Contatos

Contatos

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Ministério das Cidades vai doar 1 milhão de bafômetros para ações educativas

O Ministério das Cidades vai doar um milhão de bafômetros até o final do ano, que serão utilizados em ações educativas e não punitivas. Os bafômetros serão entregues à Associação Nacional dos Detrans (AND), que ficará responsável por distribuir aos seus associados. O objetivo é utilizar os equipamentos como forma de conscientizar os motoristas sobre os perigos de dirigir após a ingestão de álcool.

Essa é mais uma ação da campanha permanente para redução de acidentes, que faz parte do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes – Parada pela Vida. Além dos bafômetros, outras medidas educativas estão sendo realizadas em todo o país, inclusive, no 27º Salão do Automóvel, em São Paulo, onde o ministério participa com um estande que traz um simulador de carro que reproduz a perda de reflexos de quem ingere álcool e dirige.

Na abertura do Salão do Automóvel, na quarta-feira (24), o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, conversou com representantes da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) para incluir, no manual dos veículos saídos das fábricas, uma lista com os Dez Mandamentos do Bom Condutor.

Também foi firmado um convênio com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), para orientar vendedores de automóveis a oferecer dicas de segurança aos compradores.

Paradinha
O governo federal também está investindo em campanhas publicitárias como o Paradinha - campanha destinada a crianças como forma de alertar aos adultos sobre as leis do trânsito -, veiculada na televisão e no rádio para a redução de acidentes de trânsito envolvendo crianças.

A campanha “Paradinha”, lançada este mês pelo Ministério das Cidades, tem como foco as crianças, que vão conscientizar os adultos a não consumir bebidas alcoólicas ao dirigir, assim como não falar ao celular e andar em alta velocidade. A campanha faz parte do Parada – Pacto Nacional pela Redução de Acidentes. Segundo o dados do Ministério da Saúde, quase 2 mil crianças morrem por ano em acidentes de trânsito no Brasil.

O Parada, lançado em maio do ano passado pelo Ministério das Cidades, é uma resposta do Brasil à resolução da Organização das Nações Unidas, que instituiu o período de 2011 a 2020, como a Década de Segurança Viária, para redução da metade das mortes no mundo. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram cerca de 1,3 milhões de mortes no trânsito em 178 países, em 2009.

A campanha brasileira visa articular a ação conjunta de órgãos e entidades de trânsito federais, estaduais e municipais, organizações não governamentais, do setor privado e da população brasileira.

No último dia 21 de setembro, a presidenta Dilma Roussef aderiu ao Parada, em cerimônia que reuniu artistas e esportistas no Palácio do Planalto, onde assinaram o livro de adesão ao Pacto pela Vida.
nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário