Contatos

Contatos

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Gafanhotos e outras pragas ameaçam plantações de caju no interior do RN!

Produtores rurais de Serra do Mel, no Oeste potiguar, enfrentam dificuldades para acabar com a ação de insetos que atacam as plantas. Nem veneno resolveu.
Ele voa de uma planta para outra. As vezes em bando, outras de forma solitária. Mas sempre com fome. É o gafanhoto - uma praga que está afetando a produção de caju em algumas comunidades no interior do Rio Grande do Norte. E esse não é o único inseto que ameaça a safra de castanha deste ano.

Na propriedade do agricultor João Cirino, eles têm dado prejuízo. "Essa é a praga que está afetando aqui, que não está deixando nada. A pessoa planta, eles comem. Come até o pasto dos bichos", diz o agricultor. "Vem da mata, sobe na planta, e só desce quando acaba. Quando acaba, vão pra outra", complementa.

O terreno de João fica na Vila Rio Grande do Sul, em Serra do Mel. São 20 hectares só com cajueiros. Nem a planta comum na região escapou da praga. A ação devastadora deve prejudicar a safra de castanha de 2018.

O agricultor fez até planos para investir em outras culturas, como feijão e melancia, mas não sabe se vale a pena. Nem com as chuvas os gafanhotos vão embora. "Eles procuram um canto pra passar a chuva. Quando passa, eles voltam pro trabalho deles, que é destruir", reforça.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário