O Celta se tornou um dos modelos mais
bem-sucedidos da General Motors no Brasil devido a sua mecânica descomplicada,
baixo custo de manutenção e economia de combustível
Lançado há 15 anos para ser o modelo de
entrada da Chevrolet no Brasil, o Celta teve a sua produção encerrada na
fábrica de Gravataí (RS), segundo informações apuradas pelo site Automotive Business.
De acordo com a publicação, fontes ligadas aos fornecedores de peças e aos
sindicatos locais confirmaram que o hatch deixou de ser produzido há mais de 20
dias. O carro, no entanto, continua sendo anunciado no site da marca pelo preço
inicial de R$ 34.990.
O Automotive Business diz que o fim da
produção do Celta faz parte de uma mudança produtiva e de portfólio que a
General Motors organiza para as suas fábricas no Brasil e na Argentina. E o
primeiro passo dessa nova fase é encerrar o ciclo de modelos mais antigos, como
o veterano sedã Classic, ainda feito no país vizinho e que será extinto no
primeiro semestre de 2016 para liberar espaço na fábrica de Rosário, de onde
sairá a nova geração do médio Cruze (atualmente produzido em São Caetano do Sul,
na Grande São Paulo).
Para ocupar a vaga deixada pelo Celta, a GM
deverá apostar no lançamento de uma versão mais básica do Onix como novo modelo
de entrada da Chevrolet no Brasil. Segundo o Automotive Business, o Onix
“pelado” deverá ser fabricado em São Caetano do Sul (SP), deixando a linha de
produção de Gravataí (RS) para as configurações mais completas e o sedã
compacto Prisma.
Originado no projeto Blue Macaw (Arara-Azul),
o Celta foi idealizado pelo designer Paulo Konno e as suas linhas foram bastante
influenciadas por modelos da Chevrolet na época, como o Vectra. O compacto foi
lançado em setembro de 2000 e marcou a estreia da fábrica de Gravataí. A sua
plataforma era a mesma utilizada pela primeira geração do Corsa produzida no
Brasil, bem como o motor de 1.0 litro a gasolina de 60 cv de potência.
Dois anos mais tarde, o Celta ganhava a
motorização VHC de 70 cv, que ganharia a tecnologia bicombustível em 2005. Esse
propulsor recebeu melhorias em 2009 para atingir os 77 cv com gasolina e 78 cv
com etanol na versão VHCE. O compacto chegou a ter a opção de 1.4 litro a
gasolina de 85 cv, lançada em 2003.
O Celta se tornou um dos modelos mais
bem-sucedidos da General Motors no Brasil devido a sua mecânica descomplicada,
baixo custo de manutenção, robustez, economia de combustível e bom desempenho
para um carro 1.0. Essas qualidades conquistaram principalmente os frotistas,
que viram o compacto como boa opção de baixo custo operacional. Por outro lado,
o pequeno Chevrolet sempre foi motivo de reclamações por conta do acabamento
demasiadamente simples e pela carência de equipamentos de série.
Fonte:Uol
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