Contatos

Contatos

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Vereador preso por homicídio é dos mais votados no interior do Rio Grande do Norte


O vereador e sargento reformado Cleonaldo Joaquim Oliveira foi reeleito no último 7 de outubro com a terceira maior votação de Monte Alegre, mesmo em regime de prisão preventiva. O parlamentar está detido no 3º Batalhão de Polícia de Choque, em Natal. A primeira audiência para julgar o caso acontecerá dia 26 deste mês. Caso seja condenado pelo Tribunal do Júri ele perde o mandato e cede lugar ao primeiro suplente.

Cleonaldo confessou ter assassinado Erival Lopes da Silva, de 37 anos, em legítima defesa. O crime aconteceu no último 28 de junho. O motivo teria sido fútil, segundo informaram fontes de Monte Alegre: o pneu do carro que Erival dirigia furou e o carro ficou “no prego” em frente à casa de Cleonaldo, em Vera Cruz. Ele e os amigos pararam próximo à residência do vereador para trocar o pneu.

Erival teria destratado os próprios amigos pela forma como trocavam o pneu. Os xingamentos chamaram a atenção da mulher do vereador. Ela teria saído de casa e pedido para Erival parar com a baderna na rua e chamou Cleonaldo para resolver a situação. Fontes do município contam que o vereador pediu respeito à sua casa. Sem ser atendido, apontou as armas e efetuou quatro disparos de arma de fogo contra Erival.

O juiz eleitoral de Monte Alegre (comarca responsável por Vera Cruz), Marcos José Sampaio, disse que o próprio vereador – ex-presidente da Câmara Municipal – procurou a delegacia para confessar o crime. “Ele disse ter agido em legítima defesa, pois pensava que seria atacado pelo rapaz”. O magistrado disse só se pronunciar a respeito da consequência da condenação para o mandato do vereador após o julgamento.

Esta semana a Delegacia Geral de Polícia identificou a ossada encontrada semana passada em um carro enterrado dentro do Sítio Euzébio, de propriedade de Cleonaldo. O sítio está localizado distante 9km de Vera Cruz, em local de difícil acesso. O carro com o corpo da vítima foi descoberto após policiais civis, federais e representantes do Ministério Público deflagrarem operação com o objetivo de cumprir dois mandados de busca e apreensão na residência e no sítio do vereador. Também foram encontrados oito cartuchos de espingarda calibre 32.

A vítima é Paulo Sérgio de Araújo, desaparecido desde o dia 17 de dezembro de 2009, quando foi registrado o Boletim de Ocorrência pela mãe da vítima. Paulo Sérgio foi visto pela última vez num assentamento localizado em Macaíba, dirigindo um veículo tipo GM Kadett de cor vermelha – possivelmente o mesmo incendiado e encontrado enterrado no sítio do vereador. Ele teria sido raptado por quatro homens usando colete da Polícia que dirigiam um Gol. Um dos homens levou o carro da vítima. A identificação do corpo será comprovada por exame de DNA.

Crime seria por vingança
O crime teria sido motivado por vingança, segundo informações prestadas por fontes da cidade e publicadas no Diário de Natal em 28 de setembro. O rapaz encontrado no carro carbonizado seria filho do homem que teria mandado matar o pai do vereador, há dois anos. “Logo depois que o pai dele morreu, o vereador dizia que não descansaria enquanto não se vingasse dos assassinos de seu pai”, relembra a fonte. Outros três envolvidos na morte do agricultor Joaquim Moisés, pai de Cleonaldo, já teriam “desaparecidos do mapa”.

Segundo a fonte, o assassinato do pai do vereador ocorreu por volta das 19h30, quando invadiram a casa de Joaquim Moisés, na comunidade rural conhecida por Euzébio, para assaltá-lo. Como o pai de Cleonaldo teria negado ter dinheiro em casa, os assaltantes dispararam contra o agricultor, que revidou aos disparos e atingiu um dos envolvidos no crime. Com o pai morto e o assaltante baleado agonizando, Cleonaldo chegou ao local e pressionou a vítima a confessar o nome do mandante que, segundo a fonte, era o pai do rapaz encontrado no carro carbonizado.
Por Sergio Vilar, do DNOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário