O
Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários - Seapac e a Secretaria
de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social - Sethas realizarão
neste final de semana - 27 e 28 - capacitação das famílias a serem atendidas
pelo programa de cisternas nos municípios de Venha Ver (87 famílias), Água Nova
(62) e Coronel João Pessoa (67).
O Seapac foi a instituição vencedora da licitação realizada pela Sethas para a execução do Programa Nacional de Cisternas no Rio Grande do Norte.
O Seapac foi a instituição vencedora da licitação realizada pela Sethas para a execução do Programa Nacional de Cisternas no Rio Grande do Norte.
Nos municípios onde as famílias já foram capacitadas, chegou o momento da construção das cisternas. É o que já está ocorrendo em Riacho da Cruz, Itaú, Rodolfo Fernandes, Taboleiro Grande e Portalegre, onde as equipes já estão trabalhando na marcação dos buracos e GPS (topográfico) das cisternas. "Nestes próximos dias, daremos início, efetivamente, à construção, dessas cisternas", ressalta o secretário Luiz Eduardo Carneiro Costa, da Sethas.
O calendário de atividades do Programa Nacional de Cisternas consiste em três passos: visita e cadastramento das famílias (a partir de uma lista já encaminhada pelo MDS), a capacitação dessas pessoas e, por fim, a construção dos reservatórios.
Nos dias 30 e 31 próximos, as equipes do Seapac e da Sethas estarão trabalhando na visita e cadastramento das famílias em dois novos municípios da região Alto Oeste - São Miguel e Doutor Severiano.
Serão destinados ao programa no Estado recursos de R$ 4,7 milhões, com a contrapartida do Governo do Estado, no valor de R$ 1,5 milhão, por meio da Sethas, em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
A construção de cisternas para armazenamento de água tem como objetivo possibilitar à população do semiárido o acesso a uma estrutura simples e eficiente de captação de água da chuva e de aproveitamento sustentável dos recursos pluviais, ampliando as condições de acesso à água potável das populações rurais de baixa renda da região a partir do armazenamento de água em reservatórios apropriados.
Em todo o Rio Grande do Norte, serão construídas 2.800 cisternas em 47 municípiosÁgua Nova, Almino Afonso, Antônio Martins, Baraúna, Bento Fernandes, Bom Jesus, Campo Grande, Carnaúba dos Dantas, Coronel João Pessoa, Currais Novos, Cruzeta, Doutor Severiano, Equador, Espírito Santo do Oeste, Florânia, Frutuoso Gomes, Ielmo Marinho, Itaú, Janduís, Japi, João Dias, Luís Gomes, Macau, Marcelino Vieira, Martins, Nova Cruz, Olho D´Água do Borges, Paraná, Patu, Poço Branco, Portalegre, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, Santa Cruz, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Tomé, São Miguel, São Rafael, Senador Eloy de Souza, Serra do Mel, Taipu, Touros, Taboleiro Grande, Umarizal e Venha Ver.
Fonte: O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário