Contatos

Contatos

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Rosalba Ciarlini confirma que atraso salarial do Governo do Estado deve continuar até final do ano

Ao que parece, o Governo do Estado está, realmente, em crise financeira. Tanto é assim que anunciou na manhã de ontem, durante o evento do SOS Municípios, que vai atrasar novamente o pagamento dos servidores estaduais. E mais: fará isso até o final do ano. O anúncio foi feito pouco depois do Ministério Público do RN anunciar a instauração de um inquérito civil público para apurar o atraso salarial de setembro que ocorreu, segundo o órgão ministerial, mesmo com o Estado tendo “dinheiro em caixa”.

Segundo a governadora Rosalba Ciarlini, que confirmou a “reprogramação de pagamentos”, que na língua comum é atraso no pagamento, deverá ocorrer até o final do ano, com os servidores recebem em novas datas e não mais no final do mês, como acontecia nos anos anteriores.

O agente motivador desse atraso, mais uma vez, seria a frustração da receita, que deverá ser de R$ 52 milhões só no Fundo de Participação dos Estados (FPE), conforme anunciou o secretário estadual de Planejamento e Finançãs, Obery Rodrigues. A folha salarial do Estado, atualmente, gira em torno dos R$ 297 milhões.

Não se sabe, até o momento, porém, quando o Governo do Estado vai pagar os salários. Segundo a governadora, a gestão estadual vai se reunir para, mais uma vez, tentar cortar gastos e viabilizar o pagamento da folha. “Os contratos de aluguéis estão sendo revisados. Vamos ter que sentar e ver como resolver para poder programar o pagamento”, disse a chefe do Executivo estadual.

É importante lembrar que no último sábado O Jornal de Hoje divulgou a informação de que o Ministério Público do RN instaurou um inquérito civil público para apurar a aplicação do orçamento por parte do Poder Executivo e o atraso salarial. O movito? O fato de, segundo fontes ligadas ao MP, o Governo do Estado ter dinheiro em caixa e, ainda assim, ter atrasado os pagamentos.
Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário