Contatos

Contatos

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Momento Saúde com o Enfermeiro willy

Quadro Momento Saúde
É comum no Brasil deparar-nos com situações de desrespeito ao cidadão usuário do SUS (Sistema Único de Saúde), muitas pessoas sofrem até hoje com grandes filas para ser atendido em um Hospital ou Posto de saúde, e se isso não bastasse o atendimento feito por alguns profissionais de saúde muitas vezes contraria os princípios básicos da lei. O MOMENTO SAÚDE traz essa semana alguns desses direitos que estão na CARTA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS DA SAÚDE que é uma importante ferramenta para você conhecer seus direitos e deveres e a partir daí ajudar o Brasil ater um sistema de saúde com muito mais qualidade. Esta carta foi elaborada pelo Ministério da Saúde com a participação dos governos Federal, Estadual, Municipal e do Conselho Nacional de Saúde.
PRINCÍPIOS GARANTITOS POR LEI:
1° - Todo cidadão tem direito a ser atendido com ordem e organização visando um atendimento mais justo e eficaz: 
 - quem estiver em estado grave deve ser atendido primeiro, antes disso é necessário e garantido o fácil acesso aos postos de saúde, especialmente para portadores de deficiência, gestantes e idosos.
2°- Todo cidadão tem direito a um atendimento de qualidade:
     - você e seus familiares têm o direito de receber informações claras e objetivas sobre o seu estado de saúde. É garantido também medicamentos e uso de anestesia para aliviar a dor e seu sofrimento quando for necessário. Devemos lembrar que toda receita medica deve ser escrita de modo claro para facilitar a sua leitura por todos.

3º - Todo cidadão tem direito a um tratamento Humanizado e sem nenhuma descriminação:
       - o atendimento deve ser realizado sem nenhum preconceito de cor, idade, raça, orientação sexual e nível social. O seu corpo, intimidade, cultura e religião, seus segredos, emoções e segurança devem ser respeitados por qualquer profissional que esteja cuidando de você.
      Médicos, enfermeiros e qualquer outro profissional de saúde deverão ter seus nomes bem visíveis em crachás ou por outras formas de identificação para que você possa melhor identificá-los.

4º- Todo cidadão deve ter respeitados os seus direitos e valores de paciente, visando a preservar sua cidadania durante o tratamento:
     - Acesso a qualquer momento, do paciente ou terceiros por ele autorizado a seu prontuário e aos dados nele registrados. Terá também a liberdade de permitir ou recusar qualquer procedimento medico, assumindo a responsabilidade por isso. O sigilo e a confidencialidade de todas as informações pessoais, mesmo após a morte, deverem ser garantidos.
Lembre-se! Você não pode ser submetido a nenhum exame sem saber.

5º - Assegura as responsabilidades que o cidadão também deve ter para que seu tratamento aconteça de forma adequada:
     - todos os profissionais de saúde devem ser tratados com respeito por você. Nunca minta ou dê informações erradas sobre o seu estado de saúde.
Um dos mais importantes deveres é ter sempre seus documentos e exames quando for pedido.

6º - Assegura o comprometimento dos gestores para que os princípios anteriores sejam cumpridos:
      - Todos os representantes do governo Federal, Estadual e Municipal devem se empenhar para que os direitos dos cidadãos sejam respeitados. É também dever dos gestores Incentivar e implementar formas de participação dos trabalhadores e usuários nas instâncias e nos órgãos de controle social do SUS.

ATENÇÃO!
É dever de TODOS cumprir com o que diz a CARTA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS DA SAÚDE. Não devemos esperar apenas que nossos direitos sejam respeitados, mas também cumprir com os nossos deveres para que seja garantida uma assistência de saúde com qualidade. Para receber suas sugestões e criticas o SUS possui espaços de escuta e participação popular como as ouvidorias e os conselhos de saúde e gestores.

Em caso de duvida procure a Secretaria de Saúde da sua cidade.

WILLY RÊGO
ENFERMEIRO

5 comentários:

  1. O Momento Saúde desta semana estar politicamente correto, temos que cumprir nossos deveres e cobrar nossos direitos.

    ResponderExcluir
  2. por favor Blogueiro aprove meu comentario.
    Willy por que antes você assinava o quadro como Francisco Willy, e agora assino como Willy Rego.

    ResponderExcluir
  3. Francisco willy rêgo silva27 de maio de 2011 às 15:26

    Amigo (a) é simples o fato que mim fez assinar como Willy Rêgo. Quando encontrava meus amigos de casa de estudante e outros colegas e ate amigos de meus pais, comentando a eles sobre meu quadro neste blog , estas pessoas logo mim perguntavam porque não colocava Willy Rêgo ao invés de Francisco Willy, porque segundo alguns deles sempre ficavam na duvida se era realmente eu ou não, já que dificilmente mim conhecia por Francisco. Sei que muitas mentes férteis estão pensando nesse momento coisas alem do que falei. Fazer o que? “A vida tem dessas coisas” como já dizia o cantor e compositor Ritchie no trecho de uma de suas belas musica.
    Mas e ai cidadão curtiu a matéria desta semana? Ou te incomodou um pouco?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Amigo Willy sua matéria nunca incomoda, muito pelo contraria é de grande valia para mim, eu só perguntei por que realmente fiquei curioso, é tanto que pedi até, por favor, para o Blogueiro aprovar o comentário já que se trata de um anônimo, não tive a intenção de chatear você não, eu sou um grande leitor deste BLOG e principalmente do seu quadro, admiro muito seu trabalho você estar de parabéns, agora eu sei porque você mudou a forma de assinar o quadro, para que as pessoas Le reconhecesse, continue assim, o quadro é ótimo. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  5. Não amigo, não fiquei chateado não! Apenas respondi de forma objetiva e clara. Peço-lhes desculpa se houve ignorância por minha parte na resposta. Você sabe que tem muitas pessoa que adoram interpretar coisas de forma errônea, e por se tratar de um anônimo respondi de tal forma. Espero que continue acompanhando nossas matérias e sempre que puder deixar um comentário. Abraços!

    ResponderExcluir