Contatos

Contatos

terça-feira, 28 de julho de 2015

Colaboração à vista...Condenações de Fernando Freire somam mais de 130 anos de prisão

Condenado há mais de 130 anos de prisão, ex governador Fernando Freire, do Rio Grande do Norte, foi preso na Praia de Copacabana no Estado do Rio de Janeiro pelos Serviços de Inteligências dos dois estados.
Fernando Freire estava numa carro alugado na companhia do filho. Não reagiu a prisão. Foi conduzido para a 12ª Delegacia de Polícia, em Copacabana, zona sul do Estado do Rio de Janeiro. O subsecretário de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, Fábio Galvão, disse que em seu depoimento, Fernando Freire informou que estava morando no Rio havia cerca de 3 meses.

“Eles nos contou que estava morando no Rio há tres meses e não ofereceu resistência a prisão”, diz o delegado Fábio Galvão ao Jornal Extra, daquele estado. O delegado confirmou a participou o serviço de Inteligência do RN.

No Rio Grande do Norte, Fernando Freire tem quatro condenações. Uma em 2012, de 84 anos de prisão, por desvios de recursos públicos e outros crimes. Esta sentença foi acrescida de 6 anos em decisão tomada em 2014.

E outro processo, Fernando Freire e várias outras pessoas, foi condenado a 19 anos e 11 meses de prisão por ter feito parte da “Máfia dos Combustíveis”. Esta sentença foi assinada no dia 12 de dezembro de 2014.

Outra sentença contra Fernando Freire e seus aliados “políticos” foi assinada pela Justiça do Rio Grande do Norte no dia 12 de novembro de 2014. Nesta, ele foi condenado a 10 anos de prisão.

Neste último caso, Fernando Freire foi processado pelo Ministério Público Estadual por desvios de recursos públicos através de concessões de diárias a servidores que depois os repassava para ele.

Além do ex governador, várias outras pessoas também foram sentenciadas neste processo. Algumas foram absolvidas e outras foram condenadas com penas que variou de 6 a 10 anos de prisão.

Em outro processo, este já de fevereiro de 2015, Fernando Freire pegou 13 anos de prisão por desvios de recursos públicos. Neste caso, também trata-se de uma ação por desvios de recursos públicos.

Somando as penas, chega-se a mais de 130 anos de prisão. Inicialmente, Fernando Freire teve a prisão preventiva decretada porque ele se mudou e não informou o novo endereço a Justiça.

Em seguida vieram outras sentenças, todas condenatórias e com decreto de prisão preventiva, pelo fato do réu não ter sido encontrado pelos oficiais de Justiça com as intimações.

Através de seus advogados, o ex-governador do Rio Grande do Norte, Fernando Freire, poderá firmar termo de compromisso com a Justiça e ser posto para responder ao processo judicial em liberdade, sob a obrigação de ficar informando ao juiz o endereço residencial correto.


Mossoró Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário