Contatos

Contatos

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Umarizal festeja hoje 59 anos de emancipação política!

O município de Umarizal comemora nesta segunda-feira, 27 de novembro, 59 anos de emancipação política
No dia 27 de novembro de 1958, pela Lei nº 2.312, Umarizal desmembrou-se de Martins e tornou-se um novo município potiguar. A cidade já foi chamada de Gavião e de Divinópolis...

Conheça a Historia do Município de Umarizal Rio Grande do Norte

No começo do século XVIII, quando foi concedido ao padre Manoel Pinheiro Teixeira e a Joseph Ferreira, sesmarias de terras situadas entre as serras da Mãe d’Água e a do Catolé, às margens do riacho Umary, tinha início uma povoamento e a primeira preocupação dos novos donos foi implantar fazendas de criação de gados e lavoura.

Inicialmente a comunidade foi denominada de Gavião, em virtude de parte das terras pertencentes ao padre João de Paiva, ficarem na nascente do riacho Gavião. Na trajetória pelo progresso local destacaram-se as figuras dos proprietários Domingos Rodrigues Pereira de Miranda, Francisco da Silva Cardoso e o Tenente Reginaldo Pereira de Oliveira.

Em virtude da prosperidade econômica ali desenvolvida, o Senado da Câmara de Natal nomeou em março de 1741, uma autoridade judiciária, o juiz de Vintena Bonifácio Soares Guedes para atender às demandas da localidade.

No início do século XIX, no povoamento de Gavião já existiam muitas casas, grandes fazendas uma abrangente atividade rural. A povoação continuou crescendo à margem do riacho Gavião, por onde passava uma estrada que servia de caminho para os comboios que saíam da Paraíba com destino a Mossoró. Em 1894, a localidade ganhou seu primeiro açude. No ano de 1902, o arrumado que continuava em progresso já tinha cemitério e a capela do Sagrado Coração de Jesus. Por decisão da Interdência de Martins, em 1925, o nome do povoado foi mudado para Divinópolis. Em 1943, estava em fortalecimento econômico, e teve seu nome outra vez mudado, passando a se chamar Umarizal, numa referência à grande quantidade de umazeira existente na região, que consegue, mesmo em período de estiagem, molhar o solo debaixo de sua copa com gotejamento, sendo conhecida como a árvore que verte água.


No dia 27 de novembro de 1958, pela Lei nº 2.312, Umarizal desmembrou-se de Martins e tornou-se um novo município potiguar. Atualmente é sede de Comarca de primeira entrância tendo 01 de termo: Olho Dágua do Borges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário