Contatos

Contatos

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Tamanho não é documento: Vereador eleito em JP tem 1,08m e 'gigante' de 2,25m não se elege vice

O ditado popular, “tamanho não é documento”, se fez valer nas eleições municipais da Paraíba. Enquanto Santino Feliciano (PT do B), com apenas 1,08m, foi eleito vereador de João Pessoa, o homem mais alto do país, Joelison Fernades (PSB), conhecido como Ninão, que tem 2,25m, não conseguiu se eleger como vice-prefeito na cidade de Assunção, no Cariri da Paraíba.

Ninão disputou à prefeitura compondo a chapa encabeçada pelo candidato Nezinho França (PSDB). Juntos, obtiveram 1.029 votos (35,62%), mas a chapa foi derrotada no último domingo (07). O prefeito eleito foi Rafael (PSD), que conseguiu 1.860 votos (64,38%). Em Assunção, votaram em branco 34 eleitores e 150 anularam seu voto.

Ninão, de 27 anos, é considerado o homem mais alto do Brasil e o segundo do Mundo. Sua estatura chamou a atenção da imprensa nacional, que lhe deu status de estrela em programas de auditório.

Assunção tem 2.957 eleitores aptos a votar, em oito seções instaladas. Fica localizado na microrregião do Cariri Ocidental, região do semiárido paraibano. De acordo com o IBGE, sua população é estimada em 3.471 habitantes. Assunção tem área territorial de 126 quilômetros quadrados. Um grande problema enfrentado na cidade diz respeito ao abastecimento de água, uma vez que ainda não existe distribuição de água encanada.

No maior colégio eleitoral do Estado, 2.537 eleitores elegeram Santino Feliciano, 72 anos, que disputou uma das 27 vagas da Câmara Municipal pela coligação “Por Amor a João Pessoa, Sempre”. Ficou em penúltima colocação entre os mais votados.

O candidato a vereador Pastor Miguel Arcanjo (PRB) conseguiu 4.756 votos, mas ficou na primeira suplência. Outros oito candidatos tiveram mais de 3 mil votos nas urnas, mas também amargarão a suplência, por conta do coeficiente eleitoral.
A capital paraibana tem 280 mil e 207 eleitores. A Câmara de Vereadores tem 21 cadeiras. Em 2013 passará a ter 27.

Nenhum comentário:

Postar um comentário