A Secretaria Municipal de Educação de
Taboleiro Grande realizou na noite desta quinta-feira (16), na escola municipal
Abraão Cavalcante Bessa, a aula inaugural do Pacto Nacional de Alfabetização na
Idade Certa (PNAIC).
Presente na aula inaugural, a Secretaria
Municipal de Educação, Alzira Rocha, garantiu o apoio da gestão na execução das
atividades referentes ao pacto, e destacou a importância da alfabetização da
criança até o final do 3º ano do ensino fundamental, a idade correta, para que
ela possa desenvolver adequadamente o aprendizado. "Focar na questão da alfabetização
nos anos iniciais incide na melhoria da qualidade do ensino em geral, inclusive
em índices como o IDEB, no qual vamos continuar tentando bater nossas
metas", frisou.
A responsável pelo PNAIC no município é a
professora, Alexandrina Rego. Ela explica que toda a equipe multidisciplinar
está focada o projeto educacional. "Estamos todos empenhados a desenvolver
um ótimo trabalho. Toda a equipe multidisciplinar é bastante preparada, e irá
desenvolver com certeza um excelente trabalho voltado para uma alfabetização de
qualidade a", detalha.
O Pnaic abrange a alfabetização em língua
portuguesa e matemática. A realização de avaliações com foco na alfabetização
pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
(Inep), e o apoio gerencial, técnico e financeiro, aos entes que tenham aderido
às ações para a efetiva implementação.
As ações de formação tanto do Pnaic quanto do
Programa Novo Mais Educação, têm por objetivos garantir que todos os estudantes
dos sistemas públicos de ensino, estejam alfabetizados em Língua Portuguesa e
Matemática, até o final do 3º ano do ensino fundamental, além de reduzir a
distorção idade-série na Educação Básica, e ainda, melhorar o Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além de contribuir para o
aperfeiçoamento do desempenho dos professores.
O foco das ações do pacto serão os estudantes
da pré-escola e do ensino fundamental, cabendo aos professores, coordenadores
pedagógicos, gestores escolares, a responsabilidade compartilhada no alcance do
direito da criança de escrever, ler com fluência e dominar os fundamentos da
matemática no nível recomendável para cada idade.
Estiveram presentes ao encontro, diretores de
escola, coordenadores, secretários, vereadores e professores do município.
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