Contatos

Contatos

sábado, 25 de junho de 2016

Entenda..Separação do Reino Unido preocupa governo Temer!

A separação pode ter influência no debate a respeito da flexibilização de regras do Mercosul.
Nos bastidores, há uma avaliação do governo Michel Temer de que a decisão do Reino Unido de se separar da União Europeia criará mais turbulência econômica no cenário internacional por meses até que o divórcio seja concluído. Isso é ruim para o Brasil, que enfrenta dois anos seguidos de recessão e que ensaiava uma recuperação a partir do segundo semestre. Ou seja, pode complicar a retomada do crescimento.

Também poderá dificultar as negociações para o Mercosul fechar um acordo comercial com a União Europeia. Essas tratativas deverão ter de aguardar uma estabilização das relações entre o Reino Unido e a Europa. A separação pode ter influência no debate a respeito da flexibilização de regras do Mercosul. Temer disse hoje que o Brasil avalia propor uma mudança na norma que dificulta o fechamento de acordos bilaterais.

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, é um crítico antigo do Mercosul. Ele avalia que o bloco emperra o fechamento de acordos bilaterais. Hoje, o próprio Serra admitiu a possibilidade de o Brasil se aproximar mais do Reino Unido após a decisão de separação da União Europeia.









Xerife

Nenhum comentário:

Postar um comentário