Contatos

Contatos

terça-feira, 21 de julho de 2015

Prefeita de Riacho da Cruz ataca o governo Robinson, mas poupa a ex-governadora Rosalba

Durante o III Encontro Regional de Prefeitos da Região Oeste, realizado pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, na cidade de Itaú. O investimento na saúde foi o que mais os prefeitos da região Oeste pediram ao governo do estado.
A prefeita de Riacho da Cruz, Bernadete Rêgo, mostrou sua insatisfação com a falta de compromisso do governador Robinson Farias, para com os prefeitos do Rio Grande do Norte, pelo fato do Secretário Estadual de Saúde, Haroldo Azevedo, dizer que o repasse da farmácia básica estava garantido e, seria compensado apenas neste mês de julho.

Bernadete iniciou seu discurso dizendo que é a terceira vez que escuta o governo dizendo que vai pagar os recursos atrasados da farmácia básica, e que o jeito é esperar acontecer. Porém a indignação maior da Prefeita Bernadete, não é somente com os atrasos em relação à farmácia básica e sim o caos que está à saúde da Região Oeste, onde o hospital de Pau dos Ferros não anda nada de referência, disparando contra o Secretário Estadual.

“Agora eu tenho duas sugestões para resolver metade dos problemas do Oeste. Primeiro, vamos fazer como o poeta Antônio disse: vamos quebrar as pernas, quebrar o palanque e vamos unicamente fazer com que o hospital de Pau dos Ferros funcione. Não tem nada no hospital de Pau dos Ferros que é referência. Uma criança quebra o braço na escola manda para o hospital de Pau dos Ferros não atende! Manda para Mossoró, não atende! Ai diz: vamos pedir a colaboração do município. Como? Os municípios estão sufocados. Nós estamos bancando a saúde da atenção básica a alta complexidade, então não é justo que uma paciente chegue ao hospital de Pau dos Ferros morrendo, o médico diz vai morrer, o médico manda para casa, vá pra casa, vai pra Mossoró, liga o médico diz eu não atendo. A gente tem que pagar particular, quando chega no hospital de Pau dos Ferros já sai de lá, como os médicos que estão atendendo no hospital de Pau dos Ferros dizendo na costa da receita quanto custa na clinica particular dele. Isso é certo?” Disparou a prefeita de Riacho da Cruz.

Bernadete denunciou também a falta de medicamentos nos hospitais, pois quando envia um paciente para Mossoró ou Natal é necessário enviar os medicamentos básicos para atendimento, tudo sendo pago pelas prefeituras, apontando como solução o funcionamento correto do hospital regional de Pau dos Ferros, que segundo Bernadete, só assim acabaria com a metade das viagens com pacientes.


“A sugestão para o Governo do Estado é que bote, não tem remédio, o paciente se interna, vai pra prefeitura dá o remédio, chega o paciente lá não tem o escalpe para fazer um exame como já aconteceu com um paciente da minha cidade. O que tem que fazer, é que diz assim, a ambulância está passando daqui pra Natal, pra Mossoró, tá, realmente tá, mas as prefeituras pagando as cirurgias, porque não se consegue resolver nada. A crise existe? Existe! Vamos esquecer a crise, mais vamos resolver os problemas simples. O Hospital Regional Funcionando acaba a metade das viagens daqui pra Natal. Desabafou Bernadete.

As reivindicações não foram somente em relação a saúde, mas também em relação a segurança, Bernadete solicitou o pagamento de diárias para os policiais da Região Oeste, dizendo que uma cidade funcionar com um policial na delegacia, não existe. Por isso está disposta a ajudar, a pesar de ter sido a segunda cidade a derrotar Robinson, mas nem por isso torce contra o governo, fazendo vários questionamentos.

“A segurança não tem policial, eu sei! Se tá pagando diária, vamos pagar para Região Oeste. Agora uma cidade funcionar com um policial na delegacia, não existe. Você não tem a quem pedir socorro? Porque eu fui a secretaria e pedi ajuda. Então a sugestão é que resolva os dois fatores: saúde e educação com o mínimo” sugeriu Bernadete.

A prefeita criticou o governo Robinson pelo atraso na farmácia básica, mas, não mencionou que o atraso dos recursos são desde o governo Rosalba Ciarlini, assim como a desestruturação do Hospital de Pau dos Ferros.



Com informações da Assessoria de Comunicação de Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário