Contatos

Contatos

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Desempenho...Confira oito fatores que conseguem atrapalhar a sua vida sexual!

Maus hábitos alimentares, insônia, sedentarismo, stress e ansiedade estão entre os motivos que prejudicam o desempenho na cama.
Pesquisas já mostraram que fazer sexo traz inúmeros benefícios para a saúde. Vida mais longa, menor risco de doenças cardíacas, boa pressão arterial, alívio de dores, controle de peso, diminuição dos efeitos desagradáveis da menopausa e espermatozóides saudáveis.

No entanto, ter um parceiro, órgãos sexuais funcionando e níveis hormonais corretos nem sempre garantem uma relação sexual de qualidade. Alguns hábitos e até mesmo fatores psicológicos podem, silenciosamente, diminuir o desejo ou atrapalhar o desempenho sexual de homens e mulheres.

Segundo Maria Luiza Cruvinel, sexóloga e terapeuta de casal, a ansiedade pode causar comportamentos compulsivos que atrapalham o desempenho sexual e até mesmo disfunção erétil, ejaculação precoce, problemas de lubrificação na mulher, entre outros fatores.

Mas atenção: é importante lembrar que a mudança no desejo ou no desempenho sexual pode ser sinal de que algo de grave pode estar acontecendo no organismo. Por isso, é fundamental procurar um médico frente a qualquer dúvida.

Conheça comportamentos que podem atrapalhar sua vida sexual e de que forma isso acontece.

Oito fatores que atrapalham a vida sexual

Ansiedade

De acordo com Maria Luiza Crunivel, sexóloga e terapeuta de casal, a ansiedade pode causar comportamentos compulsivos, como a má alimentação, o tabagismo e o consumo exagerado de álcool –motivos que atrapalham a vida sexual. A ansiedade pode causar distúrbios, como disfunção erétil, ejaculação precoce e falta de lubrificação.

A ansiedade (e os problemas associados a ela) tem origem sobretudo na preocupação com o desempenho sexual. A atenção exagerada com a ereção, com o prazer, com a possibilidade de sentir dor ou com a ejaculação são fatores que atrapalham o bom desempenho sexual, tornando o sexo desagradável e até mesmo impossível.

A ansiedade em relação ao desempenho sexual é mais comum em homens e mulheres na faixa dos 50 anos.



Stress

O stress estimula a produção do cortisol e da adrenalina no organismo, dois hormônios que, em grandes quantidades, atrapalham a circulação sanguínea dos genitais e, consequentemente, prejudicam a vida sexual.

De acordo com a Clínica Mayo, nos Estados Unidos, o stress causado por fatores psicológicos diminui o desejo sexual, principalmente nas mulheres.



Insônia

Dormir pouco ou mal leva ao cansaço. No dia seguinte de uma noite mal dormida o organismo funciona de forma mais estressada e ansiosa e isso modifica a forma como o sangue flui, prejudicando a ereção do homem e a lubrificação da mulher. “Além disso, o stress exagerado faz com que o corpo produza substâncias desfavoráveis ao desempenho sexual, como o cortisol e a adrenalina”, explica Carmita Abdo, coordenadora do programa de estudos em sexualidade da Universidade de São Paulo.

Um estudo realizado pela Unifesp recentemente conclui que os homens que não costumam ter uma noite reparadora de sono correm um risco maior de sofrer de impotência sexual. Dos 467 homens insones observados na pesquisa (com idade entre 20 e 80 anos), 17% reclamavam de impotência sexual, além de problemas com diabetes e ganho de peso.



Tabagismo

O cigarro, em longo prazo, prejudica a saúde dos vasos sanguineos e dos nervos, lesando-os e causando vasoconstrição (estreitamento das artérias). Tal mecanismo prejudica a sensibilidade e o fluxo sanguíneo nos órgãos sexuais, atrapalhando o desempenho na cama.

Um estudo publicado no periódico científico BJU International afirmou que os homens com disfunção erétil correm um risco duas vezes maior de sofrer de problemas em relação aos homens saudáveis. As descobertas também sugerem que os homens que fumam demoram mais para se excitar.



Álcool

De acordo com a sexóloga Carmita Abdo, em pequenas doses o álcool age como estimulante, favorecendo o sexo. No entanto, em altas doses, a substância lesa os nervos periféricos e os vasos sanguíneos, prejudicando dessa forma a sensibilidade e a ereção do homem e a lubrificação da mulher.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma dose “aceitável” para pessoas saudáveis deve se limitar a uma taça de vinho por dia.



Má alimentação

A comida muito gordurosa, repleta de açúcar ou as bebidas gaseificadas podem atrapalhar o sexo se forem consumidas logo antes o ato sexual — a digestão lenta e trabalhosa desses alimentos “rouba a energia” do organismo.

A longo prazo, a má alimentação leva ao aumento do colesterol, dos triglicérides e da glicemia — o que acarreta o desenvolvimento de problemas cardiovasculares e metabólicos, como diabetes. Essas doenças, por sua vez, comprometem os vasos sanguíneos, prejudicando a lubrificação e a ereção.



Sedentarismo

Assim como a má alimentação, o sedentarismo, em longo prazo, está associado ao aumento do colesterol, dos triglicérides e da glicemia, acarretando, portanto, no desenvolvimento de doenças cardiovasculares e metabólicas. Tais problemas, por sua vez, comprometem os vasos sanguíneos, prejudicando a lubrificação e a ereção.

Além disso, de acordo com a sexóloga Carmita Abdo, o sedentarismo causa cansaço, indisposição, irritabilidade e pouca disposição para atividades com mobilidade física, como o sexo.

A falta de atividade física reduz os níveis de endorfina no organismo, o que prejudica a autoestima e pode comprometer a vida sexual.



Medicamentos

Alguns medicamentos podem causar disfunção erétil e influenciar na libido, diminuindo, portanto, o desejo sexual. Os remédios que interferem na frequência cardíaca, no fluxo sanguíneo ou que possuem como efeito colateral a perda de lubrificação na mulher e dificuldade de ereção no homem, estão entre os que mais atrapalham o desempenho sexual.

De acordo com a psicóloga Maria Luiza, remédios para hipertensão, diabetes, disfunção hormonal e depressão podem ter estes efeitos.



Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário