Contatos

Contatos

terça-feira, 5 de março de 2013

Umarizal participa da primeira Semana de Mobilização Saúde na Escola

O município de Umarizal está participando da 1ª Semana de Mobilização Saúde na Escola que tem como tema a obesidade entre crianças e adolescentes. Na manhã dessa terça-feira, 05, profissionais que fazem parte da Estratégia Saúde da Família de Umarizal estiveram na Creche Municipal Dina de Brito onde realizaram a avaliação nutricional com a pesagem e a medição da altura dos estudantes para se calcular o Índice de Massa Corpórea (IMC).

“A partir desse trabalho a gente vai eleger quais são os assuntos que a gente vai trabalhar ao longo do ano. Dependendo do perfil de cada criança”, destaca a enfermeira Maraísa que esteve coordenando o trabalho na creche.  Segundo ela cada enfermeiro fica responsável pelas escolas e creches da sua área de atuação.

A enfermeira explica ainda que uma série de profissionais também está participando da ação. “A gente traz nutricionista, pediatra, odontólogos, enfermeiros, toda uma equipe para trabalhar com esse pessoal”. Toda criança identificada com excesso de peso será encaminhado para uma unidade básica de Saúde e receberá todo o tratamento necessário com assistência total do município.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos tem com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda segundo o levantamento, jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passaram de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009.

Em dezembro de 2011, o ministério autorizou o repasse de R$ 118,9 milhões aos 2.495 municípios que aderiram ao Programa Saúde na Escola e se comprometeram com metas e ações de promoção, prevenção, educação e avaliação das condições de saúde das crianças e adolescentes.

Da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Umarizal

Nenhum comentário:

Postar um comentário