Contatos

Contatos

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Empossado Robinson reafirma compromisso com educação, saúde e segurança em primeiro discurso!

Em seu primeiro discurso como governador, Robinson Faria reafirmou seu compromisso no eixo principal que norteou sua campanha: segurança, saúde e educação.
“Na educação, a implantação efetiva do plano nacional de educação, já previsto em lei. Convocar as universidades públicas e privadas, mediante convênios, para compor parceria permanente com o Estado. Erradicar o analfabetismo, consolidar a municipalização da educação. Implantar o Brasil Profissionalizado, lançar o Pronatec estadual, convocar pais para participarem das decisões escolares. Dignificar a atividade professoral. A situação de sucateamento da educação não é muito diferente da saúde. O compromisso que assumo é enfrentar com coragem de mudar esse cenário”, afirmou.

“Na saúde, a recuperação dos hospitais regionais. Vinte e cinco unidades que se encontram hoje entregues ao abandono. Quero recuperá-los e redefinir seus perfis. Criação dos centros de diagnósticos em Natal e Mossoró, inicialmente, para desafogar as demais unidades. A construção do tão sonhado hospital de traumas da capital, deixando o Walfredo com o atendimento de grandes demandas. É urgente retirar dos corredores a condição degradante… Valorizar os servidores e profissionais da área. Estabelecer metas que evitem as doenças antes de sua instalação. Atender à demanda dos carentes e não esperar pela judicialização, ocupando a Justiça, já bastante demandada. Estimular a participação das universidades nas pesquisas”, prometeu.

“Na segurança, a implantação da ronda cidadã, já testada e confirmada em vários lugares do mundo. Onde não deu certo o insucesso foi resultado de causas alheias ao espírito do programa. Humanização dos servidores. Corrigir o absurdo dos 10 anos sem promoção. A revisão do estatuto da Polícia Militar. Estabelecida as prioridades de emergência não descuidarei de outros núcleos da vida em sociedade”, disse Robinson.

Ele ainda falou sobre turismo, cultura, esporte, desenvolvimento econômico e outras áreas. Antes falar nas promessas, ele fez uma retrospectiva da trajetória política e lembrou como enfrentou os líderes políticos locais,

“Nunca houve na história política do Rio Grande do Norte um candidato a governador tão abastecido de solidão. Dos líderes consolidados: o conselho de desistir; de aliados de outras lutas: a deselegância de sugerir que fugisse. Ou então a sugestão da composição de aliança para manter os mesmos mandatários, historicamente estabelecidos na força do poder. Amparado na fé da minha família, da memória de meu pai e de meus fieis aliados, a motivação que me sustenta é ser instrumento de melhoria do povo potiguar”, lembrou Robinson, que prosseguiu:

“Ao dizer na campanha que queria ser o melhor governador, era minha motivação. Não havia e nem há qualquer sentido de presunção ou vaidade pessoal. É a motivação que me toca a me colocar a serviço do povo. Condição que me leva às fontes onde colhemos os conceitos da democracia. Venho de oito embates eleitorais. Ainda não conheci, graças a Deus, o amargor da derrota, mesmo tendo sido preterido em várias tentativas para me colocar à apreciação popular. As decisões de cúpula me excluíram das disputas a que sempre me dispus. Essa vitória me trouxe a beleza e a magia desse momento. Ela é unica na grandiosidade dos números. E especialíssima nas circunstâncias que formam os conflitos políticos a sinalizar uma era nova”.

Ele também comentou o clima de perplexidade que ainda insiste quando o assunto é sua vitória: “Há uma perplexidade a tentar entender o que houve. Ocorre que o povo, de tão facilmente enganado, guarda seus segredos indecifráveis. A resposta popular é uma prova desse esconderijo, onde o povo se ergue contra quem se julgava proprietário de sua vontade”.

Não pode haver educação sem saúde, nem saúde sem segurança, nem segurança sem educação. De tão urgentes por clamar por soluções imediatas, se confundem. Cada um desses órgãos componentes do organismo social tratados com sucesso ajudará na solução dos problemas que afligem os outros. Um tratamento específico cuida de um órgão, o tratamento geral cuida do organismo.

Robinson frisou também que já está cumprindo a primeira de suas promessas: “Falei na campanha que faria governo eminentemente técnico. E já cumpri minha primeira palavra com o povo do Rio Grande do Norte. Porém, isso não significa desmerecer ou excluir decisões políticas. A técnica só será bem sucedida se alicerçada em decisões políticas consistentes. A decisão política diz o que deve ser feito, a decisão técnica executa. O povo me delegou o poder da decisão política”.

A íntegra do discurso do governador será disponibilizada logo mais.

Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário