Contatos

Contatos

sábado, 10 de setembro de 2016

Governo do RN avalia números do IDEB 2015 divulgados pelo Ministério da Educação!

Na manhã desta última quinta-feira (8) foram divulgados, pelo Ministério da Educação, os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) relativo ao ano de 2015. Na avaliação, a Rede Estadual apresentou nota 4,5 para os anos iniciais do Ensino Fundamental, 3,2 para os anos finais do Ensino Fundamental e 2,8 no Ensino Médio.
“O avanço nos índices do Ideb é o resultado de nossos esforços e investimentos na Educação. Desde o início de nossa gestão temos como uma de nossas prioridades o fortalecimento da rede pública de educação. Convocamos novos professores para reduzir o déficit, estabelecemos metas, elaboramos o Plano Estadual de Educação e buscamos valorizar o servidor”, declarou o governador Robinson Faria.

Na avaliação da secretária de Estado da Educação do RN, professora Cláudia Santa Rosa, as notas mostram avanços e desafios para a SEEC: “Quando observamos o desempenho dos anos iniciais do Ensino Fundamental, fica claro que todas as ações de capacitação, acompanhamento, os programas da área, como PNAIC e formação de leitores, e o maior número de professores na rede contribuíram para a melhoria no ensino”. No IDEB de 2013, a Rede Estadual havia alcançado nota 3,9 e avançou 0,6 nessa categoria de ensino.

Em relação às notas dos anos finais e Ensino Médio, que tiveram aumento de 0,1 em relação ao IDEB passado, a titular da Educação apontou para o desafio que o RN, e o Brasil, terão para reverter a média histórica: “Se observarmos os IDEBs passados, é uma realidade que se mantém estagnada, principalmente o Ensino Médio, e que teremos de olhar com atenção para formularmos medidas enérgicas para esses alunos”. A secretária ainda lembrou que o projeto de reformulação do Ensino Médio encontra-se em discussão no Congresso Nacional.

O Governo do RN, através de um conjunto de ações, vem buscando a melhoria do ensino público por meio do fortalecimento das escolas da Rede Estadual de Educação. Um exemplo do compromisso com a sala de aula foram as diversas convocações de professores realizadas desde os primeiros meses da atual gestão. Mesmo diante de uma crise econômica que vem frustrando as receitas estaduais, mais de 3900 educadores foram convocados para compor o quadro de professores da SEEC, atendendo da educação básica ao sistema prisional.

Outra ação que traduz a atenção da gestão estadual com a educação foi o respeito ao reajuste do piso nacional dos professores, que neste ano foi da ordem de 11,36% com efeito retroativo a janeiro do mesmo ano. Fora isso, o governador Robinson Faria, assinou, ainda em 2015, a concessão de duas letras da esperada progressão salarial horizontal. A decisão do Governo do RN beneficiou diretamente a 11.321 profissionais do magistério e especialistas em educação que atuam na rede estadual e que há anos aguardava o acesso a esse direito.

No último dia 1º de setembro, por meio da portaria Nº 1544, a Secretaria de Educação do RN deu um outro passo rumo a uma reorganização dentro da Rede Estadual de Ensino: regularização das cargas horárias de professores com jornada incompleta e o retorno de professores para as escolas que ocupavam funções administrativas e pedagógicas no Órgão Central, Diretorias Regionais da Educação e da Cultura (DIREC) e Diretorias Regionais de Alimentação Escolar (DRAE) e que ingressaram na Rede Estadual por meio de concursos realizados a partir de 2005. Essa atitude demonstra a determinação da pasta com a escola, realocando seus servidores para atender diretamente o aluno. “O gestor que não souber onde existe a necessidade e onde alocar um professor, supostamente excedente, que chegará à escola é porque ainda não compreendeu o tamanho do desafio que é conter a cultura do fracasso escolar”, declarou a titular da Educação do RN, professora Cláudia Santa Rosa.

Essa nova visão de gestão da Educação virá acompanhada de um sistema de avaliação da rede de ensino voltado para as demandas específicas do RN, permitindo o diagnóstico e gestão dos indicadores da educação local em menor espaço de tempo, possibilitando a previsão e solução de questões críticas do processo de ensino e melhorias no desempenho da rede.

Com isso, espera-se que o resultado dessas ações seja traduzido no avanço da qualidade da educação ofertada pelas escolas e, consequentemente, à melhoria nos índices de educação dos próximos anos.

Escola Estadual Manoel Dantas alcança nota expressiva no Ideb

A secretária de Educação do RN destacou o avanço que a Escola Estadual Manoel Dantas teve na avaliação do IDEB: “Valeu muito a nossa luta para reabrir a Escola Estadual Dr. Manoel Dantas, fechada no Governo passado. O Ideb foi divulgado. Subiu de 2,5 para 5,6. Muito expressivo. Estou muito feliz. Grata ao Governador pela confiança de reabrir a Escola”. Outro bom exemplo foi da Escola Estadual Hegesippo Reis, localizada em Nova Descoberta, que alcançou 6.1 e já atingiu a meta para 2021 no Ideb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário