Contatos

Contatos

sábado, 27 de outubro de 2012

Último debate entre Carlos e Hermano é marcado por ataques e propostas


No último debate antes da votação para o 2º turno na Intertv Cabugi, os candidatos à prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT) e Hermano Morais (PMDB) trocaram declarações ofensivas na tentativa de conquistar a maioria de eleitores no próximo domingo.

A primeira pergunta do debate foi feita por Hermano sobre o tema de crescimento urbano. Carlos Eduardo falou sobre as propostas para integração de região metropolitana. Na réplica o pemedebista atacou sobre os processos contra o ex-prefeito no Tribunal de Contas, enquanto o ex-prefeito rebateu.


Carlos escolheu perguntar sobre habitação, Hermano falou sobre os programas de governo para construção de casas. O pedetista reforçou na réplica suas ações durante prefeito. Já Hermano mais uma vez atacou Carlos sobre sua saída do PMDB.

A segunda pergunta de Hermano questionou o fechamento de unidades de saúde no então governo de Carlos, este respondeu sobre os programas de saúde e questionou a participação de Hermano e do PMDB na gestão de Micarla. O pemedebista foi enfático e rebateu com acusações do escãndalo dos remédios. Já Carlos na tréplica, questionou a fidelidade de Hermano ao PMDB e a atual prefeita.

A última pergunta do primeiro bloco feita pelo candidato do PDT questionou os apoios de Hermano do PSDB e DEM. O pemedebista ressaltou o apoio de seu partido no governo Dilma. Carlos mais uma vez afirmou que Hermano é apoiado por Micarla. Hermano rebateu com o papel feito por Carlos Eduardo para lançar Micarla na política.

Temas determinados


No segundo bloco, os temas foram determinados e a primeira pergunta feita por Carlos Eduardo destacou o saneamento básico. Hermano respondeu atacando a falta de saneamento em Natal desde a época do então prefeito. Na sua réplica, o pedetista falou sobre a gestão que o PMDB participou, enquanto Hermano finalizou afirmando sobre as obras inacabadas que teriam sido deixadas por Carlos Eduardo.


pergunta de Hermano foi sobre o tema “lixo” . Carlos respondeu com a implantação do aterro sanitário. O candidato do PMDB falou sobre as dívidas deixadas na Urbana, enquanto Carlos Eduardo na tréplica falou do desgate da atual administração.

Na segunda pergunta de Carlos o tema foi “saúde”, onde Hermano respondeu sobre propostas para recuperar a saúde com UPA´s. O pedetista mais uma vez ressaltou Hermano como cúmplice da atual situação. Por fim, Hermano lembrou o desperdício de remédios.

A pergunta que encerrou o bloco feita pelo candidato do PMDB tratou do combate à corrupção. O pedetista reforçou ser um candidato Ficha Limpe. Já Hermano lembrou processos enfretados pelo ex-prefeito. Por fim Carlos refoçou que não tem processos.

Ataques


No último bloco, os temas voltaram a ser livres e Carlos Eduardo perguntou para Hermano sobre projetos para o bairro Planalto. O pemedebista rebateu com acusações sobre a falta de infra-estrutura e obras inacabadas. O ex-prefeito falou sobre suas obras no bairro na réplica. Finalmente, Hermano falou sobre suas propostas e emendou pergunta sobre educação. Carlos respondeu sobre as metas do Ideb na sua gestão e a decadência atual. Hermano questionou que o ex-prefeito teve oportunidade de fazer e não teria feito. Na tréplica, o pedetista falou que Hermano participou de todas as gestões nos últimos anos.

Hermano pediu direito de resposta, mas não foi concedido por não ser ofensa moral. Em seguida Carlos perguntou sobre a participação do PMDB nas gestões. Hermano defendeu que o partido sempre ajudou por ter compromisso com Natal. O ex-prefeito falou sobre a sua independência e atacou o PMDB. No final, Hermano reforçou mais uma vez o voto de Micarla em Carlos.

A pergunta do pemedebista em seguida tratou sobre os aumentos das passagens de ônibus na gestão de Carlos. O ex-prefeito respondeu com as ações feitas com o conselho do usuário. O candidato do PMDB mais uma vez disse que houve seis aumentos de passagens. Na tréplica, Carlos Eduardo falou dos projetos pra BRT e VLT.

Entre a mudança e a experiência

Após sorteio, Hermano Morais iniciou suas considerações agradecendo aos natalenses durante toda a campanha defendendo a mudança com uma gestão moderna. Hermano ainda defendeu a aliança com o governo federal e seu amor por Natal.

Já Carlos Eduardo também iniciou agradecendo a oportunidade do debate e defendeu a reconstrução da cidade através da profissionalização da gestão, finalizando com o discurso de sua experiência para resgatar Natal.
Júlio Rocha, DN Online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário