Contatos

Contatos

domingo, 28 de outubro de 2012

Riacho da Cruz tem um dos menores PIB do estado

O PIB é um indicador para medir a atividade econômica do país. Quando há queda de dois trimestres consecutivos no PIB, a economia está em recessão técnica. Os economistas costumam dizer que o PIB é um bom indicador de crescimento, mas não de desenvolvimento, que deveria incluir outros dados como distribuição de renda, investimento em educação, entre outros aspectos.



O município de Riacho da Cruz, cidade do interior do estado do Rio Grande do Norte. Localiza-se na Microrregião de Pau dos Ferros e Mesorregião do Oeste Potiguar, a uma distância de 350 quilômetros a oeste da capital do estado, Natal, onde ocupa uma área de 127,221 km², sendo que apenas 0,3682 km² estão em perímetro urbano apresenta um dos menores Produto Interno Bruto do estado. Dos 167 municípios do estado, Riacho da Cruz ocupa a 156ª posição, o que a coloca em uma posição com um dos menores PIB do estado.



O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos em um país durante certo período. Isso inclui do pãozinho até o apartamento de luxo.



O índice só considera os bens e serviços finais, de modo a não calcular a mesma coisa duas vezes. A matéria-prima usada na fabricação não é levada em conta. No caso de um pão, a farinha de trigo usada não entra na contabilidade.

Um carro de 2006 não é computado no PIB de 2007, pois o valor do bem já foi incluído no cálculo daquele outro ano.



O primeiro fator que influencia diretamente a variação do PIB é o consumo da população. Quanto mais as pessoas gastam, mais o PIB cresce. Se o consumo é menor, o PIB cai.



O consumo depende dos salários e dos juros. Se as pessoas ganham mais e pagam menos juros nas prestações, o consumo é maior e o PIB cresce. Com salário baixo e juro alto, o gasto pessoal cai e o PIB também. Por isso os juros altos atrapalham o crescimento do país.

Informações IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário