Contatos

Contatos

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Seca no sertão do RN faz nordestino alimentar animais com pedras de sal

Há nove meses não chove em boa parte do interior do Rio Grande do Norte. Para o governo, esta é a pior estiagem dos últimos 30 anos no estado. E neste mês de outubro, a situação é ainda mais crítica. Segundo os meteorologistas, outubro é o mês mais quente do ano. Na tentativa de salvar os animais, o sertanejo vem adotando medidas extremas. Em Pendências, município do Oeste potiguar, pedras de sal e farelo de milho misturado em baldes d`água são as únicas fontes de alimento para as criações.

Como o farelo não é suficiente para todo o rebanho, o jeito é misturar a raspa de milho - o pouco que sobrou da plantação do ano passado - com água. Isso faz a ração render um pouco mais. Para forçar os animais a se alimentarem do caldo, as pedras de sal se tornam a solução. Eles lambem as pedras e ficam com mais sede. E, em busca d`água, o caldo de farelo acaba se tornando a salvação.

É desse jeito que o criador Magno Moura tenta livrar a criação da morte. Ou, pelo menos, manter o gado que resta de pé. "Nunca vi coisa tão cruel. Tudo que consegui ao longo dos anos está se acabando", lamentou.

"Lutei. Sou um homem trabalhador, mas numa hora dessas a tristeza é profunda. Ninguém pode analisar a dor de um nordestino que perde seus animais. É duro demais. Só quem está aqui, no dia a dia, vendo eles morrendo aos poucos, sabe", acrescentou o criador, segurando o choro.

De acordo com o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Rio Grande do Norte, João Lúcio da Silva, até a próxima quarta-feira (17) o estado deve receber 25 mil toneladas de milho.

Os grãos serão distribuídos em Natal, Currais Novos e na região do Vale do Açu. Para o dia 19, ele também espera a chegada de mais 30 mil toneladas, que serão distribuídas para os demais municípios.

Estado de emergência

Hoje, dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, 83% sofrem com a falta de chuvas. São 139 cidades em estado de emergência. Segundo a Defesa Civil do Estado, o Governo do RN já garantiu o repasse de R$ 10 milhões para contratação de carros-pipa, recuperação de postos artesianos e compra de insumos para os animais.

Quanto às chuvas, as previsões não são animadoras. De acordo com o relatório da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), não há boa previsão para os próximos meses no interior. A seca deve se estender até o início de 2013.

Municípios com estiagem

Acari, Assu, Afonso Bezerra, Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Alto dos Rodrigues, Angicos, Antônio Martins, Apodi, Areia Branca, Baraúnas, Barcelona, Bento Fernandes, Bodó, Boa Saúde, Bom Jesus, Caiçara do Norte, Caiçara do Rio do Vento, Caicó, Campo Redondo, Caraúbas, Carnaúba dos Dantas, Carnaubais, Cerro-Corá, Coronel Ezequiel, Campo Grande, Coronel João Pessoa, Cruzeta, Currais Novos, Doutor Severiano, Encanto, Equador, Felipe Guerra, Fernando Pedroza, Florânia, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Galinhos,  Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Guamaré, Ielmo Marinho, Ipanguaçu, Ipueira, Itajá, Itaú, Jaçanã, Jandaíra, Janduís, Japi, Jardim de Angicos, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, João Câmara, João Dias, José da Penha, Jucurutu, Lagoa Nova, Lagoa Salgada, Lagoa D`Anta, Lagoa de Pedras, Lagoa de Velhos, Lajes Pintadas, Lajes, Lucrécia, Luís Gomes, Macau, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Messias Targino, Monte das Gameleiras, Mossoró, Nova Cruz, Olho D`Água do Borges, Ouro Branco, Paraná, Paraú, Parazinho, Parelhas, Passa e Fica, Patu, Pau dos Ferros, Pedra Grande, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pendências, Pilões, Poço Branco, Portalegre, Porto do Mangue, Serra Caiada, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Riachuelo, Rodolfo Fernandes, Ruy Barbosa, Santa Cruz, Santa Maria, Santana do Matos, Santana do Seridó, Santo Antônio, São Bento do Norte, São Bento do Trairi, São Fernando, São Francisco do Oeste, São João do Sabugi, São José do Campestre, São José do Seridó, São Miguel de Touros, São Miguel, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Rafael, São Tomé, São Vicente, Senador Elói de Souza, Serra Negra do Norte, Serra de São Bento, Serra do Mel, Serrinha dos Pintos, Serrinha, Severiano Melo, Sítio Novo, Taboleiro Grande, Tangará, Tenente Ananias, Tenente Laurentino Cruz, Tibau, Timbaúba dos Batistas, Touros, Triunfo Potiguar,  Umarizal, Upanema, Venha-Ver, Viçosa.

Fonte: G1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário