Contatos

Contatos

quinta-feira, 19 de março de 2015

Após negociações, presos anunciam fim de motins e ataques no Rio Grande do Norte!


Henrique Baltazar participou de acordo com 'porta-vozes' dos presos. Detentos prometeram cessar onda de rebeliões e ataques no Estado.

Está encerrada a onda de rebeliões no sistema prisional do Rio Grande do Norte. Foi o que garantiram cinco porta-vozes do movimento responsável por motins em 14 das 33 unidades prisionais potiguares durante uma negociação na tarde desta quarta-feira (18) com representantes da Justiça, Ministério Público e Comissão de Direitos Humanos. O encontro aconteceu na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, a maior  do estado.

As informações são do juiz titular da Vara de Execuções Penais, Henrique Baltazar, que participou da negociação em Alcaçuz. "As reivindicações deles foram relacionadas ao acompanhamento dos processos penais para ver quem tem direito a benefícios, tratamento de familiares e alimentação oferecida nos presídios", explica Baltazar.


Ficou acertado com os apenados que eles realizariam uma limpeza das celas, retirando barras de ferro e armas artesanais. "Pela manhã, a Polícia Militar e agentes penitenciários realizarão uma vistoria nos presídios", acrescenta. Os presos também garantiram o fim das rebeliões nas demais unidades prisionais e que não ocorreriam mais ataques nas ruas de Natal. Na segunda-feira (16), quatro ônibus foram incendiados a partir de ordens que supostamente partiram dos presídios.



Colocada como uma das principais reivindicações dos detentos durante a onda de rebeliões, a saída de diretores de presídios não foi tratada na negociação. "Foi a primeira coisa que os presos falaram. Nos disseram que sabiam da impossibilidade de negociar nomes e que o assunto seria evitado", afirma o juiz, que soube do interesse dos detentos em negociar por meio de uma ligação de um membro da pastoral carcerária.



"Um membro da pastoral carcerária recebeu a ligação de um preso, me ligou e repassou o contato. Liguei, falei com o preso e fui ao local acompanhado da Comissão de Direitos Humanos e do Ministério Público", detalha.



Sobre as reivindicações, o juiz conta que vai tratar com a Defensoria Pública do Estado o acompanhamento dos processos e com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) os pontos relacionados à alimentação e tratamento de familiares.

 G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário