Contatos

Contatos

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Desenvolvimento Urbano: gestores buscam estratégias nas conferências municipais

Os Municípios interessados em investir na área de desenvolvimento urbano devem ficar atentos para as etapas preparatórias da 5ª Conferência Nacional das Cidades que acontece de 20 a 24, em Brasília. Cada Município ou Estado pode organizar um evento para a etapa preparatória, com o objetivo de definir estratégias para a construção do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano.

A Conferência Nacional das Cidades deve avaliar a Política de Desenvolvimento Urbano e é um espaço para os Municípios apresentarem suas demandas que serão reunidas em uma pauta nacional. O tema desta edição que será discutido durante as etapas Nacional, Estaduais e Municipais, é ”Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!”.

Os Municípios do Rio Grande do Norte têm até hoje sexta-feira, 22 de fevereiro para convocar os seus eventos. As datas para a realização das etapas municipais vão de 1º a 15 de maio. Para o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Benes Leocádio a conferência é um espaço democrático de participação da sociedade na formulação das políticas públicas. “Autoridades e população podem, juntas, eleger as prioridades em cada Município”, destacou.

Quem já planeja

Muitos Municípios já estão organizando seus eventos. O Município de São Rafael (RN) já organizou sua conferência para o inicio de março e o prefeito Arimatéia Braz afirma que desenvolvimento urbano é uma das prioridades da prefeitura no momento. “Estamos investindo em pavimentação, urbanização, arborização, saneamento, arrumando as praças, canteiros. A cidade hoje está muito mais bonita”, garante.

O prefeito ainda revela para a Agência CNM que o Município de oito mil habitantes é muito quente e a arborização está ajudando a deixar o clima nas ruas mais agradável. “Estamos plantando árvores para deixar a cidade mais úmida, são mangueiras, e plantas nativas da região, que dão muita sombra e frutos”, conta.

E o prefeito espera que outros Municípios potiguares também organizem seus eventos. “O objetivo da conferência é avançar na construção da política municipal de desenvolvimento urbano indicando assim prioridades de atuação das secretarias do Município, além de fazer um balanço dos avanços, dificuldades e desafios na sua implementação”, destaca Arimatéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário