Contatos

Contatos

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

CNBB lança no RN edição nacional da Campanha da Fraternidade 2013

A Igreja Católica lançou ontem a Campanha da Fraternidade 2013, com o tema "Fraternidade e Juventude". Em comemoração aos 50 anos de criação da campanha, o lançamento será realizado no Rio Grande do Norte, onde aconteceu a primeira edição. O lançamento foi sediado pela Arquidiocese de Natal.

"Essa é a primeira vez que o lançamento será no Rio Grande do Norte. Foi um pedido da Arquidiocese para a CNBB (Confederação Nacional de Bispos do Brasil) de forma que o lançamento fosse realizado em Natal porque a campanha está completando 50 anos. Serão dois dias de programação.
O primeiro dia será em Nísia Floresta e o segundo dia em Natal", explica o padre Alcimário Pereira, coordenador geral do evento. A programação começou às 14h, com o início da acolhida ao Núncio Apostólico do Brasil, dom Giovanni D'Aniello, e a comitiva de bispos do Regional Nordeste 2, da CNBB. Às 14h30, foi realizada uma coletiva de imprensa. Às 15h, teve a celebração da santa missa.

Às 16h, foi a reabertura da Casa das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, incentivadoras do surgimento da Campanha da Fraternidade, e visita ao túmulo da poetisa Nísia Floresta. Às 17h, a comitiva seguiu para a comunidade de Timbó, onde houve homenagens, visita à Capela de São Gonçalo (padroeiro da comunidade), apresentação sobre o nascimento da campanha em versos, oração do angelus.

A programação do lançamento continua hoje. Das 8h30 às 17h será realizado o seminário "Igreja: fundamento da fraternidade", no Centro de Convenções de Natal. O seminário contará com as participações do padre Fábio de Melo e de Dunga, missionário da Comunidade Canção Nova. Às 19h, haverá celebração eucarística na Catedral Metropolitana de Natal.

Logo após, a celebração, haverá vigília dos jovens. "É uma preparação para a Jornada Mundial da Juventude que será realizada no Brasil, no mês de julho. Da mesma forma, o tema da Campanha trata da juventude, da reflexão dos jovens quanto às missões. Essas vigílias vão ser realizadas até a Jornada", diz padre Alcimário Pereira.

O bispo da diocese de Mossoró, dom Mariano Manzana, o vigário geral Flávio Augusto, além do responsável pelo Setor de Juventude da Diocese, Augusto Lívio, participam do lançamento da Campanha da Fraternidade 2013, em Natal. Em Mossoró, o lançamento será realizado no próximo domingo, 17, às 9h, com missa na Catedral de Santa Luzia.

Programação relembra a primeira edição da Campanha realizada em Natal

A primeira edição foi realizada na Arquidiocese de Natal, em abril de 1962. Foi uma iniciativa do então administrador apostólico, dom Eugênio de Araújo Sales. O objetivo era fazer uma coleta em favor das obras sociais e apostólicas.

A primeira campanha foi realizada na comunidade rural de Timbó, no município de Nísia Floresta. O lançamento foi feito oficialmente em uma entrevista de dom Eugênio a veículos de comunicação da capital potiguar.

Suas palavras foram: "Não vai lhe ser pedida uma esmola, mas uma coisa que lhe custe; não se aceitará uma contribuição como favor, mas se espera uma característica do cumprimento do dever; um dever elementar do cristão. Aqui está lançada a campanha em favor da grande coleta do dia 8 de abril, primeiro domingo da Paixão".

Em 1963, a experiência da campanha foi adotada por 19 dioceses do Regional Nordeste 2, nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas. A CNBB assumiu a Campanha da Fraternidade em 1964.

O Mossoroense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário