A festa popular de São João é a celebração
mais apreciada pelos brasileiros depois do carnaval e impacta fortemente na
economia local.
A gastronomia é uma aliada do Município para
o desenvolvimento da economia e como forma de atração turística. A Confederação
Nacional de Municípios (CNM) destaca que a realização de festas populares, como
as de São João, são oportunidades de disseminação que estão além da
religiosidade, resgate de tradições e valorização cultural. É o momento de
integrar ações que possam ampliar a oferta de emprego e renda nos Municípios.
A festa popular de São João é a celebração
mais apreciada pelos brasileiros depois do carnaval e impacta fortemente na
economia local. É uma data que motiva famílias a conhecerem as cidades que
promovem festividades, seja pela religiosidade, tradições e danças ou músicas.
Apesar disso, é impossível não associar a realização dos eventos juninos à
gastronomia. Afinal, quem já não foi a uma festa de São João já pensando em
provar os quitutes típicos dessa época?
Com esse entendimento, a CNM orienta os
Municípios brasileiros para que aproveite os festejos juninos e promovam
eventos que valorizem a cultura e a gastronomia locais como estratégia de
fortalecimento de seus respectivos produtos turísticos. A entidade considera
que os festejos juninos agregados à divulgação da culinária típica das cidades
são capazes de atrair cada vez mais brasileiros e estrangeiros.
Além disso, a entidade reitera que a
gastronomia evidenciada possibilita inúmeras oportunidades para as cidades que
precisam saber explorar esse nicho de mercado de forma direta ou indireta. Uma
delas é a utilização da gastronomia como produto turístico, que mesmo quando
não for o elemento principal da estratégia adotada, sempre estará inserida no
contexto da celebração e terá o seu papel de destaque em um evento turístico.
Festas juninas mais tradicionais
A CNM ressalta que vários Municípios ficaram
conhecidos pelo trabalho de divulgação e realização das festas juninas. Um
exemplo é a cidade de São João de Limoeiro, em Pernambuco. Neste ano, são
esperados no Município cerca de 200 mil visitantes durante os sete dias de
festa. A celebrações acontecem entre 19 e 25 de junho.
Umas das festas mais tradicionais do Rio
Grande do Norte, o São João do Assú, completa neste ano 290 anos de celebração.
A festa, realizada de 11 a 25 de junho, promete um cardápio cultural recheado
de atrações musicais. A expectativa da prefeitura é que a cidade receba 300 mil
turistas para os festejos. Já em Itumbiara, em Goiás, o XII Arraiá da Cidade
vai movimentar a região no período de 21 a 26 de junho. O público estimado
também é de 300 mil pessoas.
Diante desses exemplos, a CNM reforça a
importância dos festejos juninos e o planejamento de iniciativas nos
Municípios. Algumas cidades já investem nesse tipo de evento e trabalha com vários
operadores nos mercados nacional e internacional. Por essas razões e o
potencial turístico de diversas regiões, a CNM lembra que o turismo não pode
ser uma atividade restrita ao litoral, pois o Brasil tem um interior rico em
cultura e que precisa ser valorizada como a valorização a gastronomia.
Principais cardápios
As comidas típicas da época de São João já
são esperadas com grande expectativa pelos turistas e os apreciadores dos
festejos. O mês de junho é marcado como a época da colheita do milho. A maioria
dos doces e salgados relacionados às festividades são feitos deste alimento.
O bolo de milho, a canjica, o curau, a
pamonha e o cuscuz são alguns dos ícones da gastronomia produzidos com o grão,
que unido a ingredientes como leite condensado, canela e leite de coco, compõem
comidas típicas que são produzidas em diversos estados brasileiros para
celebrar as festas em homenagem aos santos juninos, Antônio, Pedro e João.
Os pratos típicos são oferecidos aos
participantes da festa em porções individuais nas tradicionais barracas
adornadas com bandeirinhas coloridas. Também são distribuídos em porções
“gigantes”, como na festa junina de Caruaru, em Pernambuco. O Brasil ocupa a
terceira posição no ranking dos maiores produtores de milho do mundo, atrás
apenas dos Estados Unidos e da China.
A produção em larga escala do grão e a
diversidade de aplicação gastronômica estão entre os fatores que tornaram o
milho um dos principais ingredientes das comidas típicas produzidas no período
das festas juninas. Todo esse movimento consolida o Turismo como atividade que
envolve 52 segmentos da economia dos Municípios e, quando bem estruturado, com
investimentos em infraestrutura, divulgação e capacitação, é capaz de
desenvolver a localidade e gerar emprego e renda.
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