Contatos

Contatos

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Com apoio de Robinson e Kassab, prefeito de Mossoró quer unir municípios!

Francisco José Júnior se lança candidato à Femurn com objetivo de ajudar prefeitos a viabilizar projetos.
O apoio político do governador, Robinson Faria, e do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, ambos do PSD, não é a única proposta do prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, para a Presidência da Federação dos Municípios do RN (Femurn). Contudo, pode ser considerada a principal delas. Afinal, foi com base nessa força política que Silveira Júnior, como é conhecido, decidiu se lançar candidato e, é com base nela, que o gestor mossoroense pretende ajudar municípios a conseguir projetos de combate a seca e melhoria da saúde e da segurança no interior do Estado.

“Decidi ser candidato porque já estava no meu DNA político essa participação em federações. Fui presidente da Federação das Câmaras Municipais (antes de ser prefeito de Mossoró, ele foi presidente da Câmara da cidade) e sempre tive esse interesse de trabalhar dessa forma. Além disso, acredito que esse foi um bom momento para lançar a candidatura pela força política viabilizada com o apoio do governador Robinson e do ministro Kassab, que é meu amigo pessoal. Acredito que é mais fácil conseguir projetos e parcerias sendo parceiro que opositor”, ressaltou Francisco José, em contato com O Jornal de Hoje.

A mensagem do “opositor” pode ser interpretada direcionada ao prefeito de Lajes, Benes Leocádio, atual presidente e candidato a reeleição na Femurn. Benes foi um dos principais apoiadores da candidatura de Henrique Eduardo Alves, do PMDB, ao Governo do RN e chegou a deixar a Prefeitura de Lajes para coordenar a campanha do peemedebista, que acabou derrotado. “A alternância no poder é muito importante. Oxigena a gestão e acho que é isso que a Femurn precisa. O atual presidente já está lá há seis anos”, acrescentou Francisco José Júnior em novo comentário sobre Benes.

Essas, porém, foram as únicas falas que o candidato mossoroense proferiu sobre o atual presidente da Femurn na entrevista concedida ao Jornal de Hoje. Afinal, no contato com este vespertino, Francisco José Júnior preferiu falar de projetos e propostas para a Femurn. “Sou candidato porque acredito que posso levar a Federação boas idéias para atender a demandas antigas dos municípios. Ideias que possam fortalecer o Rio Grande do Norte, porque município forte, é Estado forte”, ressaltou Francisco José Júnior.

Dentre as propostas, está a busca por uma sede própria para a Femurn, para que os prefeitos e gestores que cheguem à Natal, vindos do interior, tenham um suporte físico na Capital do Estado. Outra medida é o oferecimento de consultoria técnica para a elaboração de projetos por municípios do interior e a discussão, junto ao Governo do Estado e a bancada federal do RN no Congresso Nacional, das emendas que serão destinadas aos municípios nos orçamentos estadual e federal. “Queremos participar dessa discussão de forma organizada e apresentar ao Governo e aos deputados as propostas regionais de demandas dos municípios”, explicou o prefeito.

“Além disso, queremos encampar lutas dos municípios, cobrando junto ao Governo do Estado o acesso à água no interior, e junto ao Governo Federal a melhoria do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e ações contra a queda de receita. Hoje, a União concede isenções, o que reduz os repasses federais, e, em contrapartida, assina reajustes aos pisos, como o dos professores. Não sou contra a valorização das categorias e da educação, mas é preciso dar condições para que se possa honrar esses compromissos”, acrescentou Francisco José Júnior.

CREDENCIAIS

O apoio do governador Robinson e do ministro Gilberto Kassab, que são os presidentes estadual e nacional do partido que Francisco José Júnior integra, também não é a única credencial do prefeito mossoroense. Em entrevista ao JH, o chefe do Executivo municipal da Capital do Oeste cita como pontos positivos de seu currículo o fato de já ter sido presidente da Fecam e, ainda, os feitos que tem conseguido como gestor da segunda maior cidade do Estado.

Por exemplo: em pesquisa recente da revista Você S/A colocou Mossoró como uma das 50° melhores cidades para se viver no Brasil. Há um ano, a Capital do Oeste estava na 94ª posição. “Se você olhar bem, gestão e bem-estar são os índices mais bem avaliados em Mossoró e nesse quesito evoluímos muito no último ano”, afirmou Francisco José Júnior.

Presidente da Câmara Municipal de Mossoró, o filho do ex-deputado Francisco José assumiu a Prefeitura da cidade de forma interina no final de 2013, com o afastamento da então prefeita Cláudia Regina (DEM). Com o apoio de Robinson Faria, Francisco José Júnior venceu a eleição suplementar e, meses depois, foi considerado o principal cabo eleitoral de Robinson no interior do Estado. Tanto foi que o governador eleito agradeceu, em seu discurso de posse, ao trabalho feito por Francisco José Júnior durante a campanha.





 Ciro Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário