Ensino
melhora pouco nos anos iniciais e desaponta no médio, aponta dados do IDEB.
Os
dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-IDEB- 2013, divulgados
nesta sexta-feira (5) pelo Ministério da Educação, mostram que o Brasil só
conseguiu bater a meta de qualidade nos primeiros anos do ensino fundamental
(do 1º ao 5º ano). Nas demais séries, as notas foram insatisfatórias e o país
não atingiu as projeções feitas para 2013.
A
única fase que conseguiu atingir a meta do MEC foi a primeira etapa do ensino
fundamental (do 1º ano 5º), que tirou 5,2. A meta de qualidade era de 4,9. Em
2011, o Ideb do primeiro ciclo do ensino fundamental foi 5,0. A escala do Ideb
vai de zero a dez.
Os
números divulgados hoje mostram que a evolução em qualidade ficou abaixo do
esperado nos últimos anos ensino fundamental (do 6º ao 9º ano). Do total, 19
estados não atingiram a meta nacional de qualidade de 4,4 para esta etapa de
ensino. Alagoas foi o Estado que apresentou maior diferença no índice, com nota
de 3,1. No Ideb 2013, a avaliação geral desses estudantes foi de 4,2 – pouco
acima da nota de 2011, quando a média nacional foi de 4,1.
Em
coletiva sobre o tema na tarde desta sexta, o ministro Henrique Paim afirmou
que o crescimento do Ideb nos anos iniciais é "importante". "Em
relação aos anos finais, nós conseguimos elevar essas crianças que estavam num
patamar muito baixo. Não conseguimos atingir a meta e elevar esse patamar, nós
precisamos trabalhar para ter o desempenho necessário para os anos finais do
ensino fundamental e ensino médio", afirmou.
Ensino
médio
No
ensino médio, os alunos tiraram 3,7 na avaliação divulgada hoje -- a mesma nota
do ano do Ideb 2011. Sem avanços, o país não conseguiu alcançar a meta de 3,9
projetada para 2013.
Além
disso, as notas do ensino médio de treze Estados tiveram queda no Ideb de 2011
para 2013. São eles: Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Ceará,
Mato Grosso do Sul, Roraima, Tocantins, Amazonas, Amapá, Maranhão, Bahia e Mato
Grosso.
O
Ideb é divulgado a cada dois anos e leva em conta os resultados da Prova
Brasil. São disponibilizadas as notas para os anos iniciais (1º ao 5º anos) e
finais (6º ao 9º anos) do ensino fundamental e para o ensino médio.
"Essa
onda de melhoria que chegou aos anos iniciais acaba chegando, mas não no ritmo
necessário e isso faz com que haja uma reflexão que está concentrada nas
questões estruturais", afirmou Paim sobre os resultados do ensino médio.
IDEB
2013
Ensino fundamental 1 (1ª ao 5º ano) 5,2
Ensino fundamental 2 (6º ano 9º ano) 4,2
Ensino médio 3,7
Estaduais,
municipais e privadas
Nos
anos iniciais do ensino fundamental, o maior avanço ocorreu nas redes
estaduais: de 5,1 em 2011 para 5,4 em 2013. Nas escolas municipais de todo o
país, a nota também aumentou, saindo de 4,7 em 2011 para 4,9 em 2013. Os
governos municipais são os principais responsáveis por essa etapa de ensino na
rede pública do país. As escolas particulares atingiram a melhor nota: 6,7 em
2013.
Na
segunda fase do ensino fundamental, as redes estaduais saíram de 3,9 em 2011
para 4,0 em 2013. A nota das escolas municipais continuou a mesma, 3,8 nas duas
últimas avaliações do Ideb. Nesta etapa, a rede privada caiu de 6,0 em 2011 para
5,9 em 2013.
Já
o ensino médio teve o pior desempenho nas três redes. Entre as públicas,
escolas estaduais e municipais mantiveram a nota 3,4. Já as privadas caíram de
5,7 para 5,4.
*Com
Bruna Borges, em Brasília
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