Contatos

Contatos

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Pesquisadores da Embrapa e UFRJ desenvolvem planta com tolerância à seca

A Agência Brasil destaca hoje uma matéria sobre nova pesquisa desenvolvida pela Embrapa em conjunto com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. O estudo pode ser a solução para os estragos causados pela estiagem nas lavouras. Pesquisadores descobriram no café o gene CAHB12, com tolerância à seca.
O gene pode ser introduzido em outras culturas que não a do grão e seu desempenho já se mostrou bem sucedido em uma planta de testes. O próximo passo será aplicá-lo à cana, ao arroz, ao trigo, à soja e ao algodão e observar o comportamento do CAHB12. Se tudo sair como esperado, a tecnologia pode estar no mercado em um período de cinco a seis anos.
O CAHB12 foi descoberto durante um projeto para traçar o genoma do café. Dentre cerca 30 mil genes foram encontrados alguns com tolerância ao estresse hídrico.

Um grupo começou a estudá-los e detectou um que, quando submetido à seca, aumentava sua expressão e se adaptava.

“Nós retiramos do café e introduzimos em outra espécie, a Arabidopsis thaliana, uma planta modelo de testes. A planta que recebeu o gene ficou muito mais resistente à seca. As que não tinham recebido após aproximadamente 15 dias sem água, morriam. As que recebiam sobreviviam até 40 dias. Além disso, suas sementes ficaram resistentes à seca até a terceira geração”, explica o pesquisador da Embrapa Eduardo Romano, doutor em biologia molecular.



Do Panorama

Nenhum comentário:

Postar um comentário