Contatos

Contatos

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Mês de setembro já registra mais de 15 mil focos de incêndio em todo o Brasil!

Só no mês de setembro foram registrados 15.622 focos de incêndio em todo o Brasil. Os dados foram coletados por satélites de referência do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Esse volume representa aumento superior a 160%, em relação ao mesmo período de 2013, quando o Inpe registrou 5.946 focos.
O Estado mais atingido por incêndios, segundo o Inpe é Mato Grosso, seguido pelo Pará e Maranhão. Juntos, os três somam quase 44% do total de focos ao longo do mês. O Pará também se destaca por abrigar o Município com o maior número de registros, São Félix do Xingú, com 551 focos.

Conforme informações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o aumento dos registros não é surpresa. A condição climática e o acúmulo de matéria orgânica, decorrente da redução das queimadas do ano passado, favoreceram esse crescimento.

Prevenção aos incêndios

O Ibama avalia que a construção de aceiros negros é a maneira mais eficaz de prevenir os incêndios. Eles servem de controle da queima da vegetação, consequentemente impedem o avanço do fogo. Para evitar, o descontrole, técnicos do instituto ressaltam a importância de ações de educação ambiental junto à população.

Para esses técnicos, é considerado incêndio o fogo que se espalha sem controle pelas florestas e matas, originado ou não pelo homem. Já as queimadas têm a presença direta do homem e são utilizadas, principalmente, para trabalhar em determinada área para plantio ou pecuária.

Devido ao baixo custo, a prática de limpeza de terrenos com uso de queimadas é tão comum como os riscos que ela representa. Em Mato Grosso, por exemplo, a técnica é proibida de 15 de julho a 15 de setembro.

Os biomas amazônico e Cerrado totalizam 87% do volume de queimadas e incêndios em todo o território nacional.

Da Agência CNM, com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário