Deputado solicitou a inclusão das obras de
duplicação da BR-304, no Programa de Investimento em Logística e Infraestrutura
do Governo Federal.
O deputado estadual Gustavo Fernandes do PMDB
solicitou, por intermédio de um requerimento endereçado ao Governo Federal, a
inclusão das obras de duplicação da BR-304 no trecho entre Natal/RN e
Aracati/CE, no Programa de Investimento em Logística e Infraestrutura do
Governo Federal. O requerimento foi aprovado à unanimidade pela Assembleia
Legislativa na sessão plenária ocorrida ontem à tarde.
O Rio Grande do Norte ficou de fora dos
projetos divulgados pela presidente Dilma Rousseff. No entanto, o deputado
espera que a classe política do Estado se uma para pleitear a inclusão desta
proposta. Além de encaminhar o ofício a presidente Dilma Rousseff, o
parlamentar remeteu o documento ao Ministério dos Transportes, ao ministro
Henrique Alves e toda a bancada federal do RN.
“O objetivo é mobilizar toda a classe
política e empresarial do Estado, para viabilizar com mais celeridade a
duplicação da BR-304, contemplando a tão sonhada “Reta Tabajara”, obra que é de
importância fundamental para a infraestrutura e ao desenvolvimento do Rio
Grande do Norte”, argumentou.
Ele também ressaltou a qualidade diferenciada
das obras realizadas por meio das concessões. “Também é importante concluir a
interligação já existente entre as capitais Recife, João Pessoa e Natal com
Fortaleza, garantido neste trecho final a qualidade das vias administradas em
concessão”, destacou o parlamentar peemedebista. No modelo de concessão em
pauta, o Governo Federal transfere a iniciativa privada, um bem ou serviço
público por um tempo determinado, podendo rever o contrato se não estiver
satisfeito ou mudar o fim do período de contrato, sendo o prazo das concessões
de 25 a 30 anos.
DESCRÉDITO
O Programa de Investimentos e Logística
também foi tema de pronunciamento do deputado José Dias (PSD) se posicionou
contrário ao anúncio de medidas do Governo Federal.
A proposta da presidente Dilma Rousseff prevê
R$ 198,4 bilhões para rodovias, aeroportos, portos e ferrovias. O parlamentar
afirmou que o Governo não tem credibilidade, por ter, há cerca de três anos, “anunciado
com a mesma pompa e circunstância um programa menos ousado do que este em
termos numéricos e que não chegou a ser totalmente executado”, disse José Dias,
lembrando que os investimentos anunciados ontem – que não incluem o Rio Grande
do Norte – contemplam R$ 86,4 bilhões para ferrovias; R$ 66,1 bilhões para
rodovias; 37,4 bilhões para portos e R$ 8,5 bilhões para aeroportos, sendo R$
78 milhões em aeroportos regionais.
José Dias citou como exemplo do que considera
falta de credibilidade, a não execução de obras nos setores ferroviário e
rodoviário. No caso deste último, apenas 50% foi concretizado. “O setor de
ferrovias foi zero executado. Então esse aspecto é o que realmente nos dá uma
tristeza por não poder acreditar plenamente que tenhamos sucesso nesse
empreendimento que é absolutamente justo e necessário para o nosso país”,
afirmou o parlamentar do Partido Social Democrático. Em aparte, o deputado
estadual Kelps Lima (SDD) mostrou indignação pela exclusão do Rio Grande do
Norte no pacote anunciado.
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