Michelin cria um dispositivo deformável que
assimila as imperfeições das ruas e estradas sem causar nenhum estragos ao
calçado do carro
A Michelin e a fabricante de rodas Maxion
desenvolveram um dispositivo denominado “roda flexível”. Segundo as empresas,
ela é capaz de resistir a impactos com buracos sem quebrar, e sem estragar os
pneus. A novidade, batizada de Michelin Acorus, foi apresentada recentemente, e
consiste de duas flanges (aros flexíveis) de borracha, instaladas entre o pneu
e a roda.
Essas flanges funcionam como uma espécie de amortecedor.
Como são deformáveis, os aros dissipam a energia gerada nos impactos. Isso
preserva tanto a roda quanto a banda lateral do pneu.
As duas empresas realizaram testes com pneus
nas medidas 285/30, calçados em rodas de 21 polegadas, com e sem o novo
dispositivo. O conjunto convencional apresentou defeito quando o carro em que
estava instalado passou por um buraco rodando a 28 km/h. As rodas com sistema
flexível não apresentaram nenhum dano, mesmo sofrendo impactos em velocidades
superiores.
Fonte: Gazeta do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário