Contatos

Contatos

domingo, 21 de outubro de 2012

Viçosa: População feminina é superior a masculina

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foram contabilizados 1.618 habitantes em 482 domicílios no municipio de Viçosa/RN, o que corresponde a 100% da população.

Quantitativamente a população feminina de Viçosa é superior a população masculina, são 812 mulheres, e 806 homens, ou seja, o municipio tem seis mulheres a mais que homens.


O municipio segue os padrões nacional. O Brasil passou a ter quase 4 milhões de mulheres a mais do que homens em dez anos, segundo dados do Censo Demográfico 2010. A relação entre os gêneros, segundo o estudo, é de 96 homens para cada 100 mulheres.

"Isso já vem ao longo dos censos e é em função da mortalidade. Apesar de nascerem mais homens, como a mortalidade dos homens é superior à das mulheres ao longo da vida, no final, você tem um contingente maior de mulheres”, explicou Fernando Albuquerque, gerente de projetos da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE.


Segundo matéria veiculada no Diário de Natal, Viçosa tem o menor número de habitantes no estado. O município, porém, está contestando os dados junto ao IBGE

O resultadodo Censo Demógrafico 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta Viçosa, com 1.618 habitantes, como o menor municício do estado em população. Ipueira, no Seridó, ficou em segundo lugar e Galinhos, na região Salineira, em terceiro. Nos últimos 10 anos, Viçosa teve crescimento de apenas 97 habitantes, segundo os dados do IBGE, os quais a prefeitura, por sinal, ainda não reconhece. Para a administração local, não foram contabilizados todos os moradores.

De acordo com a chefe de gabinete da prefeitura, Vera Lúcia, a estimativa é que ao invés de 1.618 habitantes, como divulgado pelo censo, a cidade tenha pelo menos 2.027 pessoas que moram nas áreas urbana e rural. As informações são baseadas em dados coletados por agentes de saúde e de acordo com o sistema de informação à atenção básica. A análise dos profissionais da saúde revela ainda, que somente este ano, 21 crianças nasceram no município.

"Já encaminhamos o ofício com o pedido de retificação junto ao IBGE" declara Vera Lúcia. Para ela, por causa da população reduzida, tudo se torna muito difícil para a cidade, inclusive na obtenção de recursos.
O munícipio de 38km² de extensão territorial fica localizado entre os municípios de Portalegre e Martins. "Aqui temos muitas praças bonitas e logo no início da cidade temos uma gruta, com a imagem da padroeira Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro" diz o coordenador de turismo Márcio Wagner. Viçosa é município recente em relação à capital potiguar, tem apenas 47 anos de idade. Entre os potenciais de turismo, na época chuvosa, corre o Riacho dos Dormentes, que é muito visitado por ter fontes naturais e cachoeira. A Casa da Cultura popular dispõe, para turistas e para a população local, de um pequeno acervo bibliográfico e a venda de artesanato criado pelos próprios viçosenses.
Dados do IBGE informam que lá moram 806 homens e 812 mulheres. A maior concentração depopulação pode ser observada na área urbana, com 1.541 pessoas. Somente 77 pessoas vivem na zona rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário