O
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
divulgou, com atraso, no dia 5 de setembro, os resultados do Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O
Índice referente aos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano)
aumentou de 5,0, em 2011, para 5,2 em 2013, superando a meta Brasil estipulada,
de 4,9. O Ideb mostra que escolas da rede pública de 2.721 Municípios
alcançaram a meta Brasil. Já nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º
ano), o Ideb observado foi de 4,2, sendo que a meta nacional projetada é de
4,4. Apenas 798 Municípios alcançaram esse índice.
Para
o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, os
dados demonstram que os gestores municipais estão comprometidos com a melhoria
da qualidade do ensino e práticas pedagógicas mais eficientes. Para ele, no
entanto, ainda há muitos desafios a serem enfrentados.
A
entidade destaca que é necessária a conscientização sobre as estratégias a
serem adotadas em cada Município para alcance ou superação das metas do Ideb.
"Para vencer este obstáculo, é necessário um trabalho em conjunto, um bom
funcionamento das escolas, um gestor escolar que acompanhe de perto o trabalho
pedagógico e discuta estratégias para avançar na aprendizagem dos alunos e na
qualidade do Ensino Fundamental", aponta Ziulkoski.
Meta
Municipal
O
Ideb observado na rede municipal dos anos iniciais do ensino fundamental é de
4,9. Segundo os dados apresentados, 3.446 Municípios superaram a meta projetada
de 4,5. Nos anos finais do ensino fundamental, 1.085 Municípios atingiram a
meta projetada de 3,9.
De
acordo com dados do censo escolar, as matrículas do ensino fundamental
totalizam 29 milhões, sendo que a rede municipal representa 16,2 milhões ou 56%
desse universo. Os Municípios, responsáveis por oferecer prioritariamente os
anos iniciais, respondem por 68% ou 10,7 milhões dessas matrículas.
Mais
de 3 mil Municípios da rede municipal nos anos iniciais e anos finais do ensino
fundamental não tiveram notas do índice ou de determinada etapa divulgadas por
ficarem fora dos critérios estabelecidos. Dentre eles: ter menos de 20 alunos
na série avaliada; não aderir à Prova Brasil; não possuir taxa de aprovação
calculada; ou as escolas não terem 50% das matrículas avaliadas na Prova
Brasil. Em alguns casos, Municípios também solicitaram a não divulgação.
Destaques
Em
relação aos anos iniciais, os Estados que se destacaram quanto à meta nacional
do Ideb foram São Paulo, com 94,2%, Santa Catarina, com 94,1% e Minas Gerais,
com 93,4%. São Paulo também se destacou nos anos finais do ensino fundamental,
ficando em primeiro lugar com 70,7%. EM seguida, vêm Minas Gerais, com 67,6%, e
Goiás, com 55,3%.
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