Contatos

Contatos

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Pesquisas confirmam que é possível plantar uva no interior do RN

Pesquisas realizadas na Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa), em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte, apontam que é possível cultivar uva no estado. De acordo com os dados, as condições climáticas permitem a colheita de até duas safras por ano.

Durante os dois últimos anos, pesquisadores e alunos da Ufersa acompanharam o plantio da cultura na fazenda experimental da Universidade. São 360 pés de uva, do tipo Itália, Isabel Precoce e Niágara Rosada plantados em 1/4 de hectáre.

O bom desenvolvimento dos cachos surpreendeu os pesquisadores. A pesquisa, pioneira no Rio Grande do Norte, abriu uma nova alternativa para a agricultura no interior do estado. O plantio de uva no Sertão do RN sempre foi questionado, mas os agricultores preferem cultivar as frutas tropicais, como banana e melão.

Ainda segundo os pesquisadores, o RN possui condições ambientais semelhantes às da cidade de Petrolina (PE), onde há grandes plantações de videiras. Caso seja estimulado, o plantio de uva pode desenvolver também a produção de vinhos e sucos.

Do G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário