Contatos

Contatos

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Saúde de Viçosa aborda prevenção de doenças infecciosas!

A Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa, através do Grupo Hiperdia abordou a temática “Tuberculose”, onde a técnica de enfermagem Laura Rêgo falou sobre o que é a doença, os principais sintomas, prevenção e transmissão da doença.
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. A doença é curável. A transmissão é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. A pessoa com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o.
Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da tuberculose.

Sintomas de Tuberculose
          tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformandose, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue
          cansaço excessivo
          febre baixa geralmente à tarde
          sudorese noturna
          falta de apetite
          palidez
          emagrecimento acentuado
          rouquidão
          fraqueza
          prostração.
Os casos graves de tuberculose apresentam:
          dificuldade na respiração
          eliminação de grande quantidade de sangue
          colapso do pulmão
acumulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) - se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.


Secretaria de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário