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segunda-feira, 27 de junho de 2016

Gastronomia é uma importante aliada para fomentar o Turismo nos Municípios durante festejos juninos!

A festa popular de São João é a celebração mais apreciada pelos brasileiros depois do carnaval e impacta fortemente na economia local.
A gastronomia é uma aliada do Município para o desenvolvimento da economia e como forma de atração turística. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que a realização de festas populares, como as de São João, são oportunidades de disseminação que estão além da religiosidade, resgate de tradições e valorização cultural. É o momento de integrar ações que possam ampliar a oferta de emprego e renda nos Municípios.

A festa popular de São João é a celebração mais apreciada pelos brasileiros depois do carnaval e impacta fortemente na economia local. É uma data que motiva famílias a conhecerem as cidades que promovem festividades, seja pela religiosidade, tradições e danças ou músicas. Apesar disso, é impossível não associar a realização dos eventos juninos à gastronomia. Afinal, quem já não foi a uma festa de São João já pensando em provar os quitutes típicos dessa época?

Com esse entendimento, a CNM orienta os Municípios brasileiros para que aproveite os festejos juninos e promovam eventos que valorizem a cultura e a gastronomia locais como estratégia de fortalecimento de seus respectivos produtos turísticos. A entidade considera que os festejos juninos agregados à divulgação da culinária típica das cidades são capazes de atrair cada vez mais brasileiros e estrangeiros.

Além disso, a entidade reitera que a gastronomia evidenciada possibilita inúmeras oportunidades para as cidades que precisam saber explorar esse nicho de mercado de forma direta ou indireta. Uma delas é a utilização da gastronomia como produto turístico, que mesmo quando não for o elemento principal da estratégia adotada, sempre estará inserida no contexto da celebração e terá o seu papel de destaque em um evento turístico.

Festas juninas mais tradicionais
A CNM ressalta que vários Municípios ficaram conhecidos pelo trabalho de divulgação e realização das festas juninas. Um exemplo é a cidade de São João de Limoeiro, em Pernambuco. Neste ano, são esperados no Município cerca de 200 mil visitantes durante os sete dias de festa. A celebrações acontecem entre 19 e 25 de junho.

Umas das festas mais tradicionais do Rio Grande do Norte, o São João do Assú, completa neste ano 290 anos de celebração. A festa, realizada de 11 a 25 de junho, promete um cardápio cultural recheado de atrações musicais. A expectativa da prefeitura é que a cidade receba 300 mil turistas para os festejos. Já em Itumbiara, em Goiás, o XII Arraiá da Cidade vai movimentar a região no período de 21 a 26 de junho. O público estimado também é de 300 mil pessoas.

Diante desses exemplos, a CNM reforça a importância dos festejos juninos e o planejamento de iniciativas nos Municípios. Algumas cidades já investem nesse tipo de evento e trabalha com vários operadores nos mercados nacional e internacional. Por essas razões e o potencial turístico de diversas regiões, a CNM lembra que o turismo não pode ser uma atividade restrita ao litoral, pois o Brasil tem um interior rico em cultura e que precisa ser valorizada como a valorização a gastronomia.

Principais cardápios
As comidas típicas da época de São João já são esperadas com grande expectativa pelos turistas e os apreciadores dos festejos. O mês de junho é marcado como a época da colheita do milho. A maioria dos doces e salgados relacionados às festividades são feitos deste alimento.

O bolo de milho, a canjica, o curau, a pamonha e o cuscuz são alguns dos ícones da gastronomia produzidos com o grão, que unido a ingredientes como leite condensado, canela e leite de coco, compõem comidas típicas que são produzidas em diversos estados brasileiros para celebrar as festas em homenagem aos santos juninos, Antônio, Pedro e João.

Os pratos típicos são oferecidos aos participantes da festa em porções individuais nas tradicionais barracas adornadas com bandeirinhas coloridas. Também são distribuídos em porções “gigantes”, como na festa junina de Caruaru, em Pernambuco. O Brasil ocupa a terceira posição no ranking dos maiores produtores de milho do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

A produção em larga escala do grão e a diversidade de aplicação gastronômica estão entre os fatores que tornaram o milho um dos principais ingredientes das comidas típicas produzidas no período das festas juninas. Todo esse movimento consolida o Turismo como atividade que envolve 52 segmentos da economia dos Municípios e, quando bem estruturado, com investimentos em infraestrutura, divulgação e capacitação, é capaz de desenvolver a localidade e gerar emprego e renda.

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