas existem sim entre executivo e legislativo em Riacho! Se não houvesse nenhum tipo de entendimento entre os dois poderes nesse sentido, talvez, pelo menos, houvesse as sessões ordinárias, mas o que observamos é que de algum modo tático a Câmara segue sua tradição de auto-exclusão popular, agora mais aguçadamente, além de sua subserviência ao poder executivo. 
Fonte: Rillen Rossy

NOTA DO BLOG O MURAL: Tem sido assim, sexta feira: hoje tem sessão na câmara? Num sei, será que vai ter? Acho que não...e a historia se resume.  Mais uma sessão da Câmara de Vereadores em que boa parte dos ilustres representantes do povo não compareceu e acabou sendo adiada. Torna-se mais uma oportunidade desperdiçada para se apreciar temas importantes para a comunidade, discutir assuntos que dizem respeito a cada um de nós e votar projetos que podem melhorar o dia a dia dos Riachocruzense.  Ao longo desses anos já perdi a conta de quantas sessões na Câmara deixaram de acontecer ou apenas começaram para terminar minutos depois sem que nada de útil fosse aproveitado.  Trata-se uma única sessão por semana e ainda assim, tem vereador que resolve encontrar outros afazeres para não estar presente. Não que não seja bem recompensado por isso. Em síntese, é isso aí: nós pagamos muito bem ( comparado com o salário mínimo que a maioria dos trabalhadores recebe é uma fortuna ), eles só trabalham um dia por semana e ainda tem quem se sinta indisposto para aparecer justamente nesse dia.  Não é a toa que tem tanta gente disputando esse cargo a cada quatro anos. É claro que não estamos falando de todos os vereadores, não podemos generalizar, estamos falando apenas dos mais faltosos e daqueles que nunca apresentam projetos. Ver se pode? Tem vereador em Riacho da cruz com 4 ou 5 mandatos que o Maximo que apresentou foi um ou dois projetos,  e olhe lá.

12 comentários:

  1. DEMOCRACIA!
    O que é Democracia? É uma forma de governo em que a soberania deriva do povo e é exercida por ele, através de representantes eleitos pelo voto popular.

    Agora eu te pergunto, quantos vereadores antes das sessões procuram saber, do povo (das suas bases), dos quais eles são representantes, se os projetos elaborados por nossos representantes realmente condizem com os nossos anseios? Ou será que esses projetos beneficiam somente interesses particulares, maquiados, com rótulos de social? O POVO gosta tanto de política que vendem seus votos por migalhas. Me digam então se isso é democracia? Diferentemente dos EUA onde o povo vota com prazer. Muitas das vezes ainda pagam pela campanha do seu candidato, quando aqui é o inverso, nos obrigam a votar e depois dizem que o voto é democrático, você vota se quiser (mais é obrigado a votar, mesmo que em branco). Obrigam muitos a trabalhar no único dia da semana de folga, por um kit lanche, mas é tudo em nome da democracia. Belo país democrático!

    ResponderExcluir
  2. Léo,
    Você sabia que, conforme determina a Constituição Federal, a Câmara tinha que fixar a remuneração de seus integrantes, do Prefeito, do Vice-Prefeito e dos Secretários Municipais, até 30 dias antes da realização do pleito para a renovação dos seus mandatos?

    ResponderExcluir
  3. Não sou vereador e muito menos tenho procuração para defendê-los, mas na democracia representativa o agente político de importância fundamental é o vereador. De todos o mais próximo da comunidade…
    Cabe a nós votar nos melhores e separar o joio do trigo.

    ResponderExcluir
  4. É publico e notório que nas reuniões da câmara municipal de Riacho da Cruz não existe nem um tipo de deliberação, os vereadores não apresentam projetos nem discutem os problemas do município, estes são apenas espectadores dos acontecimentos, se quiser ver o quão é triste as reuniões legislativas nesse município basta comparecer a uma delas, deste modo irá perceber o quanto é baixo o nível intelectual dos nosso representantes, nenhum desenvolve o seu mister com eficiência, conseguido ser eleito apenas por praticas eleitoreiras, o povo não aceita mais esse tipo de representante, ta na hora de um basta de por esse povo pra fora da casa do povo (câmara de vereadores), pois esse tipo de política não cabe mais nos tempos atuais, vale salientar ainda as perseguições sofridas pelos vereadores que estão preocupados com o bem estar da população, o vereador Marcondes Oliveira apresentou um projeto de lei que trata da aplicação do piso nacional da educação e ainda e ainda um requerimento no sentido de premiar os alunos da rede municipal de ensino que obtiverem as melhores notas no fim do ano com um microcomputador, com uma desculpa esfarrapada o presidente da casa disse ter enviado os projetos para o assessor jurídico da casa, do qual não tem competência para apreciar projeto pois o mesmo deve ser feito pela comissão de constituição e justiça da câmara, vale salientar que aquela casa não conta com nenhuma comissão por desídia dos vereadores, este projeto foi apresentado no inicio do ano e ainda espera por entrar na pauta, vergonha para os vereadores que por picuinhas políticas está prejudicando uma área tão importante como a educação, convoquemos a população para não votar mais nesses representante na próxima eleição e escolher pessoas capacitadas e preocupadas com o bem estar do seu povo.

    ResponderExcluir
  5. VIXE JA FAZ DIA QUE EU NÃO VEJO SESSÃO NA CÂMARA, AS VEZES ATÉ PENSO EM IR MAS NÃO SEI QUANDO VAI TER MESMO, ACABO NÃO INDO.

    ResponderExcluir
  6. Há não mais solução para o descaso do poder legislativo para com o povo de riacho da Cruz a não ser colocá-los para ir em busca de outra profissão de menor responsabilidade. Já esta na hora de nos mobilizar afim de cobrar explicações dos vereadores, já que os mesmos não estão nem ai para as criticas que lhes são repassadas. Para isso é preciso coragem e luta para enfrentar aqueles que se dizem donos da cidade e que acha que não tem nenhuma importância o que o povo fala. É fácil encontrar o presidente da câmara dos vereadores de riacho da cruz, o mesmo é visto todos os dias passeando de motocicleta pelas ruas ou sentado nas calçadas incitando as criticas que lhes são feitas. Ainda tem que diga que é o melhor vereador que nossa cidade possui isto porque esta mas perto do “povo”. E nadinha de lutar na câmara pelos interesses do povo com projetos e tals. De estar mais perto do povo todo vereador estar, alias todos não, porque tem um que não sai de dentro de um carro popular, não sei se por vergonha ou com medo de ser “aperriado”, mas todo bem.. Outro que adora cuidar, preservar das terras de uma lenda da nossa política, porem não se empenha o mínimo para cuidar do povo desta cidade, aqueles que o elegeram. Enfim.. Todos farinha do mesmo saco? Vamos acordar minha gente, acorda ai ô!

    ResponderExcluir
  7. Existe Camara Municipal em Riacho da Cruz?
    A claro que sim!
    Composta por nove vereadores com um salário de não sei quanto para não fazerem absolutamente nada.
    Mas o culpado não são eles e sim dos eleitores qeu votaram nesse bando.
    Senhores Vereadores um aviso, MEUS SONHOS NÃO CABEM EM SUAS URNAS.

    ResponderExcluir
  8. Nem todos os vereadores são parados no tempo, como diz a materia não podemos generalizar, alguns realizam muito bem o seu papel.

    ResponderExcluir
  9. Nem todos os vereadores são despreoculpados com o povo, alguns exerce muito bem o seu papel, vereador como Dr Marcondes, Giordano e Gilson Amorim, são ótimos vereadores e merecem estar onde estão.

    ResponderExcluir
  10. Realmente tem vereadores na câmara que fazem valer o seu título, mas tem uns, meu Deus do céu, não sabem nem o que é um projeto. Coitados! ficam totalmente perdidos, só balançando a cabeça como lagartixa, concordando só Deus sabe-se lá o que.

    ResponderExcluir
  11. Fui extremamente inocente em pensar que poderia liberar comentários anônimos em um local onde ainda há pessoas que não tem a coragem de assumir a própria opinião. Em relação a alguns anônimos que disseram que não posto todos os comentários, quero que saiba que este blog foi criado para ser seguido por pessoas de consciência CRÍTICA livre, pois o principal objetivo dos anônimos é que pessoas possam se expressar sem maiores constrangimentos, mas sem agressões, pois se quiserem agredir alguém tem que assumir a responsabilidade pelo seu ato.
    Eu André Alexandre, ao contrario de muitos assumo todas as responsabilidades sobre tudo que posto aqui nesse espaço, menos a matéria do colunista. Criticas construtiva são bem-vindas já as destrutivas de pessoas que não tem fatos e informações suficientes não serão aceitas, pois tenho muito mais o que fazer. E caso queiram fazer criticas destrutivas não se escondam nas sombras do anonimato.
    Se você tem a coragem de falar, tenha a coragem de se identificar e assuma suas responsabilidades, peço desculpas aos usuários que utilizaram a função ANONIMO dentro das regras, mas uns pagam pelos outros.

    "É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (Constituição, art. 5º, IV). Se a nossa Constituição Proibi o anonimato. Este blog tem todo direito de fazer o mesmo quando quiser.

    Obrigado pela compreensão!

    ResponderExcluir
  12. Pois é André Alexandre a grande maioria de pessoas que posta no seu Blog é composta por pessoas que se expressam de forma errônea, engolem e atropelam a gramática, mesmo assim parabéns por existir essa ferramenta aí no município, pois se não fosse esse seu Blog não saberíamos as notícias da cidade, mais uma vez parabéns. Se me expresso de forma anônima é porque tenho minhas razões, se não quer publicar tudo bem, só em saber que está lendo já fico satisfeito.

    ResponderExcluir