Está
acontecendo XV Encontro Nacional do Congemas , em São Paulo. Segundo a
assessoria do Ministério do Desenvolvimento Social, três mil gestores
municipais e técnicos devem participar nos três dias de evento, que terá como
tema: “o Financiamento do Sistema Único de Assistência Social: Desigualdades
Regionais e a Gestão Municipal”. E a cidade de Viçosa estará muito bem
representada nesse encontro.
As secretárias de assistência Social dos Municípios de Viçosa Dalva Vieira e Sandra Maia de Umarizal participam do Encontro Nacional do Congemas.
Gestores e Técnicos da assistência deram início ontem ao maior evento da área. Cerca de três mil pessoas debaterão, durante os três dias, o financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e as desigualdades regionais, no Parque Anhembi, em São Paulo
XV
ENCONTRO NACIONAL DO CONGEMAS
Anhembi
- São Paulo/SP
22
a 24 de abril de 2013
TEMA
- FINANCIMENTO DO SUAS: DESIGUALDADES REGIONAIS E A GESTÃO MUNICIPAL
PROGRAMAÇÃO
DIA 22 DE ABRIL
09 às 18hs – Credenciamento e recepção
dos participantes.
13 às 15hs – Oficinas Temáticas
Simultâneas.
15 às 17hs – PAINEL 1– DIÁLOGO DE
GESTORES - O SUAS E A ARTICULAÇÃO COM AS DEMAIS POLÍTICAS PÚBLICAS DE
DESENVOLVIMENTO SOCIAL: SOCIALIZANDO OS RESULTADOS DOS ENCONTRO REGIONAIS
Painelistas:
1. Tiago Falcão Silva– Secretário Extraordinário de Erradicação da Pobreza – SESEP
2. Arnoldo Anacleto de Campos– Secretário de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN
3. Luis Henrique da Silva de Paiva– Secretário Nacional de Renda de Cidadania – SENARC
4. Paulo de Martino Jannuzzi– Secretário de Avaliação e Gestão da Informação – SAGI
5. Denise Ratmann Arruda Colin– Secretária Nacional de Assistência Social – SNAS
6. Valdiosmar Vieira Santos – Secretário Municipal de Assistência Social de Tobias Barreto/SE – Presidente do CONGEMAS
Coordenação da Mesa: Marisa Rodrigues da Silva - 1ª Secretária do CONGEMAS
1. Tiago Falcão Silva– Secretário Extraordinário de Erradicação da Pobreza – SESEP
2. Arnoldo Anacleto de Campos– Secretário de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN
3. Luis Henrique da Silva de Paiva– Secretário Nacional de Renda de Cidadania – SENARC
4. Paulo de Martino Jannuzzi– Secretário de Avaliação e Gestão da Informação – SAGI
5. Denise Ratmann Arruda Colin– Secretária Nacional de Assistência Social – SNAS
6. Valdiosmar Vieira Santos – Secretário Municipal de Assistência Social de Tobias Barreto/SE – Presidente do CONGEMAS
Coordenação da Mesa: Marisa Rodrigues da Silva - 1ª Secretária do CONGEMAS
17:00h às 17:15h – INFORMES DO CNAS –
Luziele Tapajós – presidente do CNAS
17:15h às 17:30h – APRESENTAÇÃO
CULTURAL
17:30H – ABERTURA OFICIAL
17:30H – ABERTURA OFICIAL
Composição da Mesa:
Presidência da República
Câmara Federal
Prefeitura de São Paulo
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Secretaria Nacional de Assistência Social
Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social/CONGEMAS
Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social/FONSEAS
Conselho Nacional de Assistência Social
Frente Paulista dos Dirigentes Públicos Municipais de Assistência Social
Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo
Câmara Municipal de São Paulo
Conselho Federal de Serviço Social – CFESS
Conselho Federal de Psicologia - CRP
Frente Nacional de Assistência Social
Fórum Nacional de Trabalhadores do SUAS
Frente Nacional de Prefeitos
Câmara Federal
Prefeitura de São Paulo
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Secretaria Nacional de Assistência Social
Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social/CONGEMAS
Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social/FONSEAS
Conselho Nacional de Assistência Social
Frente Paulista dos Dirigentes Públicos Municipais de Assistência Social
Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo
Câmara Municipal de São Paulo
Conselho Federal de Serviço Social – CFESS
Conselho Federal de Psicologia - CRP
Frente Nacional de Assistência Social
Fórum Nacional de Trabalhadores do SUAS
Frente Nacional de Prefeitos
Execução do Hino Nacional
Apresentação de Vídeo alusivo aos Estados Brasileiros
Apresentação de Vídeo alusivo aos Estados Brasileiros
19:00h – Homenagem Especial
19:30 h – PALESTRA: O PAPEL DO SUAS NA
AGENDA DO DESENVOVLVIMENTO DO BRASIL
Palestrante: Tereza Campelo– Ministra
de Estado do Desenvolvimento Social e Combate à Fome/MDS
Cordenação da Mesa: Maria Júlia Rosa
Chaves Deptulski- Vice Presidente do CONGEMAS
20hs– Coquetel
DIA 23 DE ABRIL
8:30h às 12:00h – MESA REDONDA: UMA
ANÁLISE MACROECONÔMICA DA SEGURIDADE SOCIAL E O FINANCIAMENTO DO SISTEMA ÚNICO
DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO ÂMBITO DA GESTÃO MUNICIPAL.
Painelistas:
1. Profª. Drª. Ivanete Boscheti (UNB)
2. Prof Dr. Eduardo Fagnani (UNICAMP)
3. José Dirceu Galão (SPO/SE/MDS)
4. Denise Ratmann Arruda Colin– Secretária Nacional de Assistência Social - SNAS
5. Valdiosmar Vieira Santos– Presidente do CONGEMAS
6. Maria Aparecida Ramos de Menezes– Presidente do FONSEAS
Debatedora:
Prof. Drª Aldaiza Spozati– PUC/SP
Coordenação da Mesa:
Vanda Anselmo Braga dos Santos -2ª Tesoureira do CONGEMAS
1. Profª. Drª. Ivanete Boscheti (UNB)
2. Prof Dr. Eduardo Fagnani (UNICAMP)
3. José Dirceu Galão (SPO/SE/MDS)
4. Denise Ratmann Arruda Colin– Secretária Nacional de Assistência Social - SNAS
5. Valdiosmar Vieira Santos– Presidente do CONGEMAS
6. Maria Aparecida Ramos de Menezes– Presidente do FONSEAS
Debatedora:
Prof. Drª Aldaiza Spozati– PUC/SP
Coordenação da Mesa:
Vanda Anselmo Braga dos Santos -2ª Tesoureira do CONGEMAS
12hs – Almoço
14 as 16hs e 30 min – O SUAS E AS
DESIGUIADADES REGIONAIS: AVANÇOS E DESAFIOS
Palestrantes:
1. A Convivência com o Seminário e sua interface com o SUAS– Prof. Dr. Paulo Cesar Oliveira Diniz– Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – CDSA da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG
2. O SUAS e o Fator Amazônico – Prof. Dr. Edval Bernardino Campos - UNAMA
3. O SUAS nas Regiões de Fronteiras – Prof. Elias de Souza– Uniamérica
4. Desafios do SUAS: Territórios, Aglomerados e dispersos – Profa – Neire Bruno – PUC/SP
5. Articulação do SUAS e as desigualdades regionais - Simone Abuquerque– Diretora de Gestão do SUAS– SNAS/MDS
Debatedora:
1. Profa. Dra. Dirce Koga– PUC/SP
Coordenação da Mesa:
1. Fernanda Kallyne Rêgo de Oliveira Morais–Conselho Fiscal CONGEMAS
1. A Convivência com o Seminário e sua interface com o SUAS– Prof. Dr. Paulo Cesar Oliveira Diniz– Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – CDSA da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG
2. O SUAS e o Fator Amazônico – Prof. Dr. Edval Bernardino Campos - UNAMA
3. O SUAS nas Regiões de Fronteiras – Prof. Elias de Souza– Uniamérica
4. Desafios do SUAS: Territórios, Aglomerados e dispersos – Profa – Neire Bruno – PUC/SP
5. Articulação do SUAS e as desigualdades regionais - Simone Abuquerque– Diretora de Gestão do SUAS– SNAS/MDS
Debatedora:
1. Profa. Dra. Dirce Koga– PUC/SP
Coordenação da Mesa:
1. Fernanda Kallyne Rêgo de Oliveira Morais–Conselho Fiscal CONGEMAS
16hs e 30 min – Debate
17hs. Lanche
17hs. Lanche
17h e 30min às 19hs e 30 min –
OFICINAS TEMÁTICAS SIMULTÂNEAS
21hs - CONFRATERNIZAÇÃO
24 DE ABRIL
9hs às 12hs – MESA REDONDA: O SUAS NA RELAÇÃO COM O SISTEMA DE JUSTIÇA: COMPETÊNCIAS E ARTICULAÇÃO
Painelistas:
1. Representante da OAB
2. Representante do Ministério Pulbico- Dr.Leonardo Dantas Nagashima
3. Representante da Associação Brasileira de Magistrados e Promotores de Justiça-ABMP: Dr Eduardo Melo
4. Representate do MDS
1. Representante da OAB
2. Representante do Ministério Pulbico- Dr.Leonardo Dantas Nagashima
3. Representante da Associação Brasileira de Magistrados e Promotores de Justiça-ABMP: Dr Eduardo Melo
4. Representate do MDS
Debatedores:
1. Marlene Merisse - Conselho Federal de Serviço Social
2. Márcia Mansur Saadalhah – Conselho Federal de Psicologia
3. Profa. Dra. Ana Paula Motta Costa – URGS
Coordenação da Mesa:
Maria Lúcia Nogueira de Fátima Nunes Leal - Diretoria Executiva do CONGEMAS
1. Marlene Merisse - Conselho Federal de Serviço Social
2. Márcia Mansur Saadalhah – Conselho Federal de Psicologia
3. Profa. Dra. Ana Paula Motta Costa – URGS
Coordenação da Mesa:
Maria Lúcia Nogueira de Fátima Nunes Leal - Diretoria Executiva do CONGEMAS
12hs – Almoço
14 às 15hs – REUNIÃO DOS COEGEMAS POR
REGIÃO DO PAÍS
15hs – ASSEMBLÉIA DO CONGEMAS
1. Alteração do Estatuto
2. Recomposição da Diretoria do CONGEMAS
3. Prestação de Contas – CONGEMAS
4. Escolha da cidade Sede do XVI Encontro Nacional do CONGEMAS em 2014
1. Alteração do Estatuto
2. Recomposição da Diretoria do CONGEMAS
3. Prestação de Contas – CONGEMAS
4. Escolha da cidade Sede do XVI Encontro Nacional do CONGEMAS em 2014
17hs – Coffe Breack
OFICINAS
1. SERVIÇO DE ACOMPANHAMENTO FAMILIAR NO ÂMBITO DO PAIF E PAEFI
Ementa: Dialogar sobre o
acompanhamento familiar no âmbito do PAIF E PAEFI; construir propostas de fluxos
operacionais entre as equipes, concretizando a articulação entre esses serviços
para a proteção integral às famílias.
Esxpositores:
- Lea Lucia Cecílio Braga – Diretora do Departamento de Proteção Social Especial – DPSE/SNAS/MDS
- Telma Maranho – Diretora do Departamento de Proteção Social Básica – DPSB/SNAS/MDS
- Lea Lucia Cecílio Braga – Diretora do Departamento de Proteção Social Especial – DPSE/SNAS/MDS
- Telma Maranho – Diretora do Departamento de Proteção Social Básica – DPSB/SNAS/MDS
Coordenação da Mesa: Representante do
Coegemas Amazonas
2. REORDENAMENTO DOS SERVIÇOS DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS.
Ementa: Apresentar o reordenamento do
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Resoluções CIT nº 01/2013
e CNAS nº 01/2013. Unificação, qualificação e equalização da oferta do serviço
para as faixas etárias de 0 a 17 anos e acima de 60 anos. Organização e
identificação das situações prioritárias para inclusão no SCFV. Flexibilidade
na utilização dos recursos e formação dos grupos. Processo de adesão ao
reordenamento. Sistema de informações para registro dos usuários.
Cofinanciamento por meio do Piso Básico Variável. Tratar das concepções e
conceitos sobre vínculo familiar, e o traçado metodológico dos serviços de
convivência.
Expositores:
- Adriana Pereira Silva – Coordenadora Geral de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vinculos - Departamento de Proteção Social Básica - DPSB/SNAS/MDS
- Prof. Abigail Torres ( PUC/SP )
- Adriana Pereira Silva – Coordenadora Geral de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vinculos - Departamento de Proteção Social Básica - DPSB/SNAS/MDS
- Prof. Abigail Torres ( PUC/SP )
Coordenação da Mesa: Representante do
Coegemas Sergipe
3. PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL – PETI: NOVOS RUMOS
Ementa: Apresentar diagnóstico a
partir dos dados do Censo Demográfico 2010/IBGE e o novo desenho do programa e
sua instituição nos municípios, DF e estados brasileiros; forma de
financiamento e cumprimento de metas para a erradicação do trabalho infantil; a
relação intersetorial, com o sistema de justiça e demais órgãos de defesa de
direitos.
Expositores:
- Fábio Bruni- Coordenador Geral de Apoio a Execução de Projetos e Serviços- DPSE/SNAS/MDS;
- Francisco Brito- Assessor Técnico- DPSE/SNAS/MDS
- Fábio Bruni- Coordenador Geral de Apoio a Execução de Projetos e Serviços- DPSE/SNAS/MDS;
- Francisco Brito- Assessor Técnico- DPSE/SNAS/MDS
Coordenação da Mesa: Frente
Paulista/São Paulo
4. REORDENAMENTO DOS SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
Ementa: Apresentar propostas de
reordenamento dos serviços de acolhimento de crianças e adolescentes que
contemplam a garantia de atendimento profissional personalizado e em pequenos
grupos com enfase no fortalecimento dos vinculos familiares e comunitários. O
debate levará em conta os resultados das discussões no âmbito da CIT, o papel
das gestões estaduais e municipais nesse processo e os desafios da proteção
social especial de alta complexidade
Expositores:
- Mariana de Sousa Machado Neris- Coordenadora dos Serviços de Acolhimento - Departamento de Proteção Social Especial - DPSE/SNAS/MDS
- Mariana de Sousa Machado Neris- Coordenadora dos Serviços de Acolhimento - Departamento de Proteção Social Especial - DPSE/SNAS/MDS
Coordenação da Mesa: Representante do
Coegemas Pará
5. O SUAS E PLANO BRASIL SEM MISÉRIA;
5. O SUAS E PLANO BRASIL SEM MISÉRIA;
Ementa: Conhecer o PBSM, sua relação
com o SUAS, e apresentar as ações Brasil Carinhoso, que inclui o Benefício para
Superação da Extrema Pobreza no âmbito do Programa Bolsa Família, o repasse
adicional de recursos para creches que tenham, entre seus alunos, crianças de
famílias beneficiárias do PBF e expansão da oferta de medicamentos e serviços
voltados para as crianças na primeira infância pela rede de Atenção Básica.
Expositores:
- Patricia Vieira da Costa – Secretária Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza Substituta - SESEP/MDS
- Juliana Matoso Macedo - Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC/MDS
- Denise Ratmann Arruda Colin – Secretária Nacional de Assistência Social - SNAS/MDS
- Patricia Vieira da Costa – Secretária Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza Substituta - SESEP/MDS
- Juliana Matoso Macedo - Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC/MDS
- Denise Ratmann Arruda Colin – Secretária Nacional de Assistência Social - SNAS/MDS
Coordenação da Mesa: Representante
Coegemas Paraná
6. PLANO NACIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: VIVER SEM LIMITE
Ementa: Conhecer o Plano Nacional dos
Direitos da Pessoa com Deficiência – Plano VIVER SEM LIMITE, e as ações do SUAS
que integram o Plano, no eixo Inclusão Social: Serviço de Proteção Social
Especial para Pessoas com Deficiência e suas famílias, ofertado em CENTRO-DIA;
Serviço de Acolhimento Institucional para jovens e adultos com deficiência em
Residências Inclusivas; e Programa BPC Trabalho. No eixo Acesso à Educação, o
Programa BPC na Escola.
Expositores:
- Niusarete Margarida de Lima e Deusina Lopes da Cruz- assessoras técnicas do Departamento de Proteção Social Especial - DPSE/SNAS/MDS
- Maria Valdenia Santos de Souza - Departamento de Benefícios Assistênciais - DBA/SNAS/MDS
- Niusarete Margarida de Lima e Deusina Lopes da Cruz- assessoras técnicas do Departamento de Proteção Social Especial - DPSE/SNAS/MDS
- Maria Valdenia Santos de Souza - Departamento de Benefícios Assistênciais - DBA/SNAS/MDS
Coordenação da Mesa: Representante do
Coegemas Rio Grande do Sul
7. PROGRAMA CRACK, É POSSÍVEL VENCER
Ementa: Apresentar aspectos gerais,
princípios e diretrizes do Programa Crack é Possível Vencer; o papel do SUAS: a
rede socioassistencial nas ações integradas para a atenção de situações de
vulnerabilidades, risco pessoal e social associadas ao uso abusivo ou
dependência de crack e outras drogas; integração com a Saúde, Educação e
Segurança Pública na contrução de fluxos e metodologias integradas.
Expositores:
- Izildinha Nunes - Assessora Técnica do Departamento de Proteção Social Especial - DPSE/SNAS/MDS
- Secretaria Nacional Anti-Drogas – SENADS
- Profa. Maria Helena Tavares, PUC/RJ
- Comissão Intersetorial de Saúde Mental – CISM/CNS/MS
- Izildinha Nunes - Assessora Técnica do Departamento de Proteção Social Especial - DPSE/SNAS/MDS
- Secretaria Nacional Anti-Drogas – SENADS
- Profa. Maria Helena Tavares, PUC/RJ
- Comissão Intersetorial de Saúde Mental – CISM/CNS/MS
Coordenação da Mesa: Representante do
Coegemas Santa Catarina
8. GESTÃO FINANCEIRA DO SUAS E INCENTIVOS DE GESTÃO: IGD PBF E SUAS
Ementa: Gestão Financeira e
Orçamentária do SUAS. A articulação entre as leis orçamentárias e os
instrumentos de planejamento e gestão do SUAS (PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias
– LDO ,Lei Orçamentária Anual- LOA, Plano Decenal Planos Municipais de
Assistência Social). Estruturação e operacionalização dos fundos municipais de
assistência social. Aplicação dos recursos vinculados aos serviços
socioassistenciais e gestão (IGD SUAS E PBF), prestação de contas e
reprogramação de saldos, considerando as alterações introduzidas pela lei
12.435/2011 à Lei 8.742/93.
Expositores:
- Antonio Jose Goncalves Henriques – Diretor Executivo do Fundo Nacional de Assistência Social – FNAS/SNAS/MDS
- Dulcelena Alves Vaz Martins - Diretora Executivo do Fundo Nacional de Assistência Social Subsitituta – FNAS/SNAS/MDS
- Glaucio Coimbra Cardoso – Coordenação Geral de Execução Orçamentária e Financeira - Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC/MDS
- Antonio Jose Goncalves Henriques – Diretor Executivo do Fundo Nacional de Assistência Social – FNAS/SNAS/MDS
- Dulcelena Alves Vaz Martins - Diretora Executivo do Fundo Nacional de Assistência Social Subsitituta – FNAS/SNAS/MDS
- Glaucio Coimbra Cardoso – Coordenação Geral de Execução Orçamentária e Financeira - Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC/MDS
Coodenação da Mesa: Representante do
Coegemas Rio Grande do Norte
9. GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO PERMANENTE NO SUAS
Ementa: A Gestão do Trabalho no âmbito
do SUAS: garantia do princípio da educação permanente como estratégia de
profissionalização da Assistência Social e qualificação da oferta dos serviços
e benefícios socioassistenciais e o Programa Nacional de Capacitação do SUAS –
CapacitaSUAS como materialização da Política Nacional de Educação Permanente do
SUAS. Desenvolvimento das ferramentas que viabilizam a capacitação à distância
ofertada como um dos caminhos metodológico do Programa e a Rede Nacional de
Capacitação e Educação Permanente do SUAS.
Expositores:
- José Fereeira da Crus – Coordenador Geral da Gestão do Trabalho do SUAS – DGSUAS/SNAS/MDS
- Antônio Castro – Coordenador Geral de Disseminação – DFD/SAGI/MDS
- Ana Maria de Oliveira – Coordenadora de Formação da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação - SAGI/MDS
- José Fereeira da Crus – Coordenador Geral da Gestão do Trabalho do SUAS – DGSUAS/SNAS/MDS
- Antônio Castro – Coordenador Geral de Disseminação – DFD/SAGI/MDS
- Ana Maria de Oliveira – Coordenadora de Formação da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação - SAGI/MDS
10. A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE SERVIÇOS, BENEFÍCIOS E RENDA NO CONTEXTO DO PLANO BRASIL SEM MISERIA E DE FORTALECIMENTO DO SUAS
Ementa: A relevância da integração dos
serviços, benefícios e transferência de renda diante do direito do usuário à
proteção integral. Caracterização dos serviços, benefícios e transferência de
renda a luz do protocolo de gestão integrada e suas propostas efetivas de
fortalecimento do SUAS e de enfrentamento das diversas e complexas situações
vivenciadas pelas famílias, dentre elas, as de extrema pobreza. Acompanhamento
dos beneficiários do BPC, do PBF (famílias em descumprimento de
condicionalidades) e de Benefícios Eventuais, para inserção nos serviços
socioassistenciais na perspectiva da garantia dos direitos dos usuários.
Expositores:
- Marcia de Pádua Viana - Departamento de Proteção Social - DPSB/SNAS/MDS
- Simone Almeida – Coordenadora Geral de Gestão dos Benefícios de Assistência Social - Departamento de Benefícios Eventuais - DBA/SNAS/MDS
- Juliana Picoli Agatte - Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC/MDS
Expositores:
- Marcia de Pádua Viana - Departamento de Proteção Social - DPSB/SNAS/MDS
- Simone Almeida – Coordenadora Geral de Gestão dos Benefícios de Assistência Social - Departamento de Benefícios Eventuais - DBA/SNAS/MDS
- Juliana Picoli Agatte - Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC/MDS
Coordenação da Mesa:
11. VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL E INTEGRAÇÃO COM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO:
Ementa: discutir e analisar a
operacionalização da vigilância social enfocando a utilização dos sistemas de
informação que estão disponíveis, como também a organização de diagnósticos
socioterritorial e mapeamento das vulnerabilidades e riscos. Prontuário SUAS,
registro mensal de atendimento, formas e mecanismos de utilização do Cadúnico
(CECAD) para o planejamento e gestão das políticas públicas municipais,
intercâmbio de dados no registro mensal de atendimentos: protocolo XML.
Expositores:
- Luis Otávio Pires Faria – Coordenador Geral de Serviços de Vigilância Social – Departamento de Gestão do SUAS - DGSUAS/SNAS/MDS
- Solange Teixeira - Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC/MDS
- Luis Otávio Pires Faria – Coordenador Geral de Serviços de Vigilância Social – Departamento de Gestão do SUAS - DGSUAS/SNAS/MDS
- Solange Teixeira - Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC/MDS
Coordenação da Mesa: Representante
Coegemas Espírito Santo
12. REGULAMENTAÇÃO DO SUAS NOS MUNICÍPIOS
Ementa: Orientações sobre legislações
municipais para regulamentação do SUAS municípios brasileiros, tendo como
parâmetro a legislação federal. E tratará da importância e necessidade desta
regulamentação para que o SUAS seja instituído como política pública no âmbito
dos municípios.
Expositores:
- Clara Carolina de Sá – Coordenadora Geral de Regulação do SUAS - Departamento de Gestão do SUAS - DGSUAS/SNAS/MDS
- Clara Carolina de Sá – Coordenadora Geral de Regulação do SUAS - Departamento de Gestão do SUAS - DGSUAS/SNAS/MDS
Coordeanação da Mesa: Representante
Coegemas Minas Gerais
13. BUSCA ATIVA PARA INCLUSÃO NO
CADASTRO ÚNICO E COMO ESTRATÉGIA DE IDENTIFICAÇÃO DE USUÁRIOS PARA ACESSO A
RENDA, SERVIÇOS E BENEFÍCIOS DO SUAS
Ementa: O Cadastro Único como porta de
entrada para a identficação de usuários dos serviços e benefícioso sociais.
Apresentar estratégias para incluir as populações ainda não cadastradas e
políticas de atendimento a essas populações. Serão abordados as formas
adequadas de cadastramento, visando a priorização, identificação e atendimento
a grupos tradicionais e específicos. A busca ativa como importante estratégia
para inclusão no cadastro único, de famílias ainda não identificadas, em
situação de risco e vulnerabilidade social, bem como sua inserção em programas,
serviços e benefícios socioassistenciais. O Cadastro Único e a importância do
acompanhamento familiar como processo fundamental para garantia do acesso aos
direitos e fortalecimento da função protetiva da família e do seu protagonismo
social.
Expositores:
- Valeria Maria de Massarani Gonelli – Secretária Nacional de Assistência Social Substituta - SNAS/MDS
- Cláudia Baddini Curralero – Diretora do departamento do cadastro Único - Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC/MDS
- Valeria Maria de Massarani Gonelli – Secretária Nacional de Assistência Social Substituta - SNAS/MDS
- Cláudia Baddini Curralero – Diretora do departamento do cadastro Único - Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC/MDS
Coordenação da Mesa: Congemas
14. ACESSUAS, BPC TRABALHO E PRONATEC:
PROMOÇÃO DA INTEGRAÇÃO AO MUNDO DO TRABALHO.
Ementa: Apresentação dos Programas
ACESSUAS e BPC Trabalho, na promoção da integração dos usuários do SUAS ao
mundo do trabalho. Orientações para implementação do Programa Acessuas Trabalho
em 2013.
Expositores:
- Lidia Cristina Silva Barbosa – Coordenadora Geral de Apoio a Execução de Projetos e Serviços – Departamento de Proteção Social Básica - DPSB/SNAS/MDS
- Andrea Duarte Lins - DBA/SNAS/MDS
- Luiz Herberto Muller – Diretor de Inclusão Produtiva Urbana - Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza - SESEP/MDS
- Lidia Cristina Silva Barbosa – Coordenadora Geral de Apoio a Execução de Projetos e Serviços – Departamento de Proteção Social Básica - DPSB/SNAS/MDS
- Andrea Duarte Lins - DBA/SNAS/MDS
- Luiz Herberto Muller – Diretor de Inclusão Produtiva Urbana - Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza - SESEP/MDS
Coordeanção da Mesa: Representante do
Coegemas Tocantins
15. BENEFÍCIOS EVENTUAIS NAS SITUAÇÕES
DE VULNERABILIDADE TEMPORÁRIA E CALAMIDADE PÚBLICA.
Ementa: caracterização dos benefícios
eventuais da assistência social; princípios norteadores para sua prestação no
âmbito do SUAS; a especificidade da atenção da assistência social nas situações
de vulnerabilidade temporária e calamidade pública; articulação com as demais
políticas setoriais; regulação, gestão e financiamento.
Expositores:
- Maria José de Freitas – Diretora do Departamento de Benefícios Assistenciais - DBA/SNAS/MDS
- Maria José de Freitas – Diretora do Departamento de Benefícios Assistenciais - DBA/SNAS/MDS
Coordenação da Mesa: Representante
Coegemas Bahia
16. FORTALECIMENTO DO CONTROLE SOCIAL
EMENTA: Orientar a reorganização dos
órgãos gestores no tocante a legislação, com garantias de diárias,
equipamentos, transporte, capacitação, RH entre outros, para o correto funcionamento
dos conselhos.
Expositores:
- Luziele Maria de Souza Tapajos – Presidente do CNAS
- Luziele Maria de Souza Tapajos – Presidente do CNAS
Coordenação da Mesa: Representante do
Coegemas Roraima
17. SISTEMAS DA REDE SUAS E FERRAMENTAS INFORMACIONAIS PARA BSM E SUAS.
Ementa: Conhecer os aplicativos da
Rede SUAS (Sistema de Autenticação e Autorização - SAA, Cadastro do SUAS -
CadSUAS, Demonstrativo Sintêtico Anual da Execução Fisico e Financeira, Plano
de Ação) e as Ferramentas Informacionais desenvolvidas pela Secretaria de
Avaliação e Gestão da Informação – SAGI do MDS para o Plano Brasil Sem Miséria
e SUAS.
Expositores:
- Frederico de Almeida Meirelles Palma – Coordenador Geral da Rede SUAS – Departamento de Gestão do SUAS - DGSUAS/SNAS/MDS
- Fabio Carvalho – Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação - SAGI/MDS
Coordenação da Mesa: Representante do Coegemas Acre
- Frederico de Almeida Meirelles Palma – Coordenador Geral da Rede SUAS – Departamento de Gestão do SUAS - DGSUAS/SNAS/MDS
- Fabio Carvalho – Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação - SAGI/MDS
Coordenação da Mesa: Representante do Coegemas Acre
18. CONSTRUINDO MAPAS DE
OPORTUNIDADES: CONHECENDO OS TERRITÓRIOS DE VULNERABILIDADES DO MUNICÍPIO
Ementa: Prestar orientações sobre
metodologia e utilização de instrumentais e sistemas disponibilizados pelo MDS
e outras instituições oficiais, na construção dos Mapas de Oportunidades e
identificação dos territórios de vulnerabilidade, de forma a auxiliar as
gestões municipais no processo de planejamento e focalização de ações.
Expositores:
- Davi Carvalho – Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação - SAGI/MDS
Expositores:
- Davi Carvalho – Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação - SAGI/MDS
Coordenação de Mesa:
19. ELABORAÇÃO DE DIAGNÓSTICO SOCIAL:
RELATÓRIO DE INFORMAÇÃO E BOLETINS MUNICÍPAIS
Ementa: Prestar orientações técnicas,
operacionais e metodológicas, de como elaborara um diagnóstico social do
município a partir da identificação dos territórios, utilizando os dados
disponibilizados nos sistemas de informação e instrumentais do SUAS/SAGI, assim
como emitir relatórios e boletins.
Expositores:
- Carlos Santana – Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação - SAGI/MDS
- Carlos Santana – Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação - SAGI/MDS
Coordenação da Mesa: Representante
coegemas Piauí
20. ELABORAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL:
Ementa: Elaboração dos Planos
Municipais de Assistência Social conforme NOB SUAS 2012; elaboração de
diagnósticos municipais por meio dos relatórios de informação e boletins
municipais e construção de mapas de vulnerabilidade social e pobreza nos
territórios dos CRAS e CREAS.
Expositores:
- Jaime Rabelo Adriano – Coordenador Geral de Apoio ao Controle Social e a Gestão Descentralizada – Departamento de Gestão do SUAS - DGSUA/SNAS/MDS
- Carlos Eduardo de Andrade Brasileiro – Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação - SAGI/MDS
- Jaime Rabelo Adriano – Coordenador Geral de Apoio ao Controle Social e a Gestão Descentralizada – Departamento de Gestão do SUAS - DGSUA/SNAS/MDS
- Carlos Eduardo de Andrade Brasileiro – Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação - SAGI/MDS
Coordenação da Mesa: Representante do
Coegemas Paraiba
21. CADASTRO NACIONAL DE ENTIDADES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Ementa: Apresentação dos módulos que
constarão no sistema eletrônico do CNEAS e discussão da importância do gestor
local da Política de Assistência Social no preenchimento e manutenção das
informações no CNEAS.
Expositores:
- Alessandra Lopes Gadioli – Diretora Substituta do Departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS – DRSP/SNAS/MDS
- Ana Paula Gonçalves – Coordenadora Geral de Acompanhamento da Rede Socioassistencial do SUAS – Departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS - DRSP/SNAS/MDS
- Alessandra Lopes Gadioli – Diretora Substituta do Departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS – DRSP/SNAS/MDS
- Ana Paula Gonçalves – Coordenadora Geral de Acompanhamento da Rede Socioassistencial do SUAS – Departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS - DRSP/SNAS/MDS
22. PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: ORIENTAÇÕES BÁSICAS SOBRE A GESTÃO DESCENTRALIZADA E A GESTÃO DE BENEFÍCIOS
Ementa: Conhecer as regras básicas de
operacionalização da gestão descentralizada e da gestão de benefícios do
Programa Bolsa Família (PBF), com foco na atualização de dados da Gestão local
no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família - SIGPBF, especialmente em
relação aos novos gestores; no conhecimento dos canais de recebimento e envio
de informações à Senarc; nos procedimentos de gestão de benefícios e no acesso
e inicialização ao Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec).
Expositores:
- Maurício Fleury Curado - Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC/MDS
- Adriana Barbosa Lima - Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC/MDS
- Maurício Fleury Curado - Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC/MDS
- Adriana Barbosa Lima - Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC/MDS
Coordenação da Mesa: Representante
Coegemas Ceará
23. CADASTRO ÚNICO E A VERSÃO 7.0
Ementa: Apresentar os desafios
nacionais da gestão do Cadastro Único e as principais ações a serem realizadas
em 2013. Esclarecer dúvidas de gestão e de operacionalização da Versão 7.
Expositores:
- Ana Gabriela Fillipi Sambiase - Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC/MDS
- Ana Gabriela Fillipi Sambiase - Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC/MDS
Coordenação da Mesa: Representante do
Coegemas Mato Grosso do Sul
24. EXECUÇÃO DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA): TERMO DE ADESÃO E COMPRAS INSTITUCIONAIS DA AGRICULTURA FAMILIAR.
Ementa: Divulgar o PAA e outras
possibilidades de inserção da produção da agricultura familiar no abastecimento
dos programas e ações de assistência social dos municípios. Orientar os
gestores sobre as formas e sistemática de adesão para implementação do
programa.
Expositores:
- Ana Luiza Müller – Diretora Substituta do Departamento de Apoio à Aquisição e à Comercialização da Produção Familiar – Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional - SESAN/MDS
- Ana Luiza Müller – Diretora Substituta do Departamento de Apoio à Aquisição e à Comercialização da Produção Familiar – Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional - SESAN/MDS
Coordenação da Mesa: Representante do
Coegemas Goiás
25. IMPLANTAÇÃO DO SISAN E SUA RELAÇÃO COM O SUAS.
Ementa: Apresentar o processo de
implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN),
discutir os caminhos para sua interrelação com o Sistema Único de Assistência
Social e levantar os principais desafios para a integração em nível municipal.
Expositores:
- Élcio de Souza Magalhães – Coordenador Geral - Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional - SESAN/MDS
- Representante do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA (a confirmar)
- SNAS/MDS
- Élcio de Souza Magalhães – Coordenador Geral - Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional - SESAN/MDS
- Representante do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA (a confirmar)
- SNAS/MDS
Coordenação da Mesa: Representante do
Coegemas Mato Grosso
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