Contatos

Contatos

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Acidente domestico...Saiba quais os principais riscos que seu filho pode encontrar dentro de casa!

No período da infância, a descoberta do mundo ocorre a partir das experiências sensoriais. A fumaça da panela, o azul da piscina ou as formas de utensílios domésticos podem despertar a curiosidade dos pequenos e em alguns minutos de distração a brincadeira infantil pode se transformar em um acidente doméstico. De acordo com o último levantamento do DataSus, essa ainda é a maior causa de mortes em crianças de 0 a 9 anos e o novo mostra hoje que cuidados podem ser realizados para sua prevenção.
Os acidentes domésticos são caracterizados como aqueles que ocorrem no lar ou em seu entorno. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, em 90% dos casos poderiam ter sido evitados. Você sabe que medidas podem ser adotadas para deixar sua casa mais segura para crianças? Esse foi o tema da oficina ministrada pela baby planning Daianny Melo na primeira edição do AMARMentar Natal.

O evento foi realizado na Cidade da Criança no último sábado (06). A proposta foi idealizada pelo Grupo Mais Mães que reúne 13 mães digitais influencers de Natal. O encontro foi desenvolvido com o intuito de promover uma tarde de informação para gestantes, mães e outros familiares dentro do calendário internacional de incentivo a amamentação. Ao longo do evento, as mães fizeram um aleitamento coletivo, além de participarem de palestras e oficinas abordando questões referentes ao aleitamento materno, nutrição de mães e crianças, musicalidade e prevenção de acidentes domésticos.

Este último tema foi abordado por Daianny Melo, única baby planning registrada no Rio Grande do Norte, formada pelo International Maternity Institute, nos Estados Unidos.  Seu trabalho consiste em prestar consultoria para gestantes, mães e familiares. Além de escrever para o blog Essencial Mammy, que mantém com uma postagem semanal com orientações para quem espera um bebê ou tem crianças em casa.

Ao longo da tarde do último sábado, Daianny conversou com mães, gestantes e familiares sobre os cuidados que podem ser tomados com a casa para que o lar se torne um ambiente mais seguro e os acidentes domésticos possam ser evitados.

"Com criança a gente não pode descuidar um minuto. Costumamos achar que as crianças não estão preparadas ainda e que quando acontecer alguma coisa podemos prevenir, mas eles alteram suas fases e aprendem coisas da noite para o dia. A criança não avisa que vai aprender a sentar ou começar a engatinhar. Quando percebemos essas coisas já aconteceram e é preciso estar sempre atento", ressalta Daianny.

Os locais mais perigosos da casa para as crianças são respectivamente cozinha, banheiro, escada e quarto. "Em qualquer ambiente da casa é possível que aconteça um acidente, mas existem alguns com mais ocorrências. A cozinha, por exemplo, é um espaço que a criança não deveria ter acesso", explica a baby planning.
De acordo com dados do Datasus,  o órgão de estatísticas do Ministério da Saúde, a partir de números da pesquisa “Acidentes na Primeira Infância”, o número de acidentes envolvendo crianças teve uma redução de 24% em um período de dez anos. Entretanto, segundo Daianny Melo, os dados são ainda preocupantes.
Em 2012, quando foi divulgado o último levantamento, os acidentes domésticos entre crianças de 0 a 9 anos foram responsáveis por 2.104 óbitos no período. A maior parte das mortes foi causada por afogamentos (728) e sufocamento (718).

A pesquisa também revela casos envolvendo queimaduras (220), quedas (171), envenenamento (68), armas de fogo (5) e outros acidentes não classificados (194).
"Eu acho importante ressaltar que as famílias costumam achar que não existe perigo quando se trata de recém-nascidos. Quando falamos em acidentes domésticos associamos a crianças maiores e mais ativas, mas sempre existe risco. Um pequeno descuido pode causar um acidente", ressalta Daianny Melo.

Pais e mães precisam se preocupar em transformar a própria casa em um ambiente mais seguro para seus filhos, para assim para evitar acidentes.

ATENÇÃO DENTRO DE CASA

Cozinha
Este é um ambiente que desperta grande interesse e curiosidade entre os pequenos. “É um universo muito avesso à segurança das crianças, mas também é um espaço que desperta muita curiosidade”, ressalta Daianny. O ideal seria que as crianças não tivessem acesso à cozinha, mas caso não exista como isolar o ambiente ou impedir o acesso das crianças existem algumas dicas que podem evitar acidentes:
- Quando estiver cozinhando utilize preferencialmente as bocas de traz e use os cabos das panelas voltados para dentro.
- Se possível, reorganize os espaços colocando utensílios cortantes na parte de cima dos armários, fora do alcance das crianças. Deixe os compartimentos mais baixos para panos de prato ou plásticos, por exemplo.
- Também é possível adquirir travas para os armários e para as bocas do fogão.
“Eu tenho uma filha de dois anos de idade. Não consegui isolar a cozinha, mas reorganizei os armários e reservei um espaço pra ela. Às vezes quando estou cozinhando ela fica lá no cantinho dela brincando com os plásticos e acha mais divertido que qualquer brinquedo”, relata a baby planning.

Quarto
Daianny explica que de modo geral os pais ficam muito empolgados na decoração e na compra do enxoval e a segurança acaba passando despercebida. “Os pais costumam pensar no enxoval, na decoração do quartinho do bebê, mas não preparam a casa para receber as crianças”, declara.
Neste ambiente os cuidados começam com o preparo do berço:
- Na hora de comprar o móvel, certifique-se de que as grades têm no máximo 6,00 cm de espaçamento.
- Verifique a estabilidade do móvel e se a fixação é feita com buchas.
- Caso escolha um modelo com rodízio, observe se pelo menos duas das rodas possuem travas de segurança.
- A baby planning recomenda que os pais não façam uso de móbiles para decoração do berço, mas caso não abram mão disso, certifiquem-se de que a peça está fora do alcance das crianças para que não consigam eventualmente arrancar uma peça e colocar na boca.
- Os bebês não precisam de travesseiro, almofadas ou cobertores caso estejam bem agasalhados. O berço deve ser utilizado somente com o colchão e um lençol de elástico.
 - Protetores de berço: para as crianças menores pode causar sufocamento e no caso das crianças maiores pode ser utilizado para escalar o berço, causando quedas. Existem modelos mais flexíveis que não impedem a respiração do bebê, caso ele prenda do rosto. Além de não permitir que a criança se apoie para escalar o berço.

Banheiro:
Este é outro ambiente que acumula incidências e é considerado um local de risco para as crianças.
- O vaso sanitário pode causar lesões, prendendo o dedo das crianças que tentam levantar a tampa. Além de poder causar afogamentos. Para evitar esses acidentes, o mercado disponibiliza diversos modelos de trava para tampas de vasos sanitários.
- Outra medida protetiva com relação aos banheiros é a utilização de tapetes antiderrapantes tanto na área do chuveiro como nas banheiras para evitar quedas.

Outros cuidados:
- É possível evitar lesões com o uso de protetores de quina para os móveis que apresentam arestas em seu design. O mercado modelos de silicone, tecido ou espuma.
- Outra recomendação básica recentemente esquecida é a proteção para tomadas. Existem tampas plásticas que impedem que as crianças mexam na tomada. Também é importante esconder os fios, evitando que seja puxada ou levada a boca.
- Para evitar o acesso da criança a locais como cozinha, área de serviço ou escadas, os pais podem adotar grades de segurança.
- Também é possível destacar a instalação de redes de proteção em janelas, varandas, piscinas e escadas.

Novo Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário