Contatos

Contatos

terça-feira, 23 de abril de 2013

Viçosa realiza I Semana de valorização dos professores

Maior evento temático, descentralizado e autogerido sobre educação no mundo, a SAM (Semana de Ação Mundial) ocorre em mais de cem países. No Brasil Teve início no domingo, 21 de abril, em mais de 300 municípios de todos os estados do país, bem como o DF, e vai até o próximo dia 28. Além desse período oficial, atividades sobre os temas da SAM acontecerão ao longo do ano em todo o país.
Associações de bairro, sindicatos, secretarias municipais, creches, escolas, universidades, fóruns, conselhos de educação e organizações não governamentais promoverão audiências públicas, aulas abertas, seminários e atos lúdicos envolvendo suas respectivas comunidades para o debate sobre a valorização dos profissionais de educação.

Chegando à sua 11ª edição, a Semana de Ação Mundial pela Educação é a realização de um debate em escala global de temas comuns aos desafios enfrentados para alcançar uma educação pública de qualidade em todo o mundo. É uma iniciativa da Campanha Global pela Educação e acontece desde 2003 para exigir que os governos cumpram os acordos internacionais da área, entre eles o Programa de Educação para Todos (Unesco, 2000). No Brasil, a Semana é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em parceria com outros movimentos, organizações e redes.

Junto com um Comitê Técnico composto por 11 instituições, a Campanha desenvolveu materiais com o tema “Nem herói, nem culpado. Professor tem de ser valorizado! Ter bons educadores e educadoras é direito da sociedade e dever do Estado”, levantando dados e subsídios sobre a precariedade das condições de trabalho, os desafios para a formação inicial e continuada de docentes, as iniquidades na implantação do piso salarial nacional e plano de carreira. Distribuídos em kits contendo folder, manual com sugestão de atividades, cartazes para divulgação e materiais complementares para estimular o debate nas comunidades escolares e acadêmicas, a Semana reforça a autonomia destes grupos com ações propositivas, sugestões de atividades, materiais de referência e fortalece laços e ações locais. Ao todo, mais de 500 eventos estão previstos para acontecer na Semana.
Viçosa realiza I Semana de valorização dos professores
com o tema: "Pelo direito de ensinar e pelo direito de aprender”

A Prefeitura Municipal de Viçosa-RN através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Creche Escola Eulina Pinto - CEMEP estará realizando I Semana Municipal de Ação pela Educação, com o tema: "Pelo direito de ensinar e pelo direito de aprender”.

Programação



21/04/13 (domingo)

Abertura da Semana na Rádio Comunitária FM da Paz.


22/04/13 (segunda-feira)

Oficina sobre o Dia do Planeta Terra – CEMEP e PETI;


23/04/13 (terça-feira)

Palestra com os usuários dos Programas assistenciais “Conscientização sobre o direito de ensinar e direito de aprender”;

Concurso de Redação “O papel do professor” – com o Projovem Adolescente.


24/04/13 (quarta-feira)

Palestra “Esporte, cultura, lazer e cidadania” e apresentação de capoeira – PETI;


25/04/13 (quinta-feira)

Apresentação do filme “Nenhum a menos”, seguida de debate com os alunos da Escola estadual Pedro Martins Fernandes.


26/04/13 (sexta-feira)

Encerramento com Ação de Cidadania:

Apresentação da Orquestra Filarmônica Municipal Pe. Dário Tórbolli

Contação de história;


Oficina “Vida Saudável”; Palestra de orientação a idosos de como evitar queda; com o fisioterapeuta Frederico Dantas.


Verificação de Pressão Arterial, e Pesagem – PSE;


Mobilização didática com as crianças atendidas;


Apresentação do Projeto “Sexualidade” elaborado pelo Projovem Adolescente.


Culminância do Projeto Intergeracional “Visita aos idosos elaborado pelos alunos da CEMEP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário