Contatos

Contatos

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Governo do Estado anuncia distribuição de 450 toneladas de sementes

O Governo do Estado investiu R$ 3,8 milhões na compra de 450 toneladas de sementes de milho, feijão e sorgo. Com a distribuição, 42 mil produtores rurais serão atendidos em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Com a chegada das chuvas no interior, durante a última semana, o Governo se antecipou e já iniciou a distribuição das sementes pelo município de Pau dos Ferros, localizado no Alto Oeste.
A governadora Rosalba Ciarlini ressalta que a entrega das sementes está sendo feita de acordo com o início das precipitações em cada localidade. No entanto, para que isso fosse possível, foi necessário agir com planejamento e seriedade. “Decidimos fazer este investimento de quase R$ 4 milhões ainda em dezembro, mesmo sem saber se teríamos chuva no Estado porque se fôssemos esperar que chovesse para nos preocuparmos com as sementes seria tarde demais.

Por isso, planejamos com antecedência para que na hora certa, a distribuição já fosse feita, como está acontecendo agora. A expectativa é de que teremos mais chuva e não podemos perder tempo”, enfatizou a Governadora.

De acordo com o secretário interino de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), José Simplício, cada produtor recebe um kit com 11 kg, sendo 4 kg de feijão, 4 kg de milho e 3 kg de sorgo. Segundo ele, um calendário de entrega das sementes está sendo concluído e deve ser entregue à Governadora ainda esta semana. “Iniciamos a distribuição por Pau dos Ferros e agora estamos acompanhando a chuva”, afirmou José Simplício.

Distribuição

As entregas das sementes tiveram início na semana que antecedeu o carnaval. Em Pau dos Ferros, foram beneficiados 6.545 produtores, em 20 municípios da região, com aproximadamente 80 toneladas de grãos repassados para 174 bancos de sementes. Logo em seguida, foram iniciadas as entregas em Umarizal, beneficiando 3.426 produtores, em 17 municípios, com 44 toneladas entregues a 93 bancos.

A distribuição na região de Mossoró e de Assu deverá começar esta semana. Na regional de Mossoró, 4.249 produtores, de 11 municípios, receberão 54 toneladas de sementes distribuídas em 107 bancos. Já a de Assu, terá 90 toneladas em 220 bancos de 18 municípios da região, beneficiando um total de 7.300 produtores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário