Contatos

Contatos

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Realizado neste domingo o batismo de várias crianças na Paróquia do Sagrado Coração Jesus em Riacho da Cruz

Neste ultimo domingo (28) na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Riacho da Cruz, várias crianças receberam o sacramento do batismo sob a presidência do Padre Iraildo.

Para o cristão o batismo é um sacramento importantíssimo na vida do fiel, tendo em vista que simboliza a vinculação do cristão selando uma aliança com Cristo.
Na Igreja Católica o batismo é recebido na infância: o banho na água, a unção do óleo, o sinal da cruz e a vela acesa segurada pela criança, pelos padrinhos e pelos pais da criança batizada, intercalando a cerimônia com cânticos e finalmente o sermão do padre acerca de conduzir a criança nos ensinamentos cristãos do catolicismo, tendo como principais responsáveis para a formação da personalidade, educação e desenvolvimento de uma nova criatura católico-cristã, o acompanhamento da vida da criança nos caminhos da fé católica que deve ser realizado não somente pelos pais, mas também pelos padrinhos. 

Foi seguindo esses ritos que o Padre Iraildo, no ultimo (28), presidiu o batismo várias crianças, e desenvolveu o seu sermão aos pais, padrinhos e convidados.

Em outras religiões protestantes o batismo é realizado geralmente em culto presidido à beira de um rio, onde os crentes adolescentes e adultos são batizados mediante o símbolo de imersão do corpo na água. Não se batizam crianças sob o argumento de que elas ainda não têm dicernimento decisório formado, por isso retardam o batismo até que elas adquiram consciência de seus atos e vontade própria para crer em Cristo e aceitá-lo como Salvador.

No Tempo da Lei (do Antigo Testamento) em que viveu Abraão, a aliança com Deus era formalizada pelos israelitas através da circuncisão e era necessária a constante realização de sacrifícios ao Senhor para a expiação dos pecados, bem como a contenção da proliferação do pecado mediante o extermínio do pecador.

Então, Deus mandou que Abraão e seus descendentes guardassem a aliança da circuncisão: “Todo macho entre vós será circuncidado. Circuncidareis a carne do vosso prepúcio; será isso por sinal de aliança entre mim e vós” (Gênesis 17:10-11). Ele ordenou que circuncidassem os meninos no oitavo dia da vida e essa era a marca da aliança com Deus.

No Tempo da Graça (do Novo Testamento) em que vivemos atualmente, Jesus Cristo inicia a Nova e Eterna Aliança, representando o Cordeiro de Deus perfeito e sem mácula, o qual foi sacrificado uma única vez por todas como holocausto definitivo perante o Senhor em favor da humanidade que nele crer, inibindo assim a necessidade de sacrifícios de animais.
Jesus, então prega a realização do batismo como símbolo de aliança entre o homem e Cristo e ensina para que seja realizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

Todo aquele que nele crer e for batizado recebe o perdão de Deus, mediante Cristo Jesus, inibindo a necessidade de observação aos mandamentos da lei, quais sejam "olho por olho e dente por dente".

É no livro do Apóstolo Mateus que verificamos esses ensinamentos do Salvador:
E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos (Mateus 28:18-20). 

O próprio Jesus Cristo foi batizado no Rio Jordão, por João Batista, a passagem está descrita no Livro de Mateus.

Conta-nos os Evangelhos que Jesus sai da Galiléia e vai ao Rio Jordão a fim de ser batizado por João. Este episódio marcará o início da vida pública de Jesus, ou seja, de sua vida conhecida e relatada pelos evangelistas. João Batista espanta-se com o pedido de Jesus, pois sabia quem Ele era. Jesus não precisava ser batizado para conversão de seus pecados, porque Nele não habitava o mal. Mas quis ser batizado para mostrar que estava junto com o povo peregrino e sofredor. Quis estabelecer, desde já, um vínculo de proximidade com aquela gente infinitamente amada por Ele [1]. 

13. Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.

14. Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?

15. Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.

16. E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.

17. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo (MATEUS 3. 13-17).














Nenhum comentário:

Postar um comentário