Contatos

Contatos

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Movimento...Parada LGBT no Rio faz homenagem aos mortos em atentado nos EUA!

Organizadores do ato convocaram o público a fazer um minuto de silêncio. Pelo 16º ano, bairro de Madureira, na Zona Norte, faz sua parada gay.
A 16ª edição da parada LGBT de Madureira, na Zona Norte do Rio, realizada na tarde deste domingo (12), foi marcada pela alegria e também pela tristeza, em decorrência do ataque a uma boate voltado ao público gay na Flórida, que deixou 50 mortos. Um minuto de silêncio foi feito em memória das vítimas.

"A parada LGBT de Madureira repudia tamanho atentado aos direitos humanos. O que aconteceu nos Estados Unidos foi de uma violência inaceitável. Estamos todos chocados e não podemos encarar esse fato como algo normal, nunca", afirmou Loren Alecander, organizadora do evento desde a primeira edição.

“Não interessa o país. Interessa que atingiu os nossos corações e o coração é infinito para o diálogo”, destacou Loren antes do ato de silêncio.

Durante a Parada houve distribuição de 1.500 doses de vacina contra hepatite B e de 100 mil preservativos. Além disso, foram realizados mil testes de HIV por meio de amostra da saliva. Os testes que davam resultado positivo eram encaminhados para apoio médico e psicológico com especialistas do grupo Pela Vidda.

De acordo com estimativa da organização, cerca de 800 mil pessoas participaram do ato, o que a torna menor apenas que a de São Paulo. "Aqui não tem praia como em Copacabana, todo esse público veio só para a Parada mesmo", disse Loren.

Ao todo, 11 trios elétricos comandavam a animação do público, que lotou a Rua Carvalho de Souza, uma das principais vias do bairro. O público se divertia ao som de música eletrônica, funk, MPB e pop rock.
Para esta edição, a funkeira Renata Frisson, conhecida como Mulher Melão, foi a convidada para ser madrinha da festa. "Aceitei com o maior orgulho, porque sou a favor do amor em todas as suas formas e contra qualquer preconceito", afirmou a musa.

Ao lado de David Brasil, intitulado "muso vitalício" da Parada Gay de Madureira, ela esbanjava simpatia.

A concentração da festa teve início por volta das 14h. De acordo com o Centro de Operações da prefeitura, um esquema especial de trânsito foi montado na região, que terá vias interditadas até as 23h59 deste domingo.

Enquanto o atentado dentro de uma boate gay em Orlando, ocorrido na madrugada deste domingo, levantou a discussão em nível mundial quanto a intolerância ao público LGBT, a Igreja Cristã Contemporânea demonstrava apoio à Parada Gay. Com um cartaz afirmando "Jesus te aceita", uma representante da igreja que se diz "sem preconceito" caminhava entre o público da passeata.


G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário