Além
do prêmio em dinheiro, os estudantes receberam o título de Jovens Inventores do
Caldeirão, durante o segundo episódio do quadro.
No
último sábado (30/11), o programa de televisão “Caldeirão do Huck” premiou com
R$ 30 mil, a pesquisa Uso de Cera de Abelha no Revestimento de Frutos. O
trabalho foi desenvolvido pelos alunos, do ensino médio, Antonio Torres
Geracino, Francisco Jociel Fernandes e Huguenberg de Oliveira Santos, sob a
orientação da professora Antônia Gidélia da Costa Oliveira, da Escola Estadual
Professora Zenilda Gama, em Apodi.
Além
do prêmio em dinheiro, os estudantes receberam o título de Jovens Inventores do
Caldeirão, durante o segundo episódio do quadro. O objetivo da nova atração do
“Caldeirão” é propiciar visibilidade a pequenas invenções ou inovações que
apresentem propostas de melhoria para as suas comunidades. A pesquisa foi classificada
em primeiro lugar nas categorias Empreendedorismo e Ciências Agrárias, durante
a 11ª. Febrace – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, realizada na USP,
em março deste ano.
Durante o período de desenvolvimento da pesquisa, ocorrido em 2012, os estudantes conseguiram comprovar que, o uso da cera de abelha, como revestimento, proporciona um prolongamento na vida útil dos frutos pós colheita. O projeto faz parte do Ciências para Todos no Semiárido Potiguar, um programa de extensão da UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-árido e da UERN – Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura e apoio das DIREDs – Diretorias Regionais de Educação.
Durante o período de desenvolvimento da pesquisa, ocorrido em 2012, os estudantes conseguiram comprovar que, o uso da cera de abelha, como revestimento, proporciona um prolongamento na vida útil dos frutos pós colheita. O projeto faz parte do Ciências para Todos no Semiárido Potiguar, um programa de extensão da UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-árido e da UERN – Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura e apoio das DIREDs – Diretorias Regionais de Educação.
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