Contatos

Contatos

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Gestores devem cadastrar dados sobre centros de referência de assistência social

Gestores municipais e estaduais já podem fazer o preenchimento de informações para a consolidação do Censo Sistema Único de Assistência Social (Suas) 2012. O sistema para o cadastramento das informações deste ano foi aberto nesta segunda-feira, 24 de setembro.

O Censo do Suas é promovido anualmente – por preenchimento do questionário on-line –com objetivo de identificar a estrutura e os serviços prestados nos equipamentos de Assistência Social de todo o país. O cadastramento das informações deve ser feito pelo responsável, por meio da senha de acesso aos sistemas da Rede Suas, no perfil “cadsuas.município” ou “cadsuas.estado”.


A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que este ano outras informações foram acrescentadas ao questionário. Além de responderem sobre a gestão, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros Especializados de Referência de Assistência Social (Creas), Centro-POP e Conselhos, os Municípios e os Estados também terão de responder sobre as Unidades de Acolhimento tanto da rede pública como da rede não governamental.

A entidade esclarece que as Unidades de Acolhimento são responsáveis por acolher crianças, adolescentes, idosos, mulheres, dentre outras pessoas que estejam sofrendo violência, tenham seus vínculos familiares rompidos, estejam em situação de abandono, e pessoas em situação de rua.

A Coleta de dados será feita em etapas, de acordo com o cronograma:
    24/09/2012 a 14/11/2012 - Centro POP / Unidades de Acolhimento;
    08/10/2012 a 30/11/2012 - Cras/Gestão Estadual/Gestão Municipal/ Conselhos Municipais;
    22/10/2012 a 30/11/2012 - Conselhos Estaduais; e
    03/12/2012 a 14/12/2012 - Verificação e retificação de dados pelos Estados e Municípios.

Os questionários estarão disponíveis no http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas.

Fonte: Agência CNM

Nenhum comentário:

Postar um comentário