Neste
ultimo domingo (28) na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Riacho da Cruz,
várias crianças receberam o sacramento do batismo sob a presidência do Padre
Iraildo.
Para o cristão o batismo é um sacramento importantíssimo na vida do fiel, tendo em vista que simboliza a vinculação do cristão selando uma aliança com Cristo.
Para o cristão o batismo é um sacramento importantíssimo na vida do fiel, tendo em vista que simboliza a vinculação do cristão selando uma aliança com Cristo.
Na Igreja Católica o batismo é recebido na infância: o banho na água, a unção
do óleo, o sinal da cruz e a vela acesa segurada pela criança, pelos padrinhos
e pelos pais da criança batizada, intercalando a cerimônia com cânticos e
finalmente o sermão do padre acerca de conduzir a criança nos ensinamentos
cristãos do catolicismo, tendo como principais responsáveis para a formação da
personalidade, educação e desenvolvimento de uma nova criatura católico-cristã,
o acompanhamento da vida da criança nos caminhos da fé católica que deve ser
realizado não somente pelos pais, mas também pelos padrinhos.
Foi seguindo esses ritos que o Padre Iraildo, no ultimo (28), presidiu o
batismo várias crianças, e desenvolveu o seu sermão aos pais, padrinhos e
convidados.
Em outras religiões protestantes o batismo é realizado geralmente em culto presidido à beira de um rio, onde os crentes adolescentes e adultos são batizados mediante o símbolo de imersão do corpo na água. Não se batizam crianças sob o argumento de que elas ainda não têm dicernimento decisório formado, por isso retardam o batismo até que elas adquiram consciência de seus atos e vontade própria para crer em Cristo e aceitá-lo como Salvador.
No Tempo da Lei (do Antigo Testamento) em que viveu Abraão, a aliança com Deus era formalizada pelos israelitas através da circuncisão e era necessária a constante realização de sacrifícios ao Senhor para a expiação dos pecados, bem como a contenção da proliferação do pecado mediante o extermínio do pecador.
Então, Deus mandou que Abraão e seus descendentes guardassem a aliança da circuncisão: “Todo macho entre vós será circuncidado. Circuncidareis a carne do vosso prepúcio; será isso por sinal de aliança entre mim e vós” (Gênesis 17:10-11). Ele ordenou que circuncidassem os meninos no oitavo dia da vida e essa era a marca da aliança com Deus.
Em outras religiões protestantes o batismo é realizado geralmente em culto presidido à beira de um rio, onde os crentes adolescentes e adultos são batizados mediante o símbolo de imersão do corpo na água. Não se batizam crianças sob o argumento de que elas ainda não têm dicernimento decisório formado, por isso retardam o batismo até que elas adquiram consciência de seus atos e vontade própria para crer em Cristo e aceitá-lo como Salvador.
No Tempo da Lei (do Antigo Testamento) em que viveu Abraão, a aliança com Deus era formalizada pelos israelitas através da circuncisão e era necessária a constante realização de sacrifícios ao Senhor para a expiação dos pecados, bem como a contenção da proliferação do pecado mediante o extermínio do pecador.
Então, Deus mandou que Abraão e seus descendentes guardassem a aliança da circuncisão: “Todo macho entre vós será circuncidado. Circuncidareis a carne do vosso prepúcio; será isso por sinal de aliança entre mim e vós” (Gênesis 17:10-11). Ele ordenou que circuncidassem os meninos no oitavo dia da vida e essa era a marca da aliança com Deus.
No Tempo da Graça (do
Novo Testamento) em que vivemos atualmente, Jesus Cristo inicia a Nova e Eterna
Aliança, representando o Cordeiro de Deus perfeito e sem mácula, o qual foi
sacrificado uma única vez por todas como holocausto definitivo perante o Senhor
em favor da humanidade que nele crer, inibindo assim a necessidade de
sacrifícios de animais.
Jesus, então prega a realização do batismo como símbolo de aliança entre o homem e Cristo e ensina para que seja realizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Todo aquele que nele crer e for batizado recebe o perdão de Deus, mediante Cristo Jesus, inibindo a necessidade de observação aos mandamentos da lei, quais sejam "olho por olho e dente por dente".
É no livro do Apóstolo Mateus que verificamos esses ensinamentos do Salvador:
E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos (Mateus 28:18-20).
O próprio Jesus Cristo foi batizado no Rio Jordão, por João Batista, a passagem está descrita no Livro de Mateus.
Conta-nos os Evangelhos que Jesus sai da Galiléia e vai ao Rio Jordão a fim de ser batizado por João. Este episódio marcará o início da vida pública de Jesus, ou seja, de sua vida conhecida e relatada pelos evangelistas. João Batista espanta-se com o pedido de Jesus, pois sabia quem Ele era. Jesus não precisava ser batizado para conversão de seus pecados, porque Nele não habitava o mal. Mas quis ser batizado para mostrar que estava junto com o povo peregrino e sofredor. Quis estabelecer, desde já, um vínculo de proximidade com aquela gente infinitamente amada por Ele [1].
13. Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.
14. Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?
15. Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.
16. E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
17. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo (MATEUS 3. 13-17).
Jesus, então prega a realização do batismo como símbolo de aliança entre o homem e Cristo e ensina para que seja realizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Todo aquele que nele crer e for batizado recebe o perdão de Deus, mediante Cristo Jesus, inibindo a necessidade de observação aos mandamentos da lei, quais sejam "olho por olho e dente por dente".
É no livro do Apóstolo Mateus que verificamos esses ensinamentos do Salvador:
E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos (Mateus 28:18-20).
O próprio Jesus Cristo foi batizado no Rio Jordão, por João Batista, a passagem está descrita no Livro de Mateus.
Conta-nos os Evangelhos que Jesus sai da Galiléia e vai ao Rio Jordão a fim de ser batizado por João. Este episódio marcará o início da vida pública de Jesus, ou seja, de sua vida conhecida e relatada pelos evangelistas. João Batista espanta-se com o pedido de Jesus, pois sabia quem Ele era. Jesus não precisava ser batizado para conversão de seus pecados, porque Nele não habitava o mal. Mas quis ser batizado para mostrar que estava junto com o povo peregrino e sofredor. Quis estabelecer, desde já, um vínculo de proximidade com aquela gente infinitamente amada por Ele [1].
13. Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.
14. Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?
15. Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.
16. E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
17. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo (MATEUS 3. 13-17).
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