Contatos

Contatos

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

São Miguel...Conheça a rotina do estudante do ensino médio que acertou 174 questões objetivas do Enem!

Conheça como vive o estudante Lucielio Cavalcante, do 1º ano do ensino médio, da Escola Estadual Gilney de Souza, que acertou, durante sua primeira participação no ENEM, 174 das 180 questões objetivas.
Não existem obstáculos para quem está decidido a vencer. Prova disso é o exemplo de Lucielio Cavalcante, 18 anos e natural de São Miguel, que, embora tenha sido afetado por limitações físicas impostas pela paralisia cerebral, não cedeu às dificuldades e alcançou um resultado surpreendente na edição 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O aluno do 1º ano do ensino médio na Escola Estadual Gilney de Souza, unidade situada naquela cidade, afirma ter acertado, durante sua primeira participação na avaliação, 174 das 180 questões objetivas.

“Quando corrigi a primeira prova objetiva pelo gabarito extraoficial, vi que tinha acertado 89 questões e quase cai da cadeira com o resultado”, recorda Lucielio. Ele acrescenta que, no último dia 28 de outubro, conferiu todas as provas dos dois dias de exame, considerando o gabarito oficial divulgado pelo Ministério da Educação. Foi nesse momento, segundo o estudante, que houve a certeza dos mais de 170 acertos. “Depois de corrigir a prova pelo gabarito oficial, agi mais naturalmente”.

De acordo com o aluno, no período de dezembro de 2014 a março deste ano, ele estudava durante 14 horas diariamente. No entanto, quando começou o ano letivo, esse tempo foi reduzido para duas horas por dia.

Procurada, a direção da escola prefere não se manifestar sobre o resultado no Enem, alegando que não teve acesso às provas de Lucielio e que necessitaria de um resultado oficial para se pronunciar, na condição de instituição de ensino.

“As pessoas perguntam por que o MEC não entrou em contato comigo, já que alcancei esse resultado. Mas, se tivesse algum erro, já teriam contestado”, declara o estudante.

Apesar de a escola ainda não se posicionar, na unidade, os professores conhecem de perto a dedicação de Lucielio. “Ele é o primeiro a chegar à escola. O primeiro bom dia para alunos é direcionado a ele. Luciélio é um estudante que senta na frente, é participativo, como também um dos que mais interagem”, diz o professor de Física, Antônio Negreiros.

Lucielio tem problemas com a coordenação motora. Apresenta dificuldades para andar, atividade que executa apenas com a ajuda de alguém, na escola. A unidade de ensino pondera que é importante a compra de uma cadeira mais confortável, a fim de que o estudante esteja em melhores condições dentro da sala de aula, pois ele fica muito tempo sentando. Lucielio vai para a escola em um carro da Prefeitura de São Miguel, que o conduz à unidade e traz de volta para casa, todos os dias.

Lucielio não se deixa intimidar pelas circunstâncias e prossegue para o objetivo de ser psicólogo. “Quero ser psicólogo. Se eu conseguir o certificado de conclusão do ensino médio, quero seguir para a universidade. Penso na UFRN”, diz.

“Lucielio é um aluno modelo, um dos últimos a sair da escola. Já cheguei a citá-lo como exemplo, uma vez que existem jovens desinteressados. Ele supera todas as barreiras e não se acomoda”, frisa Lindomar Silva, professor de Língua Espanhola.  Sobre o futuro de Lucielio, o educador afirma ter ciência do potencial do aluno. “É como diz o ditado: Quem tem a vontade, tem a metade. Ele pesquisa, não se limita ao que aprende em sala de aula”, acrescenta.

O estudante relata que a professora Ivanilda de Souza contribuiu para o crescimento dele em redação. “Ensinei os passos para fazer uma boa redação. Além disso, Lucielio é comprometido. É o primeiro a trazer as atividades de sala de aula”, salienta.

Maiara da Silva estuda na mesma sala de Luciélio e reconhece o esforço do colega. “Apesar de ter limitação, ele é dedicado, não quis desistir e busca a felicidade”, diz.



ROTINA
Nossa reportagem acompanhou o momento em que o estudante retornava para casa. Ao descer do carro, o estudante foi amparado pelo motorista, para poder entrar em seu lar, que é simples, mas, sem dúvida, é também um ambiente onde vivem pessoas dispostas a lutar pela vida.

O estudante tem muletas e um andador, mas se locomove, tendo as paredes de casa como apoio. Lucielio mora com a mãe, dona Francilene Cavalcante, de 53 anos, que acompanha o filho em todos os lugares. O pai morreu quando o estudante tinha apenas 13 dias de nascido. “Em todos os lugares, vou com ele, porque Lucielio precisa do meu amparo”, diz Francilene. A evolução da saúde do estudante depende de sessões de fisioterapia, que foram interrompidas. “Ele faz fisioterapia em Pau dos Ferros, mas faz uns três meses que ele não vai. Houve dificuldades com transporte, mas vou correr atrás”, conta.

A mãe diz ainda que Lucielio já apresenta melhoras, uma vez que, anteriormente, ele nem ao menos andava se apoiando, como faz atualmente. “Os médicos dizem que os movimentos dele podem melhorar”, ressalta.

Francilene reafirma a fama de estudioso do filho, que tem três irmãs. “Fiquei muito emocionada e feliz quando soube do resultado do Enem. Ele está aproveitando o estudo. O que posso deixar para eles [os filhos] é estudo”, declara. Lucielio chegou a receber uma proposta de bolsa apresentada por uma escola de Fortaleza/CE, mas preferiu ficar no RN e continuar lutando pelo sonho de ser psicólogo.




Diego Carvalho -De São Miguel
Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário