Contatos

Contatos

sábado, 26 de outubro de 2013

Enem começa hoje com forte esquema de segurança

Após fraudes que envolveram o Enem, a segurança se tornou um dos principais desafios do Ministério da Educação.
Cerca de 23 mil pessoas farão parte do forte esquema de segurança para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado, 26, e domingo, 27. As Forças Armadas, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária, além de policiais militares e civis dos Estados, fazem parte do exército para garantir o sucesso nos 15.576 locais do exame.

Todas as 7,1 milhões de provas do País foram impressas em uma gráfica de segurança máxima em São Paulo, cujo endereço não é divulgado. Sob escolta de 4 mil PMs, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública paulista, o material foi levado ao Exército e depois ao Aeroporto de Guarulhos, de onde foi distribuído para todos os Estados. Para transportar as provas - que juntas pesam 1.530 toneladas -12 mil funcionários dos Correios.


Nos Estados, os malotes ficaram armazenados em galpões do Exército e foram distribuídos com o acompanhamento da Polícia Rodoviária Federal e das secretarias de segurança pública locais. A Marinha e a Força Aérea Brasileira estão encarregadas do transporte dos malotes e aplicadores do Enem a 55 locais de difícil acesso no Acre, Amapá, Amazonas e Pará.

Os lacres eletrônicos nos malotes de prova reforçam o sistema de sigilo do Enem. Em 2012, foram usados 10 mil lacres eletrônicos e nenhum apresentou defeito. Neste ano, todos os malotes usarão o lacre.

Após fraudes que envolveram o Enem, a segurança se tornou um dos principais desafios do Ministério da Educação. Em 2009, o exame foi cancelado quando o Estado avisou à pasta sobre o furto de material da gráfica. Em 2011, 14 itens do Enem vazaram em pré-teste aplicado em um colégio de Fortaleza.

Os portões abrem às 12h (horário de Brasília) e fecham às 13h, horário de início da prova. Mais de 7,1 milhões de pessoas estão inscritas para o teste, que será realizado em 1.661 municípios do País. Para realizar a prova, é necessário apresentar documento de identificação com foto e os participantes devem utilizar caneta esferográfica de tinta preta.
 Por Victor Vieira, estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário