Contatos

Contatos

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Abastecimento...No interior do RN, água virou poeira!

Na casa de Vera Lúcia de Araújo, 48 anos, a poeira assentou sobre a torneira, a pia e a máquina de lavar roupa há mais de 60 dias. Após a seca rachar o chão dos açudes Dourado e Marechal Dutra, colapsando o sistema de abastecimento de Currais Novos, município do Seridó Potiguar, o único meio de acesso à agua no bairro Paizinho Jesus é por meio do poço instalado pela prefeitura, que garante água pela manhã, a partir das 7h. Com carrinhos de mão, baldes e garrafões, os moradores fazem fila desde às 6h.
A seca que castiga o Rio Grande do Norte há quatro anos dizimou as reservas do estado potiguar. Atualmente, o estado detém apenas 21% da capacidade hídrica. Entre as regiões mais castigadas estão o Seridó e o Alto Oeste, onde a seca esvaziou os maiores reservatórios: Marechal Dutra (o Gargalheiras) e Pau dos Ferros. Até agora, 13 municípios do estado estão em colapso no abastecimento, e outros 73 enfrentam algum tipo de racionamento de água.

Em todo o Seridó, 265.579 pessoas estão com dificuldades no acesso à água. Destas, 81.290 já não têm acesso à água encanada, uma vez que os sistemas de abastecimento das cidades de Acari, Currais Novos, Carnaúba dos Dantas, Jardim de Piranhas e Timbaúba dos Batistas colapsaram. A situação se agravou ainda mais com a suspensão da captação de água pela adutora Manoel Torres, em Jardim de Piranhas, pois o leito do rio secou. Com a diminuição do nível do sistema Curemas-Mãe D’água, na Paraíba, a perenização do rio foi afetada; além disso, o assoreamento da calha e a captação irregular impossibilitam a entrada do rio no estado potiguar.
Na última sexta-feira (20), o Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu se reuniu extraordinariamente em Pombal, na Paraíba, para deliberar o manejo do sistema. Com apenas  13% da capacidade, o sistema Curemas-Mãe abastece mais de 20 cidades dos dois estados. A perspectiva inicial do comitê é tentar manter a reserva hídrica até março de 2017, uma vez que a possibilidade de recarga no inverno do próximo ano é baixa.

Nesta semana, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) alertou que os efeitos do El Niño – fenômeno de aquecimento das águas do Oceano Pacífico – serão os mais intensos dos últimos 15 anos. O fenômeno impacta o período de chuvas no Nordeste do país.

“Infelizmente a perspectiva para 2016 do ponto de vista das chuvas são poucas, passando a nossa situação de grave para muito grave. Estamos em um estado de guerra, o sacrifício tem que ser maior para que a gente abasteça o consumo humano e animal”, afirmou Paulo Varella Neto, diretor da Agência Nacional de Águas.

De acordo com o presidente do comitê da bacia, José Procópio de Lucena, a solução emergencial para o Seridó será a limpeza de 100 quilômetros do leito do rio entre Coremas, na Paraíba, e a entrada no RN – ao custo de R$ 200 mil – além da mudança na vazão, com 1 m³/segundo saindo da comporta de Curemas e abertura de mais 1,3 m³/segundo da turbina da Chesf. Além disso, o comitê propôs o fechamento das comportas de Mãe D’água, visando economizar água para 2017 e, em vez disso, utilizar Curemas até o esgotamento, previsto para junho de 2016. Esta última ainda dependerá de audiências públicas a serem realizadas pelo comitê na Paraíba.

 “A ação emergencial é abrir o sistema da Chesf que, com mais 1 m³/segundo de vazão da comporta, garante o abastecimento até maio de 2016. Mas esta é uma ação para iniciar antes de dezembro”, explicou Procópio. A ação é emergencial pois o açude Itans, que ainda abastece 30% de Caicó, deve secar de vez ainda no mês que vem. A longo prazo, o comitê ainda estuda a construção de uma adutora de engate rápido a partir de Mãe D’água, que abasteceria os dois estados. “A nossa proposta é que o Exército seja o executor, mas está é uma ação para maio. Mas o mais emergencial é fazer a limpeza do rio Piranhas”, acrescentou José Procópio.

Estiagem em números
Situação deve piorar nos próximos meses

15 cidades com sistema de abastecimento em colapso
146.557 mil pessoas sem acesso à água encanada nas regiões:

Seridó
Acari
Carnaúba dos Dantas
Currais Novos
Jardim de Piranhas
Timbaúba dos Batistas

Alto Oeste
Antônio Martins
Frutuoso Gomes
João Dias
Luís Gomes
Paraná
Pilões
Rafael Fernandes
São Miguel
Serrinha dos Pintos
Tenente Ananias

76 municípios em sistema de rodízio ou com alguma restrição no abastecimento

91% dos municípios potiguares decretaram emergência por causa da seca

Reservatórios
Apenas 21% de toda a capacidade hídrica do estado está disponível
968,2 milhões de m³ de água

Oeste (Bacia Apodi-Mossoró)
274,2 milhões de metros cúbicos disponíveis
24%  de toda a capacidade da bacia

Encanto (73,4%)
Riacho da Cruz (36,17%)
Santa Cruz (32,68%)
santo Antônio de Caraúbas (29,54%)
Umarí (21,42%)
Rodeador (12,9%)
Morcego (10,26%)
Flechas (4,9%)
Marcelino Vieira (4,19%)
Passagem (3,68%)
Tourão (2,48%)
Lucrécia (0,33%)
Malhada Vermelha (0,16%)
Pau dos Ferros (0,13%)
Bonito (0,02%)
Bodó (0%)
Santana (0%)
Pilões (0%)
Brejo (0%)
Jesus Maria José (0%)
Santo Antônio de Caraúbas (0%)
Apanha Peixe (0%)

Seridó (Bacia Piranhas-Açú)
573.352.630  milhões de m³ disponíveis
19,3% da capacidade
Pataxó (59,61%)
Armando Ribeiro (22,21%)
Mendubim (19,72%)
à Beldroega (17,95%)
Boqueirão de Parelhas (8,28%)
Rio da Pedra (7,09%)
Sabugi (6,03%)
Boqueirão de Angicos (2,8%)
Carnaúba (2,79%)
Itans (1,58%)
Esguicho (0,84%)
Cruzeta (0,53%)
Caldeirão de Parelhas (0,34%)
Passagem das Traíras (0,05%)
Gargalheiras (0,05%)
Zangarelhas (0%)
Dourado (0%)
Alecrim (0%)


Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário