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sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Educação de Taboleiro Grande realiza aula inaugural do PNAIC!

A Secretaria Municipal de Educação de Taboleiro Grande realizou na noite desta quinta-feira (16), na escola municipal Abraão Cavalcante Bessa, a aula inaugural do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
Presente na aula inaugural, a Secretaria Municipal de Educação, Alzira Rocha, garantiu o apoio da gestão na execução das atividades referentes ao pacto, e destacou a importância da alfabetização da criança até o final do 3º ano do ensino fundamental, a idade correta, para que ela possa desenvolver adequadamente o aprendizado. "Focar na questão da alfabetização nos anos iniciais incide na melhoria da qualidade do ensino em geral, inclusive em índices como o IDEB, no qual vamos continuar tentando bater nossas metas", frisou.
A responsável pelo PNAIC no município é a professora, Alexandrina Rego. Ela explica que toda a equipe multidisciplinar está focada o projeto educacional. "Estamos todos empenhados a desenvolver um ótimo trabalho. Toda a equipe multidisciplinar é bastante preparada, e irá desenvolver com certeza um excelente trabalho voltado para uma alfabetização de qualidade a", detalha.

O Pnaic abrange a alfabetização em língua portuguesa e matemática. A realização de avaliações com foco na alfabetização pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e o apoio gerencial, técnico e financeiro, aos entes que tenham aderido às ações para a efetiva implementação.

As ações de formação tanto do Pnaic quanto do Programa Novo Mais Educação, têm por objetivos garantir que todos os estudantes dos sistemas públicos de ensino, estejam alfabetizados em Língua Portuguesa e Matemática, até o final do 3º ano do ensino fundamental, além de reduzir a distorção idade-série na Educação Básica, e ainda, melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além de contribuir para o aperfeiçoamento do desempenho dos professores.

O foco das ações do pacto serão os estudantes da pré-escola e do ensino fundamental, cabendo aos professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares, a responsabilidade compartilhada no alcance do direito da criança de escrever, ler com fluência e dominar os fundamentos da matemática no nível recomendável para cada idade.

Estiveram presentes ao encontro, diretores de escola, coordenadores, secretários, vereadores e professores do município.


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