Movimento, inovação, brasilidade: estas três
palavras resumem a tocha Olímpica Rio 2016, apresentada na manhã desta
sexta-feira (3) no Auditório da Fundação Habitacional do Exército brasileiro, em Brasília.
Movimento em seu design curvilíneo e suave;
inovação no seu mecanismo de acendimento, jamais presente em tochas
Olímpicas; brasilidade em suas cores e ícones, que remetem às belezas naturais
do país-sede dos primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul.
O evento de lançamento da tocha – que contou
com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, e do presidente do
Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, além de personalidades do esporte
nacional, como os medalhistas Olímpicos Torben Grael, Isabel Swan (ambos da
vela), Leila e Paulão (os dois do voleibol) – também apresentou as 83 cidades
do Brasil já confirmadas como integrantes do revezamento. Essas cidades,
incluindo as 26 capitais estaduais e Brasília, serão o destino da tocha ao fim
de cada dia de revezamento – ou seja, onde ela irá “dormir” –, com exceção de
quando houver paradas técnicas ou momentos especiais de passagem da tocha.
Durante a cerimônia de divulgação, ficou
confiamada a participação de Mossoró (RN) como a trigésima primeira cidade
brasileira a receber o tocha olímpica em 2016, em um revezamento que contará
com 83 cidades. A tocha entrará pelo Nordeste pelo Sul da Bahia e passará por
todos os estados da região, até chegar em Natal e passando por Mossoró indo
para o Ceará.
“Queremos mostrar ao mundo a química que,
acreditamos, vai nascer do encontro da chama Olímpica com o calor humano
brasileiro. Seria impossível montar tal logística sem a colaboração dos
governos e seus serviços públicos, como segurança, controle de tráfego e ordem
pública, entre outros”, afirmou Nuzman.
Além do carregador, o revezamento envolve
todo um comboio de veículos, que deve passar por cerca de 500 cidades: 300
receberão o revezamento propriamente dito e outras 200 assistirão à passagem do
comboio com a chama exposta. A lista completa do trajeto será divulgada no
início de 2016. Todo o percurso foi montado sob a premissa do maior número
possível de pessoas impactadas, dentro do período pré-estabelecido para a
duração total do revezamento. A estimativa do Comitê Rio 2016, somando a
população de todos os pontos de passagem da tocha, é que 90% dos brasileiros
acompanhem o revezamento.
A jornada começa em maio de 2016 e irá durar
entre 90 e 100 dias. Serão 12 mil condutores, cada um percorrendo cerca de 200
metros com sua tocha (o que é passado de uma para outra é a chama Olímpica, a
mesma acesa ainda na Grécia). Serão 20.000 quilômetros por estradas e ruas
brasileiras e mais 10.000 milhas aéreas em trechos das Regiões Norte e
Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande – sem que o fogo se apague.
A tocha apresentada nesta sexta-feira foi
produzida com alumínio reciclado, resina e acabamento acetinado, pesa entre 1kg
e 1,5kg e mede 63,5cm de altura quando fechada, e 69cm quando aberta. Este
movimento de “sobe e desce” acontece ao longo da malha triangular da textura da
tocha que, dividida em três partes, alude aos valores Olímpicos de excelência,
amizade e respeito.
Estes segmentos se separam e se projetam para
cima no momento conhecido como “beijo das tochas”: quando uma passa à outra a
chama Olímpica. Ao se abrirem, as três partes revelam a essência de brasilidade
da tocha Rio 2016 – diversidade, vibração e natureza, representados pelo mar,
montanhas, o céu, o sol e as cores da bandeira do Brasil. Símbolos para todo o
conceito que sustenta o revezamento: o encontro do calor ancestral da chama
Olímpica com o calor humano do povo brasileiro.
O desenho da tocha é assinado pela agência de
design Chelles & Hayashi, de São Paulo, parceira do Comitê Rio 2016 no
desenvolvimento do projeto. A agência foi escolhida após um processo nacional
de seleção que reuniu 76 inscritos, submetidos a uma comissão julgadora
multidisciplinar formada por 11 membros reconhecidos por sua experiência na
criação de produtos ou por seu destaque no Movimento Olímpico.
“Para criar o desenho da tocha do Revezamento
dos Jogos Rio 2016 nos baseamos no espírito Olímpico, na natureza do nosso
país, na diversidade harmônica e na energia do nosso povo. Utilizamos o traço
específico da marca Rio 2016 para desenhar os seus contornos. Seus segmentos
horizontais, uma vez abertos, revelam o céu, as montanhas, o mar e o solo
representado pelo calçadão de Copacabana”, conta Beth Lula, diretora de Marca
do Comitê.
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