Contatos

Contatos

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Deputado Galeno Torquato defende pactuação da saúde entre os municípios do RN!

A necessidade de cogestão da saúde, numa divisão de responsabilidades entre o Governo do Estado e os municípios, foi tema do pronunciamento do deputado Galeno Torquato (PSD) na sessão plenária desta quarta-feira (25).
O parlamentar defendeu o avanço na regionalização dos serviços e foi aparteado por praticamente todos os colegas em plenário. Ele também chamou a atenção para a situação do hospital Coronel Pedro Germano, da Polícia Militar, em Natal, cuja reforma deveria estar finalizada há dois anos. Galeno fez uma visita à unidade de saúde em companhia do então governador interino Ezequiel Ferreira (PMDB), na semana passada.

 “A licitação para a instalação do ar condicionado foi deserta, impossibilitando, assim, a efetivação do Centro Cirúrgico e das Unidades de Tratamento Intensivo e a expectativa da direção é que o projeto seja refeito até o final desse mês, quando será feita uma nova licitação”, afirmou Galeno, que fez um apelo para que a Secretaria de Infraestrutura do Governo conclua os serviços, dando andamento à licitação para o novo projeto do sistema de ar condicionado. O deputado informou que a obra está 85% concluída, mas paralisada há um ano e meio. Orçada em R$ 4 milhões, já recebeu mais de R$ 2 milhões em aditivos e sua área será ampliada em mais de cinco mil metros quadrados.



Galeno citou que com a paralisação seguem fechadas a Maternidade e a UTI adulta deste hospital, esta última transferida para o Walfredo Gurgel. O hospital da PM é especializado em cirurgias eletivas e ortopédicas. Outro ponto de destaque em seu pronunciamento foi a defesa do avanço na regionalização da saúde, para que os municípios firmem uma parceria com o Governo do Estado e que os hospitais regional funcionem em sua plenitude, evitando os deslocamentos para a capital e a superlotação do Walfredo Gurgel e dos hospitais maiores. “É urgente pactuar a saúde com os municípios, para que as unidades não fechem. O Governo não tem condições de cuidar sozinho da saúde. O que se gasta com encaminhamento, ambulância, contratação de especialistas, poderia ser utilizado em outras ações em prol da saúde da população. É preciso dividir responsabilidades”, afirmou.



Apartes

O presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB), afirmou que a questão da regionalização era um assunto da maior importância e que precisa ser debatido com maior ênfase. “É preciso redimensionar urgentemente os hospitais regionais, para que possam ter um atendimento mais eficiente e maior disponibilidade de medicamentos. Com relação ao hospital da PM, quando estive na interinidade do governo visitei a unidade e cobramos para que seja a feita a compra desse ar-condicionado, porque depois de adquirido, ainda serão necessários seis meses, segundo o construtor, para a obra ser finalizada. A saúde é uma área delicada e precisamos ter celeridade nos hospitais regionais”, afirmou o presidente.



Também endossaram o pronunciamento, defendendo a necessidade de concluir as obras do Hospital da PM, pela sua importância, bem como na celeridade da regionalização os colegas Cristiane Dantas (PCdoB), José Dias (PSD), Hermano Morais (PMDB), George Soares (PR), Vivaldo Costa (PROS), Souza Neto (PHS), Getúlo Rêgo (DEM), Nélter Queiroz (PMDB) e Dison Lisboa (PSD). “A situação está mais grave do que num passado recente e esse assunto tratado aqui em plenário é de suma importância. Sugiro ao Governo que realize um mutirão de atendimentos para tirar as pessoas da fila de espera por procedimentos”, disse Getúlio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário